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Dicas

Consórcios: oportunidade para o corretor de seguros

6 dicas para gerar ainda mais confiança no consumidor e rentabilizar seu empreendimento

Consórcios
O mecanismo de consórcios registrou alta em bens móveis e imóveis.

Assim como o mercado de seguros continua numa crescente, o sistema de consórcios segue em alta. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), os dados do setor de seguros referentes aos seis primeiros meses de 2023 revelam que a arrecadação do setor de janeiro a junho deste ano foi de R$ 181,77 bilhões. Dessa forma, representa crescimento de 7,7% em relação ao primeiro semestre de 2022. 

Já a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostra que há 9,81 milhões de participantes ativos em julho, 10,5% acima dos 8,88 milhões no mesmo mês do ano passado. Acima de tudo, de janeiro de 2022 a julho deste ano, a modalidade completou dezenove meses de crescimento no volume de consorciados ativos. 

O mecanismo registrou altas de 34,6% nos veículos pesados; 20,7% nos eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; 19,9% nos imóveis; 11,7% nas motocicletas; e 3,6% nos veículos leves. Segundo André Duarte, cofundador da Lojacorr e diretor geral da Lojacorr Consórcios, sócia da BR Consórcios, o sistema é uma forma de construir uma carteira lucrativa, com segurança, em um mercado em constante crescimento. “A boa notícia é que consórcios e seguros podem seguir juntos para gerar negócios para o profissional corretor de seguros beneficiando o consumidor”, diz. 

Segredos do sistema de consórcios

Conforme dito por André Duarte, o sistema de consórcios é um mercado em crescimento. Detém 5% do PIB nacional, possui 9,7 milhões de participantes ativos e o ano de 2023 já vem superando os resultados do ano passado. “Desde 1961, o foco principal de consórcios permanece o mesmo: tornar o sonho em realidade. Hoje, o sistema registra alta em cotas vendidas, participantes ativos, contemplações e ticket médio”, afirma Duarte.

Sobretudo, o sistema possui ótimo potencial de remuneração com comissões e bonificações. Tem ainda um programa de incentivo com prêmios, amplo portfólio com variedade de créditos e prazos. “Dessa maneira, trata-se de uma opção que gera oportunidades para o corretor que é apaixonado por vendas, tem buscado crescimento profissional e quer fazer a diferença na vida das pessoas. Por isso, separamos alguns motivos para o corretor comercializar consórcios e vice-versa”, ressalta. 

6 motivos para comercializar consórcios

Diversificação de carteira e ampliação do portfólio de produtos:

Com o consórcio, o corretor amplia o portfólio de produtos ofertados em complemento ao seguro, tornando assim sua carteira ainda mais saudável, rentável e fiel.

Fidelização:

Quando o segurado passa a investir em consórcios, fortalece ainda o relacionamento do corretor com ele. Isso porque o consórcio é uma forma segura e planejada de investimento e o cliente tende a valorizar o suporte e a oferta do corretor para ajudá-lo em suas conquistas. 

Retenção de clientes a longo prazo:

Como o consórcio é um investimento de longo prazo isso significa que o corretor terá clientes engajados e por muito mais tempo. Do mesmo modo, aumenta a possibilidade de manter e fechar outros negócios durante esse período, mantendo os segurados sempre por perto.

Cross selling:

Planejar a troca de um carro pede consórcios. Um carro novo pede seguro. Isso serve também para os clientes de consórcio que passarão a ser segurado e vice-versa. Nesse ciclo positivo, o corretor aumenta sua receita, blinda sua carteira e conquista novos clientes. 

Custo zero:

O corretor não precisa fazer qualquer investimento para começar. A melhor forma de começar é oferecendo o consórcio para o segurado, seja na renovação do seguro ou nos intervalos de vigência para gerar ainda mais engajamento e presença. Essa simples atitude trará mais resultados para o corretor. 

Ótimo potencial de rendimento:

O comissionamento médio em consórcios é de 3,5%, isso sem contar com bonificações , viagens e premiações.

Case de sucesso

Edson Spadácio, corretor de seguros há 23 anos, está vivendo uma experiência positiva em relação ao sistema. Mais de 90% da sua carteira de seguros é de automóvel. “Nós tivemos um virada de chave quando um cliente em potencial nos deu a informação que havia fechado uma grande cota de consórcio no mercado. Ele disse que não fechou comigo porque não sabia que eu vendia consórcio. A partir daí a gente começou a treinar, procurar o produto e estamos vivendo um momento muito bom. As condições são atrativas e temos excelentes produtos no mercado. Além de melhorar os resultados financeiros da corretora, estamos oferecendo consultoria de investimentos e realizando sonhos dos nossos clientes”, conta.