A corretora de seguros Maria Neide de Oliveira Viera – a Neide Vieira – é sócia da Lunar Corretora de Seguros, da cidade de Jacobina-BA (Unidade Lojacorr Salvador).
Apesar de ter nascido em Serrolândia-BA, ela morava em São Paulo desde 1973, quando ainda era criança. Começou no setor há 40 anos, em 1984, em São Paulo, onde trabalhou em grandes corretoras de seguros – na extinta Bradescor, cativa da Bradesco, e na Asteca Corretora de Seguros, do presidente do Sincor-SP Boris Ber – até se habilitar na profissão e montar sua empresa em 1994.
Mudança de rota
Em 1994, além da fundação de sua corretora de seguros, outro fato marcou sua vida. Quando sua filha Gabriela tinha cinco anos de idade, sofreu um grave acidente: caiu do sexto andar do prédio onde moravam. “Montei a corretora no dia 16 de outubro de 1994, dois meses depois, dia 14 de dezembro, minha filha teve esse acidente grave”, lembra Neide. Apesar da gravidade, a filha se recuperou bem, hoje tem apenas uma cicatriz forte na perna esquerda, da fratura exposta do fêmur, que exibe com orgulho de sua vitória.
Mas o psicológico de Neide, na época, ficou muito abalado. Visitando sua avó, Neide acabou se encantando pelo interior da Bahia. “Fiz terapia e comecei a pensar em me mudar para o interior da Bahia, para uma cidade menor que nos desse mais qualidade de vida”, conta.
Na Bahia, Neide se casou novamente e em 1996 nasceu seu segundo filho, Manoel. Depois de uns anos ela se divorciou, e hoje vive com os filhos. Com a avó já falecida, todos os demais parentes estão em São Paulo, para onde ela vai visitar sempre que pode.
Neide pesquisou o mercado da Bahia e em 1996 decidiu se mudar para Jacobina. “Não havia uma corretora de seguros oficial na cidade, apenas produtores de corretoras localizadas em cidades próximas. Fui a primeira a chegar com registro da Susep”.
Importância da união e networking
Desde que chegou em Jacobina, Neide faz parte da associação comercial da cidade, uma forma que encontrou de conhecer as pessoas e fazer networking. “Minha primeira iniciativa foi me associar, e montei a minha sala da corretora de seguros no mesmo prédio da Associação. Deu tão certo a aproximação e minha dedicação que hoje estou terminando meu segundo mandato como presidente, atuando com mais de 500 associados”, relata. Além de presidente da ACIJA – Associação Comercial e Industrial de Jacobina em sua segunda gestão, ela é vice-presidente da FACEB – Federação das Associações Comerciais Empresariais da Bahia, desde julho de 2024.
“Fui a primeira mulher a assumir a presidência da ACIJA, em 47 anos da entidade, hoje temos outras no Conselho e participo de ações para promover o empreendedorismo feminino. Falamos sobre a oportunidade para as mulheres, que podem estar onde quiserem, desde que estejam preparadas”, conta.
Em dezembro passado, ela participou de um seminário na Alemanha, apresentando o trabalho da Associação Comercial. “Ganhei troféus como referência no associativismo”, afirma. “Viajei acompanhada da diretora de Marketing da Associação, ficamos 15 dias fora do país e voltamos com conhecimento muito rico”.
Busca constante pelo conhecimento
Formada em Administração de Empresas e em Publicidade, sua vocação sempre foi ser corretora de seguros. “Amo lidar com pessoas e na corretagem de seguros podemos ajudar de forma diferenciada. Não tem preço levar segurança e tranquilidade para os meus clientes. A nossa missão não é apenas vender ou oferecer produtos de seguros, mas disponibilizar a mais completa assessoria de proteção ao nosso cliente a um custo competitivo e com consultoria personalizada”.
