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O que o seguro cobre?

Corretor: conheça as principais dúvidas dos segurados sobre o seguro residencial

Assistências estão entre os questionamentos mais frequentes e podem ser o diferencial para a venda do seguro residencial e fidelização do cliente

residencial
Imagem: Envato Elements

O brasileiro está contratando mais seguros. Entre os produtos que vem se destacando está o Seguro Residencial, inclusive mesmo depois da pandemia os números estão em alta. Apenas na Lojacorr, o produto apresenta aumento de 10,6% até o dia 15 de março, em relação ao mesmo período do ano passado, em contratação. Assim como, no ano de 2023 houve um crescimento de 29% em relação a 2022.

A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apontou um aumento de 25% no Índice de Penetração (IP) deste seguro entre 2017 e 2021. Contudo, Antonio Carlos Fois, diretor Regional Centro – Sudeste da Lojacorr, explica que mesmo com o crescimento desta demanda, mais de 75% dos lares brasileiros não possuem essa proteção. 

Entretanto, o que o corretor precisa ficar alerta é com as oportunidades de negócios. Além disso, estar atento ao que pode fazer a diferença na vida do segurado. Isso porque a maioria da população relaciona a proteção apenas do lar e seus pertences físicos, móveis e imóveis. Acima de tudo, muito mais do que proteger a casa, hoje os benefícios desse produto são diversificados, possuindo assistências extras. Assim como a cobertura de danos em eletrodomésticos e serviços voltados aos pets, que podem fazer parte do seguro residencial.  

Demandas e coberturas

Fois diz que, no seguro residencial, apesar da cobertura básica proteger contra incêndios, raios e explosões, há mais demandas que precisam ser atendidas pelas seguradoras. “Definitivamente, hoje um seguro residencial é completo. Além da cobertura básica, é possível contratar assistências e serviços. Entre eles, estão desde pequenos reparos, limpeza de caixa d’água, proteção do celular, da bicicleta, painéis solares, carregadores de carros elétricos, descarte ecológico de bens, seguro pet e até responsabilidade civil, que cobre possíveis danos ocasionados a terceiros”, explica. 

A estratégia das seguradoras foi trazer assistências para dentro do próprio seguro residencial. “Fica mais fácil contratar uma assistência e serviço dentro de um produto mais amplo do que contratar isoladamente. Então, os corretores recomendam sempre a contratação das assistências para que os segurados possam usufruir da gama de serviços oferecidos no caso de emergências e em outras eventuais necessidades”, expõe.

Oportunidades e dúvidas do Seguro Residencial

Em pesquisa divulgada em dezembro pela plataforma NPS Prism, os segurados valorizam mais aquelas assistências que possuem um perfil emergencial como os reparos, serviços de eletricista, chaveiro e encanador. É o caso da cobertura de danos elétricos em aparelhos da linha branca (eletrodomésticos), marrom (eletroeletrônicos), informática ou celular, lançado pela Zurich Seguros, que trouxe essa assistência como um diferencial, já que são serviços muito acionados no cotidiano das pessoas.

O corretor de seguros Edison Bueno Puga (@pugacorretora), que iniciou sua carreira há dois anos e hoje está se especializando no produto, explica que tem observado esse crescimento. Ele diz que fora a proteção de incêndio, roubo e furto, grande parte das pessoas procura contratar essa proteção pelas assistências que irão ter em sua residência. 

Edison Puga

“As principais dúvidas são com a proteção de vendaval (queda de árvores) e alagamento. Acredito que cada corretor tem inúmeras experiências, que não são comuns, como por exemplo, o desmoronamento que ocorreu no litoral de São Paulo. Com isso, é importante que o corretor sinalize os acionamentos e as coberturas utilizadas nesse tipo de acidente para mapear as informações dos segurados e poder orientar novos clientes em relação às suas principais dúvidas deste produto”, conta.