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Em tempos de redes sociais: quem não é visto não é lembrado!

O corretor de seguros precisa se conectar com o seu público por meio de conteúdo de valor

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Alcançar sucesso como empreendedor no mercado de seguros exige persistência e dedicação. Em julho de 2017, quando resolvi abrir minha própria corretora em Pará de Minas, cidade no interior de Minas Gerais com aproximadamente 95 mil habitantes, tive que conquistar a confiança de todos, principalmente dos clientes. Especialmente por não ter nascido na cidade – sou de Manaus, Amazonas – e as pessoas não me conhecerem ainda.

O primeiro ponto fundamental foi investir em conhecimento e atenção aos clientes e aos concorrentes, me permitindo entender melhor as necessidades, o mercado, ganhando muita firmeza e segurança para argumentar com qualquer pessoa. Além disso, conhecer a Lojacorr em 2019 e fazer parte foi uma decisão assertiva para o meu crescimento. Me deu muito mais confiança e competitividade. Todo início é desafiador, e comigo não foi diferente. Com a pandemia eu descobri um canal que facilitaria a minha construção de autoridade: o digital. Em 2021 ativei meu perfil no Instagram (@regianealvescorretora), comecei a produzir conteúdo e mostrar minha rotina. Foi uma maneira de ser vista, me posicionar, me tornar autoridade e ser lembrada sempre que alguém pensasse em seguro. E deu muito certo!

Hoje em dia, a presença na internet, especialmente nas redes sociais e nos mecanismos de busca, é crucial para qualquer corretor de seguros que deseja se destacar no mercado. A produção de conteúdo é fundamental para aumentar a visibilidade, construir autoridade, educar o público, gerar oportunidades de parcerias e consequentemente, gerar vendas. É uma estratégia indispensável para o crescimento e sucesso de qualquer corretor de seguros no mercado atual.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de pessoas que utilizam a internet para pesquisar opções de seguros. Mais de 60% dos consumidores começam sua jornada de compra de seguros online. Nunca se usou tanto os dispositivos móveis, as informações sobre seguros estão na palma da mão, a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso é uma mina de ouro para corretores que estão ligados nas tendências do marketing digital.

Não tem jeito, ter o site atualizado da sua corretora, e perfis ativos nas redes sociais com um conteúdo legal e que desperte interesse no seu público é indispensável.

Muitos corretores ainda não veem o digital como uma oportunidade e justificam isso com a falta de tempo. No entanto, eu diria que é falta de prioridade, pois basta colocar na rotina e ser constante que funciona. A produção de conteúdo deve ser um bloco da nossa rotina. O digital é como uma ferramenta de trabalho.

Para começar no digital, é importante o corretor de seguros definir com quem ele quer se comunicar. Eu sou a favor de escolher um nicho e produzir conteúdo de valor, pois quem fala com todo mundo não fala com ninguém. E falar sobre tudo também não é interessante. Escolha um nicho!

Vendas é relacionamento. Antes de pensar em vender, o corretor precisa se conectar com o seu público. E ele faz isso através de conteúdo de valor. Ele precisa ajudar o cliente, educar, tirar suas dúvidas e mostrar que ele é o profissional que pode ajudar.

É uma forma muito importante de relacionamento, que abre muitas portas. Eu, por exemplo, desde que comecei a produzir conteúdo no digital em 2021 e me tornei bastante conhecida no mercado, já fiz várias parcerias, recebi convites, seja para eventos, para palestras, para fazer negócios. Os clientes já me reconhecem, me procuram. Quem não é visto não é lembrado, e na era digital, é preciso marcar presença na internet. 

Por conta destas iniciativas bem-sucedidas, fui convidada pela Lojacorr para apresentar um módulo no curso Máquina de Vendas 2.0, que traz orientações aos corretores de seguros sobre estratégias de marketing digital para o mercado de seguros. (Inscrições podem ser feitas em bit.ly/3VyDqSb)

Em minha participação, explico por que o marketing digital é essencial para corretores de seguros. Além de orientar sobre como usar de maneira assertiva os e-mails marketing e mecanismos de busca do Google, falamos sobre processos de venda, maneiras de encontrar o seu cliente, e de produzir um conteúdo legal mostrando como a sua corretora é autoridade no assunto.

Acho um desperdício passar despercebido pela vida. O corretor de seguros precisa se destacar no mercado, pois temos um legado: proteger a sociedade. Então, não dá pra ficar nos bastidores, escondido. Precisamos ser protagonistas. Precisamos ter voz e o melhor lugar é nas redes sociais. Aqui podemos nos tornar relevantes para nossos futuros clientes, pois o que oferecemos é muito importante para o mundo. O serviço que oferecemos é muito relevante! Pode mudar a vida das pessoas. Nós somos relevantes e precisamos que as pessoas saibam disso! E o melhor lugar para fazer isso é na Internet.