Facebook Pixel

História de corretor

Corretor especialista em seguros de afinidades explorando todas as possibilidades de negócios

O corretor de seguros Wagner Bueno
O corretor de seguros Wagner Bueno

Wagner Bueno, sócio da Diante Soluções Empresariais, da cidade de Araxá-MG (Unidade Lojacorr Triângulo Mineiro), atua no setor desde 2006, é corretor desde 2016 e entrou para a Lojacorr em abril de 2019.

Ele conta que tem um perfil um pouco diferente da maioria dos corretores. Trabalhava em uma grande rede de varejo de móveis e eletrodomésticos e cuidava da área de serviços financeiros, entre suas atividades estava cuidar dos seguros. “Minha carreira sempre foi voltada para seguros de afinidades, eu era funcionário de uma corretora cativa que cuidava dos seguros distribuídos nas lojas do Grupo Zema e atuava com garantia estendida. Trabalhei 18 anos nesta empresa, sendo 16 cuidando dos seguros do grupo que tem 480 lojas. Hoje, para ter uma noção, o grupo tem uma seguradora, porque o negócio cresceu muito”, revela.

Enquanto atuava na empresa, em 2016 ele se habilitou corretor de seguros profissional. “Como a empresa abriu uma corretora cativa, fui buscar a certificação da Susep”.  Em novembro de 2018 ele saiu da empresa e no início de 2019 decidiu empreender. “Percebi que já tinha o mais difícil, que era a habilitação de corretor de seguros, então decidi empreender no ramo. Tornei-me corretor de seguros de todos os ramos, mas o meu grande forte continua sendo o seguro de afinidades e as parcerias com redes de varejo (lojas de eletrodomésticos, confecções, materiais de construção) para distribuição de seguros massificados, em vários estados. Como eu criei um bom relacionamento no mercado, hoje eu fecho parcerias com redes de varejo para distribuir meus seguros nos pontos de vendas deles”, diz.

Aproveitando todas as oportunidades de vendas

Apesar deste foco, ele revela que tenta implantar outros seguros nessas empresas de varejo. “Aproveito o relacionamento que tenho com essas redes e faço cross-selling com outros ramos de seguros. Vamos tentando avançar com outros seguros da rede de varejo, como seguro de saúde para os funcionários, vida, frotas, seguro empresarial para cobrir o centro de distribuição e as lojas… eu faço cross-selling dentro da minha carteira de negócios”, conta.

A Diante Soluções Empresariais tem também outras frentes de negócios. “Não distribuo somente seguros, mas operações de crédito, tenho parcerias com instituições financeiras também. Tenho o Fidc, no qual faço antecipação de recebíveis, então levo uma gama de soluções para o empresário buscando atendê-lo de forma plena”. Segundo ele, essas empresas para quem faz antecipação de recebíveis também são potenciais clientes de seguros. “Muitas já têm o seguro patrimonial conosco, seguro de vida dos funcionários, dos veículos. Aproveitamos o ecossistema para oferecer seguros diversos”.

Atualmente, a Diante Soluções Empresariais tem parceria com mais de 20 redes de varejo do segmento de moveis, eletrodomésticos, construções e confecções em que atende com os seguros de afinidades e aproveita a demanda para os demais produtos.

Equipe de seguros

Parceria com a Lojacorr

Nessa estratégia de atendimento completo, ele vê a Lojacorr como principal canal para o corretor ser bem sucedido no mercado segurador. “Primeiro porque abre porta para dezenas de seguradoras, depois porque existe um espírito de colaboração, um ajudando o outro nas especialidades, fazendo parceiras, trabalhando juntos. Assim conseguimos atender os clientes de forma completa, em todos os ramos, seja por meio de parcerias ou pelo conhecimento que adquirimos”.

Há cinco anos na Lojacorr, Wagner Bueno conta que sua empresa cresce ano a ano. “A abertura de negócios e o suporte que recebemos da Unidade trazem um know-how muito grande para nós.  E quanto aos produtos que não temos expertise, temos a possibilidade de trabalhar com corretores amigos especialistas, isso é muito importante. Se eu não domino riscos de engenharia, procuro na rede quem tem conhecimento técnico para atender aquela demanda, e me utilizo disso para fechar negócios. Isso traz uma tranquilidade muito grande para nós, corretores”.

“Se eu tivesse caminhado como corretor em carreira solo lá no início, em 2019, talvez eu nem estivesse mais no ramo, porque eu ia apanhar tanto, teria tanta dificuldade de abrir portas em cada seguradora… Hoje a Lojacorr tem mais de 40 parceiras, imagine eu sozinho começando com faturamento pequeno, sem histórico, bater na porta de cada seguradora para abrir frente de negócio. Seria muito difícil. Por outro lado, ao entrar na Lojacorr estamos representando uma empresa de mais de R$ 1 bilhão de prêmio de seguros, as seguradoras olham a operação com outros olhos, têm condições especiais dependendo do produto em relação a um corretor que trabalha carreira solo. São muito diferenciais que a Lojacorr traz para quem está no segmento”.

Mesmo tendo hoje uma estrutura consolidada, sendo em sua empresa quatro profissionais na equipe de seguros, ele vê como fundamental a parceria com a Lojacorr. “Com o faturamento que eu tenho ainda sou pequeno perto do mercado. O que a Lojacorr proporciona em termos de condições para trabalho é um grande suporte. Esta semana precisei de um parecer jurídico por conta de um sinistro na minha carteira, e até isso a Lojacorr disponibiliza. Tem um corpo jurídico para orientar a melhor forma como conduzir o assunto. Imagina se tivesse que ter toda essa estrutura sozinho. Tem hora que vejo que aproveito até pouco tudo o que a Lojacorr oferece”.

Wagner com a esposa, os filhos e as noras

Perenidade do negócio

Wagner se diz muito realizado na profissão de corretor de seguros. “É uma profissão pujante. Depende muito da gente para o negócio dar certo, ser rentável, mas tem um leque de opções muito grande para se trabalhar. O ramo de seguros é muito diverso, então te abre muitas possibilidades de negócios. Gosto do que eu faço, fico perseguindo crescer todo ano para melhorar cada vez mais a operação”.

No total, trabalham na empresa sete profissionais, quatro em seguros e três em áreas financeiras. A esposa de Wagner, Fabiana, atua na operação do Fidc. Eles têm dois filhos: Matheus, de 28 anos, formado em Engenharia da Computação, e Bruno, de 21, que está se formando em Marketing.

O mais novo começou a atuar na parte de seguros, e deve ser o sucessor nos negócios. “Fiz um acordo com ele, dividindo o resultado da operação, então agora abre a oportunidade de ganhos maiores à medida que operação for crescendo”, prevê.