Neide também se profissionalizou como coach para buscar atendimento personalizado para os clientes, sabendo lidar com a individualidade de cada um deles. “Fiz MBA em gestão de pessoas, um curso de neurociência comportamental e acabei de me inscrever em uma pós-graduação de psicologia positiva e da felicidade, porque eu acredito que estamos vivendo um momento em que as pessoas estão precisando de inteligência emocional, temos que saber lidar com as emoções e relacionamentos. Não é sobre lidar com pessoas vendendo um produto, mas valorizar o ser humano, apesar de estarmos vivendo um momento de tecnologia”.
Parceria com a Lojacorr
Está na Lojacorr desde 2018. “Em 2017 eu estava meio desmotivada, porque estava perdendo as frotas de uma carteira que montei ao longo de anos para uma grande corretora de seguros, a Rodobens. Eu sabia que com o tamanho que eu tinha não iria muito além. Um dia li sobre uma rede, mas era outra, e não gostei do modelo de negócios. Quando fui para o Conec, em São Paulo, visitei o estande da Lojacorr. Todos foram muito simpáticos, me apresentaram como funcionava e vi que era o que eu estava precisando”, relata.
Chegando na Bahia entrou em contato com a Unidade Salvador. “Foi um divisor de águas porque no ano seguinte recuperei as duas frotas que eu tinha perdido ei atribuo isso à força de negociação com a parceria da Lojacorr. É diferente ter uma produção de R$ 300 mil por mês e estar com uma rede que produz bilhões”, comenta. “Uso muito essa lógica em minhas reuniões do associativismo, falo que ‘juntos somos mais fortes, mas unidos somos imbatíveis’”.
Para ela, encontrou a parceria ideal para sua missão. “Tenho certeza de que a parceria com a Lojacorr foi a melhor que fizemos, gerou bons frutos e vai continuar gerando. Estamos levando serviços em parceria com a Lojacorr, juntos iremos minimizar os riscos dos nossos clientes, juntos estaremos cada vez mais fortes”, afirma.
Equipe da corretora
A equipe da Lunar Corretora de Seguros hoje conta com três colaboradores. Ana Valéria, assistente de Neide há seis anos, é seu braço direito. Nelson havia trabalhado na empresa, depois foi estudar fora, e recentemente voltou e está fazendo especialização em investimentos. E a filha Gabriela ainda ajuda na corretora, apesar de ter novos planos.
Gabriela estuda gastronomia e acabou de montar um restaurante. O filho Manoel iniciou dois cursos na faculdade, mas ainda não se decidiu e está trabalhando com um amigo em uma marca de vestuário. “Não podemos escolher a profissão dos filhos. Tenho investido muito na minha carreira solo, no sentido de buscar conhecimento mesmo”.
Atuação personalizada
A empresa tem boas carteiras em frotas, automóveis e vida, agora está tentando apostar em consórcios. “Nelson veio para cá justamente com essa mentalidade”, diz.
Neide conta que ainda está “engatinhando” em canais digitais. “Sei da importância, mas ainda falta desenvolver mais nossas redes sociais. Quero fazer de forma diferenciada, mostrando para o cliente nosso produto, não só questão de venda, mas o meu diferencial hoje em cidade do interior é fazer consultoria. Não vendo seguro, faço consultoria e tento tratar o meu cliente de uma forma muito personalizada. Isso no mercado está ficando escasso, porque as pessoas acham que tudo tem que ser online e digital, mas ainda acredito e tenho muitos clientes que gostam de uma assistência mais diferenciada presencial”, diz a corretora de seguros.
“Tenho muitos clientes na minha faixa etária e até mais velhos ou mais novos que não têm habilidade nenhuma com digital, não querem vistoria online, e me diferencio neste atendimento presencial”, afirma. “Até por conta desse meu trabalho presencial minha filha não quer ser minha sucessora, ela diz ‘você realmente trata o seu cliente de uma forma personalizada que eu acho muito difícil’. Costumo dizer que não é só vender seguro, mas deixar o seu cliente tranquilo, na hora que ele precisa”.
Para Neide, não ter um sucessor foi um dos pontos que a fez entrar para a Lojacorr, vislumbrando fazer negócios compartilhados e encontrar um parceiro para o futuro de sua corretora.