Facebook Pixel

Ping Pong

Entrevista exclusiva: André Moreno fala sobre desafios e inspirações no mercado de seguros

Diretor Regional SP Centro Norte da Lojacorr revela estratégias de sucesso no setor de seguros e momentos pessoais que moldaram sua carreira

Entrevista exclusiva com André Moreno

“Desafios são oportunidades disfarçadas.” André Moreno, veterano do mercado de seguros e Diretor Regional SP Centro Norte, compartilha sua visão sobre o setor e momentos pessoais que influenciaram sua carreira. Nesta entrevista exclusiva ao portal Corretora do Futuro, ele nos conduz por sua jornada de quase três décadas, desde o início, em 1996, até seu papel fundamental na história da Lojacorr, a partir de 2011. Ele explora as complexidades e revela lições aprendidas ao longo do caminho. Acompanhe!

Perfil

Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado na mesma área e com um MBA em Gestão Empresarial, nosso entrevistado possui uma vasta experiência no mercado de seguros – atua nela desde 1996! Sua trajetória na Lojacorr começou em 2011 e, desde então, ele tem sido uma figura importante na expansão e consolidação da rede. Com uma carreira marcada por desafios e conquistas, ele já assumiu a gestão das Unidades de Londrina, Maringá e Presidente Prudente, demonstrando seu compromisso e liderança em cada etapa.

Desde 2017, ocupa a posição de Diretor Regional SP Centro Norte. Lá, continua a contribuir significativamente para o crescimento e inovação na Lojacorr. Sua expertise e visão estratégica têm sido fundamentais para enfrentar as transformações do mercado de seguros, sempre buscando oferecer o melhor suporte e desenvolvimento para os corretores da rede. 

Entrevista

Portal Corretora do Futuro – Quais você considera serem os maiores desafios enfrentados pelo setor de seguros atualmente e como você acredita que a Lojacorr está se preparando para enfrentá-los?

André Moreno – Já vi muita coisa no setor de seguros. Passei pela terceirização de serviços, como vistorias prévias, regulação de sinistros. Vi o crescimento de vendas por balcões de bancos, canais alternativos, corretoras on-line, associações de proteção veicular, aprovação do Simples Nacional para a categoria de corretoras… Mais recentemente, acompanhei o surgimento das insurtechs [empresas que aliam tecnologia ao mercado de seguros] e modelos que propõem desintermediação, excluindo o corretor da equação. Já vi o fim do monopólio do IRB [Instituto de Resseguros do Brasil], corretores assumindo o operacional nas carteiras de varejo, crise nas assistências e trocas de sistemas em seguradoras gigantes que geraram o caos.

No ambiente externo, já passamos por impeachment de presidente, trocas de governos com propostas totalmente divergentes do anterior, economia bombando com commodities, país quase quebrando com escândalos de corrupção, PIB negativo e até uma pandemia que parou o mundo e deixou todas as pessoas em casa. 

Em tudo isso, nosso mercado sempre cresceu, seja acima do PIB, seja acima dos índices de inflação. E a Lojacorr sempre cresceu mais do que todos os índices do mercado, pois sempre esteve à frente das tendências e se preparou para tal.

Nosso nível de prestação de serviços hoje é muito maior do que era há dois anos e infinitamente superior ao que era quando eu comecei na rede. Estamos preparados para um mercado com clientes cada vez mais conectados, buscando soluções de seguros nos mais diversos canais e preparando nossos corretores de seguros para encarar de frente as questões geracionais de consumo.

Portal Corretora do Futuro – Como você vê o impacto da tecnologia e da inovação no setor de seguros? Quais mudanças você acredita que veremos nos próximos anos?

André Moreno – Ferramentas de Inteligência Artificial poderão economizar muito tempo dos corretores, seja buscando informação para ajudar na viabilização dos negócios, seja criando meios de atender cada vez melhor os segurados. Veremos corretores que não se prepararam para as mudanças deixando o mercado, até por não fazerem sucessores, e veremos neste momento uma consolidação cada vez maior no mercado nacional, onde poucas empresas deterão uma grande fatia dos negócios, no que se refere às seguradoras.

Os corretores de seguros mais consolidados precisam estar preparados para liderar equipes de uma geração muito diferente da deles e também para fazer negócios com as pessoas dessa mesma geração, que passarão a comprar produtos de seguros que precisam ser cada vez mais simples, abrangentes, inteligentes e acessíveis. 

Portal Corretora do Futuro – André, conte um pouco sobre os principais desafios e conquistas ao longo do seu caminho profissional.

André Moreno – Eu trabalho no mercado de seguros desde 1996, quando comecei em uma seguradora, no interior de SP. Logo no meu primeiro mês de empresa, já abracei uma oportunidade de começar a atuar como assistente de produção, no atendimento a corretores. 

Tive muitos desafios, mas talvez os maiores tenham sido as diversas transferências pelo caminho; de Presidente Prudente para Londrina, de Londrina para Divinópolis, de Divinópolis para Curitiba, novamente para Londrina e, finalmente, retornei a Presidente Prudente. Essas mudanças exigiram adaptação constante a novos ambientes e equipes. As conquistas incluem liderar equipes de atendimento a corretores desde 2003, sobreviver às mudanças de empresa, das próprias empresas, do mercado e o sucesso na transição para empreendedor como concessionário da Lojacorr em 2010.

Portal Corretora do Futuro – Como você começou sua carreira no setor de seguros? O que te motivou a entrar nessa área?

André Moreno – Comecei minha carreira na Bradesco Seguros, em Presidente Prudente, em 1996, inicialmente na área operacional, na área de emissão de apólices.

