O corretor de seguros Mauricio Martins, da PGD Corretora, da cidade de Ipatinga-MG, é um dos cases de sucesso da Unidade Lojacorr Vale do Aço. Ele está há cinco anos na rede e já alcançou a categoria Ouro.
“Por 22 anos eu trabalhei somente com planos de saúde, em São Paulo. Há oito anos me mudei para a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, e quando cheguei tive dificuldade para atuar nesse ramo. Em São Paulo a comercialização do plano de saúde era muito presencial, agora que migrou mais para o online, aí morando em outro estado me dificultou”, relata.
Início em seguros
Em 2016, ele decidiu abrir uma corretora para começar a trabalhar com seguros também. “Estava em uma nova cidade, não conhecia as pessoas, e poderia desbravar. Na época, entrei em outro sistema de corretores de seguros, que era por franquia. Perdi muito dinheiro, porque eles cobravam franquia, royalties e mais participação, e não tive retorno. Com isso eu fiquei extremamente chateado, queria muito entrar no mercado de seguros, mas analisei que era difícil, para quem está começando é extremamente inviável tratar direto nas seguradoras, é necessário ter uma certa produção para conseguir aparecer”, recorda Maurício Martins.
Foi quando, pesquisando na internet sobre outros modelos de negócios para corretores, ele se deparou com a Lojacorr. “Descobri que coincidentemente tinha uma Unidade na cidade onde eu estava morando, liguei e quem me atendeu foi a gestora da Unidade, a Márcia Moura. Expliquei a situação e ela me incentivou a fazer parte da rede”.
No primeiro ano, Maurício começou a fazer uma carteira de seguros. “Iniciei bem de baixo porque eu tinha pouca quantidade de clientes, fui devagarinho, mas estava com muita vontade de vencer. Saí de Bronze, fui para Prata e segui crescendo”.
Parceria com a Lojacorr
Quando ele iniciou na Lojacorr possuía um escritório na cidade, mas em 2019, seis meses antes da pandemia, ele fechou. “Achei que não estava dando certo trabalhar com pessoas ao meu lado porque elas não tinham compromisso, fechei o escritório e decidi trabalhar home office. Parece brincadeira, mas quando comecei a trabalhar sozinho minha produção cresceu, porque antes eu dependia das pessoas, depois mudei a estratégia e a produção começou a vir, virei Prata sozinho”, conta.
No início ele focou em seguro automóvel, e logo trouxe sua carteira de saúde. Foi então que começou a receber uma grande quantidade de indicações. “Logo comecei a atender Belo Horizonte, Teófilo Antônio, Governador Valadares, e começou a ampliar a rede de atendimento. Nisso comecei a desenvolver muito em planos de saúde, comecei a crescer tanto que vi que precisaria colocar alguém comigo”, afirma.
“Já tinha percebido com bons olhos uma pessoa que trabalhava com a Márcia na Lojacorr, a Isadora. Em agosto eu fiz uma proposta para ela, com autorização da Márcia, ela aceitou trabalhar comigo e já está há quase um ano. Ela veio em agosto, quando eu já estava ‘sentindo o cheiro’ do Ouro, estava chegando sozinho, e aí impulsionou para alcançarmos”, diz.
Equipe
“A Isadora é extremamente administrativa e sou extremamente comercial, por isso foi o casamento perfeito. Ela me tirou o peso do administrativo e de cuidar de detalhes do cliente, eu fiquei focado nas vendas, e aí deu o boom nos negócios. A proposta não era de ser simples funcionária, mas de ter participação em tudo o que eu produzo, então quanto mais ela me tira dos problemas e mais eu vendo, mais ela ganha também. Tanto é que nesse momento de carreira ela está ganhando praticamente o dobro do que ganhava anteriormente”.
Os dois atuam em home office, mas agora começaram a perceber que muitos processos seriam otimizados se estivessem trabalhando lado a lado no dia a dia. “Muito breve teremos uma sala comercial, e aí vou trazer meu filho que tem 15 anos para começar a desenvolver um trabalho também”, conta Maurício Martins.
Investimento em tecnologia
A equipe está implantando vários processos de tecnologia para otimizar o tempo e a produção. “Um deles foi o sistema de assinatura eletrônica da V7, com quem a Lojacorr estabeleceu parceria. Agora, com poucos cliques, até os clientes de mais idade conseguem assinar pelo celular, antes era muito mais demorado o processo”, garante. Outro impulso foi nas cotações. “O sistema Agger, também oferecido pela Lojacorr, foi outra solução fantástica para mim porque agilizou os processos de cotação. Muitas vezes estou conversando com o cliente e já fazendo a cotação dele, que fica impressionado com a rapidez. Neste momento não tenho anúncios nas redes sociais, mas tenho indicação todo santo dia de cliente novo, por conta desse atendimento”.
Para Maurício, o grande segredo está sendo o atendimento. “Tentamos entender o cliente no que ele realmente precisa. Eu converso, oriento, busco a melhor opção. No primeiro semestre crescemos 80% em relação ao mesmo período do ano passado”.
A estratégia para novo crescimento será investir em crosseling. “Estamos tentando levar mais proteção para o mesmo cliente, que já é da nossa base. No sistema Broker One puxamos a listagem de todos os clientes, estamos organizando para analisar quais proteções cada um já tem, olhar as profissões e os produtos que se encaixam. Com esse trabalho acredito que teremos um boom, estou esperando chegar ao fim do ano com a produção dobrada em relação ao ano passado”, prevê.
O empreendedor diz que encontrou na Lojacorr a parceria ideal para seu desenvolvimento. “A Lojacorr para mim é ideal, recebo suporte muito bom da Unidade, com a Márcia, o Rafael, a Tamara. Estão sempre prontos para ajudar em todos os processos”.
Novas ideias
Além das tecnologias oferecidas para a Lojacorr, Maurício está buscando outras inovações. “Minha perspectiva é ter mais uma pessoa na equipe, somente para cuidar de processos digitais. Quero investir em anúncios nas redes sociais e inteligência artificial, já comecei a estudar isso”, diz.
“Tenho há muitos anos um sistema de cotação de saúde com a empresa Multicálculo Saúde, que a Lojacorr ainda não tem e é muito top. Com ele consigo cotar no Brasil inteiro, olhar opções de várias operadoras”, comenta. “E tem outros sistemas que quero implantar, como o atendimento robotizado no whatsapp e alguns processos de inteligência artificial para a produção de conteúdos no Instagram. Já estamos usando muito a produção de textos no ChatGPT. Aí quero aprimorar a divulgação de planos de saúde e de seguros na internet por meio de ziplinks, e implantar sistema para encaminhar ao cliente. São agilidades no dia a dia que fazem a diferença no atendimento e no resultado”, finaliza.