Facebook Pixel

Entrevista: Antonio Carlos Fois, Diretor Regional Centro - Sudeste

Diretor compartilhou experiências, curiosidades e sua visão sobre o mercado de seguros

Confira a entrevista exclusiva

Com uma trajetória de 30 anos em Gestão Comercial, Antonio Carlos Fois, Diretor Regional Centro-Sudeste da Lojacorr, dedica sua carreira ao desenvolvimento de negócios em canais estratégicos de distribuição de produtos de seguros. Proativo e apaixonado pelo que faz, Fois é especializado em seguros e produtos financeiros, com expertise na criação e no desenvolvimento de negócios em diversas áreas.

Perfil

Fois tem uma sólida experiência na comercialização de produtos de seguros em geral, incluindo Auto, Residencial, Massificados e Corporativo, produtos digitais, Saúde/Dental e Previdência Privada. Sua habilidade em mapear oportunidades e propor soluções customizadas se destaca, abrangendo serviços de assistência e conveniência, além da elaboração de programas de seguros para empresas de todos os segmentos.

Reconhecido por sua comunicação eficaz e orientação para resultados, Fois aplica inteligência emocional em sua prática diária. Sua atuação abrange canais de distribuição e vendas, corretoras de seguros e segmentos empresariais estratégicos de varejo.

Nesta entrevista, Fois compartilha suas percepções sobre o mercado de seguros e muito mais. 

Entrevista

Portal Corretora do Futuro – Se você pudesse implementar uma inovação radical no setor de seguros, o que seria e por quê?

Antonio Carlos Fois – Muitas inovações no setor já estão ocorrendo a cada ano. Como inovação radical, não penso em produtos e processos, mas numa questão de legislação, tornando obrigatória a contratação de um seguro de responsabilidade civil para todos os veículos. Isso garantiria que terceiros envolvidos em acidentes possam ter minimizados seus prejuízos e sofrimentos em virtude de uma indenização, evitando que processos sejam judicializados a fim de exigir a devida indenização, reduzindo os gastos governamentais com assistência médica às vítimas de acidentes, ao invés de depender do antigo DPVAT, cujo valor de cobertura sempre foi baixo. Dessa forma, entendo que os reflexos na economia seriam significativos, pois a demanda por seguros resultaria em concorrência entre companhias, reduzindo efetivamente o preço do seguro, porém aumentando-se a proteção e o volume de negócios..

Portal Corretora do Futuro – Como você descreveria sua filosofia de liderança em uma única frase?

Antonio Carlos Fois – Cooperação para elevar o potencial humano, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, e trabalhar para inspirar, motivar e empoderar as pessoas, a fim de que elas possam alcançar resultados extraordinários.

Portal Corretora do Futuro – Qual foi a decisão mais difícil que você teve que tomar como Diretor Regional e qual foi o impacto dessa decisão?

Antonio Carlos Fois – Certamente foi quando tive que fazer uma escolha entre dois profissionais para ser gestor de Unidade. Felizmente deu tudo certo, a Unidade vem crescendo muito e o gestor escolhido evoluiu como líder e mantém um ótimo relacionamento com a equipe e os parceiros de negócios.

Portal Corretora do Futuro – Se pudesse convidar qualquer figura histórica ou atual para discutir o futuro dos seguros, quem seria e o que gostaria de perguntar?

Antonio Carlos Fois – Sem dúvida o saudoso Marco Antonio Rossi, com o qual tive o prazer de trabalhar na empresa em que eu atuava anteriormente. Como ele foi um grande líder e tinha uma excelente visão do nosso mercado, gostaria de escutar a opinião dele sobre os desafios e oportunidades do mercado segurador para os próximos anos.

Portal Corretora do Futuro – Qual foi o momento mais gratificante de sua carreira na Lojacorr?

Antonio Carlos Fois – O momento mais gratificante foi quando consegui concluir com êxito todo o planejamento estratégico que preparei para estruturar e iniciar a operação da Lojacorr em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Portal Corretora do Futuro – Como você vê a relação entre tecnologia e empatia no atendimento ao cliente no setor de seguros?