Na época, eu estava no terceiro ano da faculdade de administração de empresas e procurava alguma oportunidade em alguma grande empresa. Felizmente, a esposa de um amigo que conhecia uma colaboradora da Bradesco Seguros me informou sobre a vaga. Eu me candidatei e consegui ser contratado.

Portal Corretora do Futuro – Como você equilibra sua vida profissional e pessoal? Quais são suas estratégias para manter esse equilíbrio?

André Moreno – Tento ter um tempo de qualidade com a “minha galera”. Os finais de semana são sagrados com a família. Não marco nada que não os envolva. No pós-pandemia, percebemos que as viagens e visitas a corretoras e Unidades não precisavam ser semanais. Isso me permitiu ficar um pouco mais de tempo com eles, alternando as viagens para quinzenais. 

Também tive a felicidade de conseguir retornar o  “CEP domicílio fiscal” para a nossa cidade natal no final de 2014, ficando mais perto dos meus pais, das minhas irmãs, sogra, cunhados, cunhadas, sobrinhos e amigos de infância. 

Não podemos deixar de mencionar o home office, desafiante no começo, mas que nas semanas sem viagens trazem algum equilíbrio de tempo investido na família.

Portal Corretora do Futuro – Que conselhos você daria para alguém que está começando sua carreira no setor de seguros e deseja alcançar uma posição de liderança?

André Moreno – Estude muito, conheça tecnicamente sobre produtos, faça a habilitação da ENS (Escola de Negócios e Seguros) – mesmo que não atue -, faça pontes. Nosso mercado, mesmo sendo grande, é muito pequeno e carente de profissionais que resolvam as situações no dia a dia.

Ainda hoje encontro amigos que trabalharam comigo em alguma empresa e esse networking é fundamental.

Também aconselho que esteja sempre atualizado e que procure se cercar de pessoas mais competentes que você, pois elas elevam sua média e te desafiam a melhorar sempre.

Portal Corretora do Futuro – Existe algum livro, curso ou mentor que tenha sido especialmente importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional?

André Moreno – Não existe um marco ou algo que eu possa citar como importante ou pedra fundamental. Foi uma conjunção de fatores positivos: estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas e reunindo as ferramentas necessárias para poder desenvolver meu trabalho e a minha carreira. 

Portal Corretora do Futuro – Como sua família tem apoiado sua jornada profissional? Você acredita que o apoio familiar é fundamental para o sucesso na carreira?

André Moreno – O Teo nasceu em 2010, ano em que saí da Tokio Marine e comecei na Lojacorr.

Desde 1996 até 2010, mas especialmente a partir de 2003, ano em que me casei, sem apoio da Marlene, minha esposa, eu certamente não teria superado tantos desafios, mudanças e transferências. Sem a aprovação e o apoio dela para o crescimento na carreira, sabe?

Depois, na decisão de empreender, segurando as pontas com as crianças ainda pequenas – Malu veio completar a família no final de 2013 – enquanto eu viajava e buscava a viabilidade dos negócios.

Já em 2017, quando assumi o desafio da Diretoria Regional SP e o ritmo de viagens se tornou ainda maior, não consigo imaginar ter conseguido sem o apoio dela e compreensão das crianças.

Portal Corretora do Futuro – Fora do trabalho, quais são seus hobbies e interesses? Como você gosta de passar seu tempo livre?

André Moreno – Além de estar com a família e com os amigos, seja fazendo um churrasco ou nos reunindo para jogar conversa fora, também pratico diariamente meus treinos de crossfit (mesmo em viagem eu dou um jeito de treinar na academia do hotel). Jogo meu basquete aos sábados, assisto meu Palmeiras, além de sempre ter um bom livro como “meta” de leitura.

Portal Corretora do Futuro – Houve alguma pessoa ou experiência específica que influenciou sua decisão de seguir carreira na Lojacorr e no setor de seguros?

André Moreno – Nós somos o resultado de tudo e todos que passaram e que permanecem pela nossa vida. Uma figura importante foi minha primeira líder, Ivone, que me contratou na Bradesco Seguros e me convenceu a não me desligar quando, ainda com pouco tempo de empresa, eu tive uma oferta para trabalhar em uma concessionária de automóveis. 

Teve, ainda, a Marcia, que foi quem me contratou na Real Seguros e que hoje é diretora da Zurich – hoje temos a felicidade de sermos parceiros de negócios com uma região coincidente de atuação. Tem os diretores das seguradoras com quem trabalhei – Luiz Camilo, na Bradesco Seguros; Augusto Matos e Matusalém Matos, na Real Seguros. 

Também sou grato aos diversos amigos que fiz no mercado e que seria impossível nominar todos aqui. Um deles, o Moacir Abbá, diretor da HDI, foi meu colega de diretoria no Sindseg PR e tem lugar especial: foi ele quem contou ao Seu Heitor [José Heitor Silva, fundador da Lojacorr] que eu estava disponível no mercado. A partir daí, começamos a conversar para montar nossa primeira unidade na rede. Considero o Moacir meu “padrinho” na Lojacorr.

Também me ajudam a ser quem eu sou os diversos amigos dentro da própria Lojacorr: Heitor, Diogo, André Duarte, Longo, Fois, Ernani, Neto, Dirceu, Ludmilla, Paolo, Eder, Martins, Bruna, Pinelli. 

Merecem também uma menção honrosa todos os gestores de unidades que compõem a minha equipe e que me ensinam a cada dia: Tucci, Rafa, Aldo, Vivi, Natal, Cirelli, Giba, Halley, Rudson, Sidney, Su, Dani, Valeria, Bruna e Lucas. É muita gente!