Capacitar líderes é parte fundamental para a evolução de uma organização, bem como do seu quadro de colaboradores. Muito se observa que as empresas se preocupam com o desenvolvimento dos seus times, mas em alguns momentos falta a dedicação à formação e aprimoramento dos gestores.
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Lojacorr (PDLL), que acaba de finalizar a etapa 2023, atuou exatamente no fortalecimento dos gestores e chegou bem longe com um impacto altamente positivo. Ele foi realizado com a alta gestão, gerências, coordenadores, tech leads e gestores das 60 Unidades de todo o país, em momentos separados. Os líderes da sede tiveram a facilitação de Aline Marty e os das Unidades foram apoiados pelo consultor Paulo Vieira.
Temas do PDLL
Entre os temas abordados em cerca de 10 encontros estiveram o papel da liderança e seus impactos, ‘eu como líder e como influenciador da equipe’, identidade organizacional, feedback, comunicação assertiva, inovação, criatividade, gestão do tempo e desafios. Houve a abordagem da autoliderança, inteligência emocional, como avaliar e traçar um plano de ação rapidamente para o colaborador, empatia, escuta ativa, maneiras de fazer devolutivas, produtividade, entre outros.
Segundo a gerente de Gente & Gestão da Lojacorr, Luciana Grande, o PDLL trouxe a importância dos líderes se preparam e estimularem suas equipes para olhar fora da caixa, além das rotinas e processos. “Dessa maneira também foi possível observar como as lideranças podem instigar seu times a obter novas ideias. Criar também um ambiente propício para isso, que estimule a criatividade. Lugar que não reprima o erro, que observe as lições aprendidas com esses equívocos, além de maneiras de criar um ambiente de segurança em que os colaboradores se sintam confortáveis a explorar e agregar valor”, explica.
Habilidades das lideranças
A liderança é o ponto chave para as estratégias organizacionais. São os líderes que alinham o propósito e a cultura da empresa, que desenvolvem as pessoas a entregarem o seu melhor, muito mais que o conhecimento técnico. “Como conectar todas essas pontas é um fator principal desse grande cenário que é o mundo corporativo. E isso é responsabilidade dos líderes. Inclusive, os colaboradores muitas vezes se inspiram nos seus líderes. Costumo dizer que a liderança é uma profissão de fé. É muito mais que atividade, pois está conectada com o propósito de vida da pessoa. O gestor precisa saber encontrar o ponto exato para trazer o colaborador para o seu lado. Isso porque as pessoas querem ser ouvidas, valorizadas, se sentirem parte de algo. E não há outro caminho que não pela liderança”, afirma.
Entre as habilidades técnicas e comportamentais, o líder deve ter ótimas relações com seu time, mas precisa saber separar muito bem as relações pessoais das profissionais. O líder responde pelo resultado do todo. Sua comunicação deve ser assertiva, ter visão de futuro, lidar com conflitos e ter olhar sistêmico. “Por isso que precisam ser continuamente desenvolvidos. Não deve ser um mero gestor, precisa encantar, envolver, inspirar, desenvolver, saber contar histórias e saber fazer com que as pessoas olhem para longe”, conta Luciana.
Resultados do PDLL
Stephanie Goettems, responsável pela Capacitação e Treinamento da Lojacorr, ressalta que o objetivo do PDLL foi oferecer ferramentas sobre conceitos fundamentais para lideranças da sede para utilizarem no dia a dia da gestão das pessoas. Além disso, foi feito um trabalho completo de assessment (perfil dos líderes). “Vejo o PDLL como um processo de reconhecimento em que o líder tem a possibilidade de pensar nos próximos passos da sua carreira. É também uma resposta aos colaboradores sobre a necessidade de capacitar os líderes e trabalhar com possíveis melhorias da liderança. Afinal, uma liderança mais capacitada e fortalecida reflete no dia a dia e na gestão para os colaboradores”, descreve.
O grande diferencial do PDLL para as Unidades, de acordo com Stephanie, foi a integração das Unidades com a sede oportunizada pelo programa. “Observamos que houve um envolvimento enorme dos participantes e ainda uma dedicação da alta gestão aos pontos trazidos pelos gestores das Unidades. Tivemos um olhar zeloso para o que foi explanado pelas Unidades”, conta.
A consultora Aline Marty, formada em Psicologia com especialização em Planejamento e Gestão de Negócios e Marketing, falou sobre o que foi valioso nesse processo. Com sua experiência em facilitação de grandes consultorias nacionais e internacionais, Aline explicou que mais que um nivelamento de lideranças em termos de entendimento do papel do líder, o PDLL mostrou a parte prática de ser um líder. “Em todos os encontros, a turma saiu dali com insights para melhoria de alguns processos. Isso foi possível por meio da clareza de comunicação de indicadores e entendimento de como colocar em prática e aperfeiçoar processos baseados nas ricas discussões”, esclareceu.
Envolvimento dos líderes
Raquel Klechovicz Santini, analista de Gente e Gestão da Lojacorr, informou que durante o período do PDLL a alta gestão esteve bem envolvida, próxima do time de Gente & Gestão, e aberta para montar um plano de ação voltado ao desenvolvimento das lideranças. Ela assegurou que em um desses encontros foi frisado que a liderança é uma peça fundamental para o desenvolvimento da empresa.
“Afinal, são as pessoas que motivam e influenciam outras pessoas. São grandes conhecedores do negócio, de questões técnicas e também responsáveis pelas conquistas. Percebo os diretores muito envolvidos com a pauta de desenvolvimento dos nossos líderes, e por esse motivo o nosso PDLL foi bem ‘parrudo’ esse ano. Contamos não somente com encontros focados em temas centrais do dia a dia da liderança (feedback, recrutamento e seleção, integração, comunicação, inovação). Também tivemos uma avaliação de lideranças em que os liderados avaliaram os nossos líderes, e um assessment comportamental com gestores, coordenadores e tech leads, utilizando o DISC (metodologia de avaliação psicológica) como base”, contribuiu Raquel.
Já Gabriela Becker Sampaio, gerente de Controles Internos da Lojacorr, evidenciou que tem muita confiança de que o PDLL já está contribuindo muito para o futuro da Lojacorr. “Através do nivelamento de entendimentos, conseguimos evitar conflitos e tornar as expectativas mais claras, ficando mais fácil para os líderes avaliarem o desempenho de seus liderados e fornecer feedback construtivos. Com isso, o ambiente de trabalho se torna mais produtivo e colaborativo, pois as pessoas se sentem valorizadas e apoiadas, estando mais dispostas a melhorar seu desempenho e desenvolver suas habilidades”.
O gerente do Centro de Agilidade, Adriano Padilha, expôs que o “PDLL desempenha um papel crítico no futuro de uma empresa, pois líderes eficazes são essenciais para guiar de forma sustentável uma organização como a nossa, em constante evolução. Na minha visão, nivelar entendimentos e expectativas dentro da organização é essencial para criar um ambiente assertivo, fluido e propício ao desenvolvimento, promovendo a colaboração, a transparência, engajamento e o alinhamento de objetivos. Isso não apenas beneficia os colaboradores, mas também fortalece a capacidade da organização de alcançar seus objetivos de forma sustentável dentro do seu ecossistema”.