Defendendo a importância da união de forças para crescer no mercado, Luiz Claudio Alcântara, corretor de seguros e diretor Regional do Sincor-SP em Franca, encontrou na Lojacorr o apoio que precisava para os negócios.
Filho de corretor de seguros, ele iniciou carreira no setor em 1995, como ajudante geral nas empresas de seu pai. “Na época tínhamos na cidade de Franca a Alta Corretora de Seguros e uma empresa de despachante. Comecei ajudando meu pai, o Paulo Alcântara, corretor que este ano completou 50 anos de profissão, e logo me identifiquei com os seguros, passando a atuar cada vez mais na corretora”.
Mudança de chave
O ano de 1999 foi importante em sua carreira: foi quando ele se habilitou profissionalmente como corretor de seguros e, ao estudar, percebeu a tendência do mercado de união de forças. Nesse mesmo ano, Luiz Claudio e Paulo se juntaram a outros corretores da cidade e fundaram a Via Franca Corretora de Seguros, que tinha oito corretores no quadro societário. “Já estava com a visão de um modelo como o da Lojacorr, baseado no cooperativismo, na aglutinação para produção, ganho de escala, mas numa proporção infinitamente menor”, recorda Luiz Claudio.
O negócio trouxe bons frutos, mas, na visão do empreendedor, era preciso se unir a um grupo ainda maior. “O mercado começou a mostrar essa necessidade e tendência de termos uma grande estrutura. Estudamos e identificamos a Lojacorr como um bom modelo de negócios. Conversamos com os outros sócios, que não quiseram migrar a empresa, então meu pai e eu saímos e fundamos a Alcântara Corretora de Seguros em 2018, para trabalhar exclusivamente com a Lojacorr”, relata.
Integrando a Lojacorr
No início de 2019 a Alcântara Corretora de Seguros começou a operar com a Lojacorr, uma decisão bastante acertada, na visão de Luiz Claudio. “Se não fosse a Lojacorr não teríamos o crescimento e ganho de escala que tivemos nestes anos. Inclusive, eu falo em quase todas as reuniões com corretores do Sincor-SP que sozinho ninguém mais vai conseguir sobreviver”.
“Dada a quantidade de seguradoras, produtos, informações, procedimentos operacionais que o mercado possui hoje, o corretor pequeno, sozinho, perde tanto tempo para processos operacionais que não consegue produzir. Ele precisa ter um parceiro, seja a Lojacorr, que hoje é um dos melhores modelos que enxergo no mercado, ou qualquer outra. Mas esta filosofia de aglutinar acredito que seja uma tendência de futuro”, afirma.
Base e estrutura
Hoje, trabalham na Alcântara Corretora de Seguros Luiz Claudio, Paulo e mais três colaboradores. “É uma união de gerações, meu pai tem muito nome e know how na região, já foi diretor Regional do Sincor-SP antes de mim, carrega muita experiência e relacionamento, por isso ainda tem forte atuação no comercial da empresa. Eu fico mais na parte operacional, junto aos colaboradores”, diz.
O forte da empresa são os ramos automóvel, residencial, empresarial, vida e transportes, mas com a Lojacorr atua em praticamente todos os ramos de seguros. “A Lojacorr facilita muito, pois tem especialistas em várias áreas e assim conseguimos atuar em um ramo que não temos muito conhecimento”.
Luiz Claudio é casado com a Marcela, e eles são pais de Livia (20), Miguel (15) e Rafael (13). O caçula é o mais interessado em trabalhar com seguros, e está sendo preparado para a sucessão do pai e do avô.
Liderança dos corretores na região, Luiz Claudio defende a importância de participar de entidades e decisões do mercado. “É um trabalho de fortalecimento da categoria, temos que estar sempre atuando nos problemas regionais e pontuar isso para outras lideranças para melhorar cada vez mais o mercado para nós e os demais corretores”. Nesse sentido, a Lojacorr também agrega muito. “A Unidade Ribeirão Preto da Lojacorr, a qual estamos vinculados, é um exemplo de participação, trocamos muita experiência, temos um contato legal com os corretores”, finaliza.