A busca pela excelência é uma constante no mercado de seguros. Como se destacar em um mercado repleto de desafios e oportunidades? A resposta pode estar em uma abordagem inovadora e acessível.
Nesta entrevista, conversamos com um especialista que, desde 2008, tem se dedicado a ajudar corretores a alcançarem resultados extraordinários sem precisar investir uma fortuna ou sacrificar tempo precioso.
Com uma sólida formação em Programação Neurolinguística (PNL) e experiência na gestão de Unidades Lojacorr, Rafael Brentegani revela alguns segredos e curiosidades que acumulou com sua experiência no setor de seguros. Acompanhe!
Portal Corretora do Futuro – Rafael, você pode compartilhar um pouco sobre sua trajetória no mercado de seguros e como chegou à Unidade Campinas da Lojacorr?
Rafael Brentegani – Em 2014, passei por um processo de reflexão em que decidi que não queria mais continuar no que fazia. Queria me conectar com uma empresa cujos valores se alinhassem aos meus, e, nesse processo, a Lojacorr apareceu como uma grande possibilidade. Eu já havia tido contato com a empresa em 2013, e em janeiro de 2015, quando vi no LinkedIn que Geniomar Pereira, que havia sido meu diretor na Itaú Seguros, tinha ingressado como diretor comercial na Lojacorr, tomei a decisão de me desligar da posição de gerente de filial que ocupava e comecei na Unidade de Campinas, que na época era chamada de Unidade Centro-Norte São Paulo.
Quando cheguei, uma das primeiras ações que tomei foi renomear a unidade para “Unidade Campinas”, pois precisava de uma referência forte para marcar esse novo momento da nossa operação. Enfrentei desafios de reconstrução, reapresentação e reposicionamento da Unidade. O início foi difícil porque a operação tinha sido mal conduzida anteriormente, sem alinhamento com os valores da Lojacorr. Isso me forçou a reestruturar praticamente todo o quadro de corretores e começar do zero. Aos poucos, fomos recuperando a credibilidade no mercado local e estabelecendo uma nova base de confiança com os seguradores e corretores da região.
Portal Corretora do Futuro – Como funciona o atendimento figital que vocês oferecem? Quais são os benefícios desse modelo tanto para as corretoras quanto para a Lojacorr?
Rafael Brentegani – O modelo figital que praticamos aqui é uma combinação de atendimentos online e presenciais. A ideia é que o corretor esteja sempre a um clique de distância, mas também tenha acesso a um suporte humano próximo, acolhedor. Temos agendas recorrentes, tanto online quanto presenciais, em que nos conectamos com os corretores para tratar de temas específicos, além de mantermos uma relação aberta e fluida. Os corretores se sentem à vontade para entrar em contato e, quando precisam, sabem que podem contar com nosso apoio presencial ou digital.
Por exemplo, hoje passei mais de uma hora no telefone com um corretor que queria discutir a estratégia da corretora, e não aspectos técnicos de seguros. Esse tipo de atendimento personalizado e constante, que vai além das operações do dia a dia, fortalece nossa relação com os corretores e permite um suporte muito mais completo.
Portal Corretora do Futuro – Com sua experiência no mercado de seguros, quais tendências você percebe que estão moldando o setor atualmente?
Rafael Brentegani – Eu vejo que uma das grandes tendências é o corretor de seguros cada vez mais empreendedor, com uma visão de negócios que vai além da corretagem tradicional. O portfólio de produtos precisa ser ampliado, e o número de produtos por cliente deve ser revisto com mais atenção e agilidade. Estamos observando a entrada de novas plataformas no mercado de seguros, que buscam ocupar espaços na vida dos segurados de maneiras diferentes.
No entanto, o corretor tem um espaço conquistado que é muito valioso: a confiança e a relação pessoal que construiu com o segurado. O corretor precisa usar essa confiança para expandir seu leque de produtos e atender outras necessidades do cliente, como consórcios, previdência e planejamento financeiro. Eu acredito que o consórcio, por exemplo, é um produto que todo corretor deveria considerar. O corretor tem um papel vital na vida financeira do cliente e precisa aproveitar essa posição de confiança para oferecer soluções completas.
Portal Corretora do Futuro – Qual foi um dos maiores desafios que você enfrentou na sua carreira e como você conseguiu superá-lo?
Rafael Brentegani – Um dos maiores desafios que enfrentei foi desenvolver a resiliência e a disciplina necessárias para fazer o que precisa ser feito. Isso não é algo que nasceu comigo, eu tive que me educar para chegar a esse ponto. O maior desafio foi conquistar a clareza de que disciplina é saber o que precisa ser feito e ter a constância de fazer isso pelo tempo necessário até alcançar o objetivo.
Muitas pessoas me dizem que eu tenho uma boa retórica ou uma liderança natural, mas, na verdade, isso não tem a ver com talento, e, sim, com treino, persistência e muita dedicação. Foram muitas horas de estudo, prática e trabalho para chegar até aqui. Acredito que isso seja comum a qualquer profissional que tenha alcançado sucesso em sua carreira. No final, é tudo sobre persistência e disciplina.
Portal Corretora do Futuro – Você tem alguma curiosidade ou hobby fora do ambiente de trabalho que gostaria de compartilhar conosco?
Rafael Brentegani – Tenho muitas curiosidades e hobbies! Sou apaixonado por atividades que nos colocam fora da zona de conforto e nos proporcionam grandes realizações. Gosto de mergulho autônomo, de fazer trilhas 4×4 com minha família e já fiz escalada em uma montanha de gelo para chegar ao topo de um vulcão ativo. Também já fiz voo de parapente e, quando criança, meu pai tinha uma asa-delta motorizada, o que despertou meu fascínio pela aviação.
Além disso, gosto de ciclismo e de atividades que posso compartilhar com meus filhos. Quanto a curiosidades, sou uma pessoa bastante sistemática. Desde pequeno, sempre gostei de organizar as coisas de forma eficiente. Lembro que, quando trabalhei fora do Brasil, fui contratado para ajudar em uma empresa de locação de móveis, e meu desafio era montar as cargas no caminhão de maneira rápida e eficaz. Acredito que essa visão organizada é algo que carrego até hoje, e quem visita a Unidade Campinas percebe isso facilmente.