A corretora de seguros Cassiana Ferreira, da Dinâmica Corretora, integrante da Unidade Lojacorr Curitiba, já “nasceu” neste mercado. Seu pai, Nilson Ferreira começou como office boy em uma corretora em São Paulo e veio para Curitiba quando se casou. Cassiana, a filha mais velha, nasceu logo depois, em 1982.
Em 1991, Nilson se habilitou profissionalmente corretor de seguros e abriu sua própria empresa, a Dinâmica, da qual agora Cassiana é a sucessora. “Cresci neste meio, ouvindo diariamente falar sobre seguros, renovação, apólices…”, conta ela.
Desde cedo, por volta dos 12 anos de idade, começou a ajudar o pai em algumas tarefas que eram da atividade na época, como emitir fax com propostas para seguradoras e fazer o arquivamento de propostas e apólices em arquivos físicos de aço. Ela acompanhava toda a tratativa do pai com os segurados pelo telefone e, por muitas vezes, ia junto em visitas aos clientes, aprendendo como fazer todo o atendimento.
Na época da faculdade, Cassiana optou por um caminho diferente: estudou Biologia. Porém, percebeu a necessidade de ajudar o pai na corretora e cuidar dos negócios da família, já que as duas irmãs mais novas não se interessaram por seguros. A mais nova chegou a trabalhar um tempo na corretora, mas não gostou da área, a do meio nunca quis e trabalha com produção de eventos.
Outro fato levou Cassiana de volta à corretora. Quando estava no terceiro ano da faculdade, ela engravidou, e buscou a flexibilidade da atuação como corretora, podendo, inclusive, trabalhar no modelo home office.
Atualmente, o pai mora em Santa Catarina, no município de São Francisco do Sul, e cuida de alguns negócios, clientes que ainda preferem falar com ele, além de outros que surgiram na nova cidade, mas Cassiana conta que 95% das negociações ficam com ela e o marido.
Cassiana se casou com Alex Lopes, que desde 2017 atua na corretora na parte operacional, realizando cotações e tarefas mais burocráticas, enquanto ela se dedica ao comercial e atendimento a clientes. Eles seguem com o escritório em casa. “Ainda não fez sentido para nós ter um escritório físico, talvez daqui a um tempo, conseguimos nos adaptar bastante ao modelo de home-office”, diz a corretora.
Ampliação dos negócios
O pai de Cassiana sempre foi um corretor que procurou não ficar somente no automóvel. “Nossa maior carteira é de automóvel, porque vem a demanda, porém ele sempre nos ensinou a trabalhar na diversificação, buscando oferecer também residencial e empresarial”, afirma Cassiana. Hoje a empresa tem grande expertise em seguros empresariais e ela está fazendo uma especialização em Responsabilidade Civil Profissional.
“Atuamos também em outros ramos que chegam pelos clientes, até porque temos o suporte da Lojacorr na questão dos negócios compartilhados. Esse é um benefício bem importante, porque muitas vezes não temos aquela demanda específica, mas surge um negócio, e então acabamos passando para outro colega, que faz a parceria conosco e podemos entregar o seguro com um corretor que realmente entende do assunto”, aponta.
Ela conta ainda que a empresa também atende a carteira de clientes de dois corretores da rede que faleceram. “Com esse trabalho dedicado e de parcerias, nós assumimos estas carteiras, por indicação da Lojacorr. É um nicho que consideramos também, é importante o cuidado com a família do corretor falecido, em primeiro lugar, e o cuidado com os clientes dele”. Segundo ela, o atendimento que aprendeu com o pai é muito dedicado. “Viemos da ‘escola’ de atender o cliente 24 horas por dia. Meu celular fica comigo o tempo todo, atendo segurado de madrugada, isso é um diferencial, alguns corretores mais antigos também fazem esse tipo de atendimento, é uma escola mais antiga”.
O pai é corretor fundador da Lojacorr, desde que foi criada e nasceu em Curitiba. Iniciou como pessoa física e depois, por exigências do novo modelo da rede, passou para pessoa jurídica. “A Lojacorr tem nos ajudado muito no crescimento, gostamos do apoio de sempre ter treinamentos sobre novidades. A ajuda em marketing também é fundamental, todo o auxílio para nos destacarmos em redes sociais. Ano passado peguei mais firme nas redes sociais, tenho produzido material próprio também, estamos procurando avançar nesse sentido”, conta a corretora.
Hoje, além do filho mais velho, Lucas, de 20 anos, Cassiana é mãe de Beatriz, de 5, que já quer ser sua sucessora. “Ela diz que é corretora de seguros também, faz seguro de unicórnios”, se diverte.