O segredo do sucesso empresarial é uma boa gestão, que contempla dedicação, capacitação, cuidado, planejamento estratégico e relacionamento. Pensando no corretor de seguros que é um empreendedor, essas são premissas que regem a atuação rotineira da corretora. Da mesma forma que qualquer organização, que precisa definir metas, propósito, público, riscos e ferramentas.
Esse é o caso da Unidade Rio de Janeiro da Lojacorr, que possui 43 corretoras de seguros em sua base. Na Unidade estão sendo desenvolvidas diversas ações em 2023 que contemplam o relacionamento com o mercado, a fim de fortalecer laços e promover negócios. Além disso, estão sendo feitos esforços no sentido de capacitar e apoiar os corretores em busca de conhecimento e informação para proteger melhor os segurados da região.
Eventos de relacionamento e capacitação
No dia 21 de junho, a Unidade promoveu uma visita dos gestores da Lojacorr na BankRio Corretora de Seguros. A empresa atua dentro da InvestSmart, agente autônomo de investimentos que está entre os ‘G20’ da XP Investimentos. O intuito do encontro foi conhecer a operação da BankRio. Ao mesmo tempo, proporcionar uma aproximação entre os participantes, refletindo no desenvolvimento de conexões para o mercado segurador.
O encontro teve a participação dos sócios da BankRio: Marcelo Coutinho, David Brandoles e Leonardo Nogueira. A gestora da Unidade Rio de Janeiro da Lojacorr, Uriah Carolina Ferreira, esteve presente. A ocasião contou ainda com os representantes da Lojacorr. Entre eles, o presidente Dirceu Tiegs, o diretor de Mercado e Distribuição, Luiz Longobardi Jr., e Antonio Carlos Fois, diretor Regional Centro Sudeste, responsável pelas regiões de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
Já no dia 12 de julho, a Unidade Rio de Janeiro promoveu, na sede da HDI Seguros na capital carioca, uma palestra jurídica. O encontro contou com o ministrante Dr. Robson Silveira, especialista em Direito de Seguros. Ele também é sócio do escritório Robson Silveira Advogados, titular do Instituto de Direito de Seguros Robson Silveira (IDSRS). Na oportunidade, o especialista falou sobre oportunidades, riscos e responsabilidades do corretor de seguros diante da operação. Os corretores participantes tiveram ainda a possibilidade de ouvir representantes da HDI num bate-papo sobre o mercado de seguros.
Gestão da Unidade
Como o papel da Unidade da Lojacorr é atender as corretoras de seguros parceiras da marca, levar soluções é primordial. Além das ações citadas acima, a gestora Uriah busca estar sempre presente e atualizada para garantir a melhor performance possível no atendimento do corretor ao segurado. Isso se refletiu em 2023 na conquista do primeiro milhão em produção da Unidade. De acordo com a gestora, o tamanho da satisfação em relação a essa conquista é imensurável. “Depois de tanta dedicação, alcançar esse marco é algo de imensa alegria”, relata Uriah.
Definitivamente, a gestão empresarial desempenha um papel fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Com uma abordagem profissional e estratégica, a gestão é responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades da empresa, visando alcançar os objetivos estabelecidos.
Através de uma gestão eficiente, é possível otimizar processos, identificar oportunidades de crescimento, gerenciar recursos de forma adequada e tomar decisões embasadas em análises e dados concretos. É por meio de uma gestão bem estruturada e profissional que as empresas conseguem se adaptar às constantes mudanças do mercado. Da mesma forma, enfrentar desafios e se destacar da concorrência, garantindo assim o seu sucesso a longo prazo.
Segundo Uriah, a Unidade vem desenvolvendo um trabalho muito minucioso de cuidado com o corretor e proximidade para conhecer cada vez mais as necessidades de cada profissional. “Desde o início da minha atuação, busco estar presente nas corretoras para poder apoiar o crescimento delas por meio de conhecimento e acesso às informações necessárias para atender as demandas dos segurados. Inclusive para angariar mais corretoras à unidade, procuro indicações com companhias e corretores parceiros para criar laços e oferecer o acesso às soluções que possuímos”, descreve.
Desafios e conquistas
O sucesso da operação tem sido esse contato continuado, que permite inclusive que a gestora esteja cada vez mais atualizada. “Falo com a maioria dos corretores semanalmente. Estamos também sempre juntos em treinamentos, cafés e almoços em grupo em cada região de atuação, além do online. Apenas no primeiro semestre deste ano, participamos de 16 treinamentos, o que acaba nos fazendo presentes”, conta.
Segundo ela, mesmo os corretores que ficam em cidades mais distantes recebem a sua atenção de forma rápida. “Nenhum corretor fica sem retorno. Conseguimos atender todas as demandas em tempo satisfatório. Contribui muitos processos para facilitar a rotina do corretor parceiro”, explica.
O maior revés hoje é crescer organicamente e trazer mais corretores novos para operação. “O nosso maior desafio é dar apoio aos corretores de seguros, para que consigam manter os clientes protegidos por apólices de seguros, preservando assim seus patrimônios diante do aumento dos prêmios”, acrescenta.
Perenidade
Uriah, que assumiu a Unidade há quase sete anos, sucedeu o pai Marcos Acildo Ferreira. Na época ela não era do mercado, mas iniciou sua jornada antes da saída do pai para suceder sua posição de forma leve, transparente e com menos impacto possível aos corretores da Unidade.
Afinal, a sucessão é um aspecto fundamental para garantir a perenidade das empresas. Através de um processo bem estruturado de transição de liderança, é possível assegurar que a organização continue a prosperar mesmo após a saída dos fundadores ou líderes atuais. “A importância desse processo reside no fato de que a sucessão eficaz permite a continuidade das operações, a preservação da cultura e dos valores da empresa, bem como a manutenção das relações com clientes, fornecedores e demais parceiros”, descreve.
Além disso, a sucessão bem planejada permite a renovação e atualização da gestão, trazendo novas perspectivas e ideias para impulsionar o crescimento e adaptar-se às mudanças do mercado. “Dessa forma, a sucessão se torna essencial para garantir a perenidade das empresas, assegurando sua capacidade de enfrentar desafios futuros e se manter competitiva no longo prazo”, expõe a gestora.
Por outro lado, o mercado de alguns anos atrás era muito mais rígido, na visão de Uriah. “Hoje, o setor está mais fluido, mais valorizado e conhecido. A pandemia e a modernização do segmento aculturou o brasileiro em relação à necessidade de proteção. Os pagamentos de sinistros que fizemos nos últimos anos mostraram às pessoas muito mais sobre o papel do seguro no mundo”, explica.
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