O marketing digital é hoje um dos recursos mais importantes para corretoras de seguros de todos os tamanhos, pois além de possibilitar que a mensagem alcance um número maior de pessoas, também oferece ferramentas que podem otimizar essa comunicação e isso torna as ações mais baratas, em comparação a ações de divulgação fora da internet, ajudando empresas pequenas a se posicionarem como grandes, através de uma comunicação estratégica.
Thiago de Freitas é publicitário e atua com corretores de seguros há mais de 10 anos, através do projeto Super Corretor de Seguros, que ajuda corretores de seguros na utilização da internet e do marketing digital para geração de novos negócios, fortalecimento da marca e relacionamento com a sua carteira.
Para ele, uma das habilidades que o corretor precisa ter é o conhecimento do seu público-alvo e, para quem está começando, a especialização em produtos também é importante, tendo em vista a necessidade de produzir conteúdo para engajar as pessoas na sua comunicação.
“A partir desse conhecimento, são diversas as opções de ferramentas disponíveis para executar suas ações, por isso é importante entender o tipo de campanha que deseja trabalhar, para que em seguida, defina as ferramentas as quais precisa para tal execução”, orienta.
“Você pode contar com ferramentas como o Canva, que pode te ajudar na criação de material gráfico para conteúdo e anúncios, o próprio Facebook e Instagram Ads para alcançar mais pessoas, o Google Ads para chegar até pessoas que estejam buscando seu produto, entre outras”, pontua.
Parte da ação comercial
Em sua visão, é fundamental entender que o marketing digital, para muitas corretoras, principalmente as pequenas, precisa ser considerado como uma parte do departamento comercial: não apenas uma forma de divulgação, mas um canal de geração de vendas e aquisição de novos clientes.
“Afinal, a sua empresa precisa estar onde seus clientes e potenciais clientes estão”, demonstra.
Como começar
As dicas de Thiago de Freitas para quem está começando a usar o marketing digital hoje são:
1 – Construa sua presença online através de um site bem montado e uma rede social bem organizada.
2 – Defina com critério os principais produtos que deseja trabalhar e foque na produção de conteúdo para atrair um público qualificado.
3 – Execute campanhas de prospecção de leads através do Google Ads e/ou Facebook/Instagram.
4 – Utilize as ferramentas de comunicação (Redes Sociais e, SMS, Email Marketing) para manter um diálogo com a sua base de clientes (carteira) e aproveite a tecnologia para automatizar processos que você não conseguiria fazer por questões de tempo.
5 – Na internet, errar é necessário e permitido, enquanto na mídia impressa tínhamos a necessidade de sermos cirúrgicos, pois não era possível correção; na internet podemos alterar as campanhas, mudar os anúncios e ajustar de acordo com o andamento de cada ação – isso muda o jogo todo.
Saia da zona de conforto
“O corretor de seguros precisa entender que o Marketing Digital é mais sobre conserto do que acerto, então comece o quanto antes e seja persistente, se especialize, estude sobre formas de alcançar o cliente ideal e seja consistente”, aconselha.
“Nós ajudamos centenas de corretores, dos iniciantes aos experientes, a utilizarem as ferramentas do marketing digital em prol de fortalecer sua marca, gerar novos negócios e estreitar os laços com a sua base de clientes. Por isso, garanto, independentemente do seu estágio atual, existe um plano para você começar”.
Saiba mais sobre marketing digital
Marketing para corretora de seguros: modelos para você crescer
Marketing digital para corretores de seguros: pare de perder clientes