Em março, Roberto Sebastião Stechinski, concessionário Lojacorr nas Unidades de Blumenau, Joinville e Chapecó, completa 48 anos de trajetória profissional. Ele começou a trabalhar aos 15 anos, em 1976, como auxiliar de escritório em um frigorífico, empresa que depois foi comprada pela Perdigão, hoje BRF. Lá ele atuou por 18 anos.
“Cresci junto com a empresa, passei a chefe de Departamento Pessoal, analista de Cargos e Salários, e gerente de Benefícios. Participei de vários programas de implantação da empresa que chegou a estar entre as 100 melhores do Brasil na categoria grandes empresas. Lá implantei plano de saúde, plano de previdência, programa de valorização do colaborador”, recorda Roberto.
Início no mercado de seguros
Com a experiência em cuidar da área de saúde da empresa, ele foi convidado para trabalhar na Bradesco Saúde. “Fiquei um ano e meio recusando a proposta, então saí da Perdigão e fiquei seis meses sabáticos analisando os planos para o futuro. Em 1993 montei uma corretora de seguros. Em meados de 1994 recebi ultimato da Bradesco, que era a última vez que seria convidado, aí aceitei. Fui fazer entrevista com Ricardo Saad, vice-presidente da Bradesco, que depois virou presidente, conversamos meia hora e ele disse que eu era quem ele precisava”.
“Comecei como superintendente da Bradesco Saúde em Joinville, na época a terceira maior sucursal do Brasil. Talvez eu tenha sido o primeiro na história da Bradesco que veio de fora do mercado e já entrou como superintendente, a empresa tem sistema de carreira fechada”, se orgulha.
Depois de atuar como superintendente em Joinville, onde era a sede da diretoria, ele foi promovido a superintendente Estadual da Bradesco Saúde e então a superintendente Regional de todos os ramos. Após 13 anos de empresa, em um processo de reestruturação da Bradesco, ele que já tinha mais idade e maior salário, foi desligado.
“Quando saí recebi o convite de duas seguradoras e duas empresas para voltar para a área de RH, mas eu não queria sair de Joinville. Fui então convidado para assumir uma assessoria, que eles chamavam de posto de atendimento de seguros, da Unibanco Seguros, e fundei a Walor Representações LTDA. Depois houve todo o processo com o Itaú e Porto, aí eu virei uma assessoria mesmo, e comecei a representar também a Alfa Seguradora, a Chubb e a Berkley. Fui durante muito tempo a assessoria dessas seguradoras em Joinville”, conta.
Convite para a Lojacorr
Roberto Stechinski comandava a assessoria quando recebeu o convite para integrar a Lojacorr, em 2006. A assessoria Walor está há alguns anos sob o comando de sua filha Larissa Stechinski, que hoje tem 33 anos. “Hoje a gestão é totalmente independente, eu não tenho mais nada com a assessoria, inclusive trabalham em outra região da cidade”.
“Quem me indicou para a Lojacorr foi meu ex-sócio Vicente Nascimento, que era diretor da Bradesco, continuo amigo dele até hoje – aliás, tenho grandes amigos ainda na diretoria da Bradesco”.
Ele era conhecido no mercado de seguros e conversou com Diogo Arndt Silva sobre a Lojacorr durante mais de um ano. “Aceitei o desafio e me tornei o responsável pela 5ª Unidade da Lojacorr, a primeira não gerida por corretor de seguros. Não sou corretor, não tenho produção, meus funcionários também não. Abri outra empresa para ser a concessionária da Lojacorr e passei a Walor para minha filha”, relata.
Três importantes Unidades
A Unidade Lojacorr Joinville foi fundada em 1º de setembro de 2010. “Antes de Joinville a Lojacorr só tinha quatro Unidades: Curitiba, Ponta Grossa, Porto Alegre e Florianópolis. Comecei do zero a Lojacorr aqui em Joinville. Fui conversando com os corretores, apresentando o modelo de negócios. A Unidade cresceu e hoje é um case de sucesso, volume significativo na rede, um mix de carteira bem legal, crescimento dentro do que a companhia espera”, diz. “Com o crescimento, contratei o Sandro Zietz e o Henrique Zietz para cuidar da operação”.
Quando a diretoria da Lojacorr quis expandir para a região Oeste de Chapecó, buscou alguns profissionais, mas não encontravam quem tivesse o perfil de concessionário. “Na época, o Diogo e o Seu Heitor tocavam isso de forma muito pessoal. Em uma reunião com as cinco Unidades, eu disse que assumiria Chapecó, porque pela minha atuação como superintendente da Bradesco eu conhecia o estado todo”.
A Unidade Lojacorr Chapecó foi aberta há 10 anos. “Constituí outra empresa e me tornei concessionário. Contratei a Katia Mior, que era minha funcionária na Bradesco, conversei com o diretor da seguradora para fazer o desligamento. Depois contratei o Jair Dalpizzol, que também era da Bradesco. Hoje são meus sócios e gerentes na Unidade”.
A primeira reunião entre corretores de seguros e gerentes das seguradoras em Chapecó contou com a participação do fundador da Lojacorr, José Heitor Silva. “Foi no dia em que ele completava 70 anos. Foi muito emblemático porque ele abriu mão de festejar com a família e foi nos prestigiar em Chapecó”, lembra. “E um fato mais curioso: durante essa semana inteira que estive lá em Chapecó eu tinha infartado e não sabia, fiz as palestras, quando eu voltei para Joinville fui direto para a UTI, onde fiquei 12 dias”, conta.
Depois de um tempo surgiu a oportunidade de comandar também uma nova Unidade em Blumenau. “Começaram a operação em Blumenau com algumas pessoas, mas não deslanchou, ficou dois anos e não saía do lugar. Então, seu Heitor e Diogo me convidaram para assumir em Blumenau. Mesmo dizendo que era muita coisa, eu aceitei”, afirma o empreendedor. “Depois encontrei um sócio e gestor para atuar lá, o Marco Cabanero, que era diretor da SulAmérica”.
“São três Unidades fortes, com grande desempenho e destaque na Lojacorr”, se orgulha Roberto Stechinski, que hoje tem 63 anos de idade.
Ambiente familiar
Roberto Stechinski é casado há mais de 40 anos com a Elisabeth Scheufele Stechinski, e tem uma família bem estruturada. Além da filha Larissa, ele é pai de Leandro Stechinski, de 40 anos, profissional área de marketing, de quem tem um netinho de quase três anos, o Gabriel Reis Stechinski, que é sua paixão. “Meus filhos sempre estudaram, se formaram, são pós-graduados, moraram no exterior, estão muito bem encaminhados. Graças a Deus uma família muito bem estruturada”, diz.
“Uma das coisas que mais me orgulham é dizer aos meus filhos que em toda essa trajetória profissional, com tantas pessoas que trabalharam comigo, posso garantir que não criei inimigos. Isso me dá uma satisfação muito grande”, se alegra.
Ele se encontrou na Lojacorr, neste ambiente de amizade e família. “Quando encontro o seu Heitor eu o chamo, carinhosamente, de velhinho. Dou um beijo, tenho nele um respeito muito grande. Vejo meu pai nele, pessoa séria, honesta”, conta.
“Tenho dois afilhados hoje na Lojacorr: o Renato Geraldino Junior, concessionário da Unidade Brasília, e o Reis Raimundi, de Juiz de Fora, concessionário da Unidade Lojacorr Zona da Mata. São indicações minhas para a Lojacorr, amigos pessoais, que eram da Bradesco, e estão super felizes na rede”, finaliza.