Novo produto gera benefícios para investidores e acompanha o mercado financeiro
De olho no investidor, especialmente aquele com perfil mais conservador, que busca opções mais rentáveis do que a poupança e outras aplicações em renda fixa, a Lojacorr Consórcios, sócia da BR Consórcios, oferece um produto único e exclusivo no mercado: a Modalidade de Contemplação Acelerada (MCA). O produto tem como principais benefícios a possibilidade de diversificação da carteira de investimentos; correção pré-fixada do crédito superior ao CDI; segurança de um investimento com lastro em garantias reais e mais liquidez do que em operações financeiras com prazos equivalentes.
Segundo André Duarte, diretor da Lojacorr Consórcios, vice-presidente do Conselho de Administração da Lojacorr e cofundador, o produto busca acompanhar o mercado financeiro, analisando as variações, principalmente da taxa Selic, e os seus reflexos no mercado de financiamentos e investimentos. “Nosso objetivo é permanecermos competitivos e ao mesmo tempo buscarmos o melhor retorno para nossos investidores, e um custo menor aos compradores, quando comparado às opções de financiamento convencionais”, diz.
O MCA identifica os brasileiros que têm pressa para adquirir o bem (consorciado comprador) em relação àqueles estão poupando para uma compra futura (consorciado investidor), beneficiando todos os envolvidos. “O investidor coloca o dinheiro antecipadamente, sem pagar qualquer taxa por isso, e recebe a valorização do crédito. Do outro lado, o comprador paga bem menos que os financiamentos tradicionais e retira o bem em no máximo quatro meses”, reforça.
Números do setor
O Sistema de Consórcios contabilizou quase um milhão de novas cotas comercializadas no primeiro trimestre do ano, provocando R$ 68,95 bilhões em negócios, 24,8% maior que os R$ 55,24 bilhões anotados no mesmo período de 2022. A somatória de adesões registrou alta de 12,8%, ao avançar de 886,34 mil, para 999,40 mil no mesmo trimestre. Os destaques nas comercializações foram os percentuais de crescimento anotados nos veículos pesados, com 32,7%, e nos imóveis, com 22,0%. Essas são informações oficiais da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) que explica que os resultados são fruto da maturidade do consumidor que planeja o futuro ao controlar suas finanças pessoais.
Apenas com a Lojacorr, a produção de consórcios no primeiro trimestre de 2023 foi de R$ 13,29 milhões, sendo que no mesmo período do ano passado o montante era de R$ 8,12 milhões. De acordo com André Duarte, o sistema de consórcios tem apresentado crescimento na venda de cotas de veículos leves e pesados, imóveis e serviços, já que a modalidade permite uma aquisição variada de itens. “Além disso, o sistema de consórcios possui uma taxa de administração menor e mais atrativa quando comparada com a taxa de juros, o que contribui para o poder de compra da população e gera previsibilidade para o adquirente. Para nossa rede de corretoras é mais uma opção de produto a ser comercializada, ampliando as possibilidades de carteira. Já para o segurado e consorciado, o grande benefício é contar com mais alternativas de investimento e aquisição de bens e serviços”, acrescenta.
Caso de sucesso
A FNM Corretora de Seguros, atuante desde 2017 em Brasília (DF), comercializa, além de seguros, planos de previdência complementar e de saúde. A empresa está investindo ainda no comércio de consórcios desde 2018. Norberto Florêncio de Souza, sócio da corretora, explica que o conhecimento técnico do produto e detecção das necessidades dos clientes são as principais armas para o sucesso na comercialização do consórcio.
Recentemente, a corretora teve uma experiência bastante interessante na comercialização de consórcios que serviu de base para demais negociações. A empresa contou com o apoio do gerente Regional Norte, Nordeste e Centro-Sudeste da Lojacorr Consórcios, Mauro Alvim, que participou da operação junto à corretora em uma venda significativa. “Nesta situação, o gerente ajudou a fechar uma grande venda no valor de R$ 1,6 milhões, fato decisivo para a concretização do negócio, pois com seu conhecimento informou que o consórcio para aquisição de imóveis também servia para a aquisição de terrenos”, afirma.
Norberto Florêncio de Souza acrescenta que o suporte e contribuição do gerente, aliado ao bom relacionamento do corretor com o cliente, foram fatores importantes no fechamento da venda. “Acreditamos que esse foi um exemplo de que a habilidade comercial, o conhecimento sobre o produto e o bom atendimento são ferramentas complementares para uma venda que não retrata apenas o montante financeiro, mas principalmente a fidelização do cliente”, finaliza.