Antonio Carlos Fois – Entendo que a tecnologia deve ser aliada do atendimento humanizado e empático aos clientes. O desafio para o mercado será manter um toque humano mesmo com a automação e as tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, que na minha opinião deverá ser utilizada para aprimorar a interação humana, priorizando a empatia e a personalização.

Portal Corretora do Futuro – Se pudesse voltar no tempo e dar um conselho ao jovem Antonio Carlos Fois, que estava começando sua carreira, o que diria?

Antonio Carlos Fois – Menos ansiedade e mais otimismo, seja ousado, tenha um propósito e acredite em você. Faça planos e procure se dedicar a algo que você goste. Não desperdice a chance de aprender sempre, seja curioso: experimente, pratique, tente e erre o mais cedo possível. Cuide bem da sua saúde.

Portal Corretora do Futuro – Qual é a sua estratégia favorita para manter sua equipe motivada e engajada, mesmo em tempos de crise?

Antonio Carlos Fois – Estar disponível, agir com cooperação, apoio, otimismo e empatia sempre.

Portal Corretora do Futuro – Qual tendência do mercado de seguros mais te empolga atualmente e por quê?

Antonio Carlos Fois – Mercado com enorme potencial de crescimento. A tendência de aumento do consumo do seguro nas demais modalidades de seguros, além do seguro Auto, é algo que me empolga bastante, porque ainda temos muito trabalho a desenvolver.

Portal Corretora do Futuro – Qual é o livro que mais influenciou sua carreira e por quê?

Antonio Carlos Fois – Como fazer amigos e influenciar pessoas, do Dale Carnegie. Li esse livro quando era bem jovem, e aprendi muito sobre o desenvolvimento das relações humanas, sobre as habilidades sociais  e sobre comunicação eficiente.

Portal Corretora do Futuro – Qual é o lugar mais interessante que você já visitou e o que aprendeu com essa experiência?

Antonio Carlos Fois – Sem dúvida a cidade de Jerusalém, especialmente ao percorrer toda a via dolorosa. Aprendi muito sobre a fé humana e a fé religiosa, que nos fazem caminhar no terreno da autoconfiança, melhorando a vida pessoal e profissional.

Portal Corretora do Futuro – Se não estivesse no setor de seguros, em que outra profissão você se imagina e por quê?

Antonio Carlos Fois – Talvez um administrador de empresa de viagens, porque gosto muito de viajar.

Portal Corretora do Futuro – Qual foi o melhor conselho que você já recebeu e como ele impactou sua trajetória?

Antonio Carlos Fois – Conselho do meu pai desde a infância: estude muito, para que você possa ter experiências enriquecedoras, e aumentar a possibilidade de ter sucesso na sua vida pessoal e profissional. Continuo estudando até hoje, e isso impactou positivamente em toda minha trajetória.

Portal Corretora do Futuro – Se pudesse aprender uma nova habilidade instantaneamente, qual seria e por quê?

Antonio Carlos Fois – Com certeza a habilidade de dizer “não” com mais facilidade, porque não é possível agir o tempo todo com o objetivo de agradar ao outro. Isso faz bem para a saúde mental.

Portal Corretora do Futuro – Qual é sua citação favorita e como ela reflete sua abordagem à vida e ao trabalho?

Antonio Carlos Fois – Essa citação está inclusive no meu Linkedin: “Solucionando problemas com entusiasmo e cooperando para geração de ganhos mútuos”. Isso reflete na minha vida pessoal e profissional, porque cooperar é a forma mais eficaz de se empreender, de se manter um ótimo relacionamento interpessoal e obter melhores resultados.

Portal Corretora do Futuro – Qual é a coisa mais surpreendente que seus colegas de trabalho não sabem sobre você?

Antonio Carlos Fois – Praticamente ninguém sabe disso, mas eu já fiz parte, quando bem jovem, de uma Banda de Música (Banda Marcial), que tocava nos coretos das praças, apresentações em datas comemorativas, e viajava de ônibus pelo interior de Minas Gerais.