Por Margot Valmorbida. Economista, pós-graduada em Gestão Contábil e Financeira; em Cooperativismo de Crédito e em Direito do Seguro. É diretora da Protteges Seguros, de Florianópolis (SC), e influenciadora da Lojacorr.
Todos sabemos que a longevidade é um tema que cada vez mais vem sendo debatido por diversas vertentes, em função do envelhecimento da população mundial. Governos, seguradoras, entidades filantrópicas e vários outros grupos estão preocupados com o tema, pois estamos às margens de esse problema se tornar uma situação sem controle.
Vários estudos estão sendo feitos sobre o assunto, e o que mais preocupa é o despreparo da população em todas as áreas que o tema abrange: saúde, finanças e diminuição demográfica são os pontos mais relevantes.
Na saúde, a atividade física tem se mostrado cada vez mais uma fonte de eficiência para que as pessoas tenham melhora em sua qualidade de vida, assim como a questão da boa alimentação. Mas não podemos esquecer do plano de saúde, para que as pessoas adquiram cada vez mais consciência sobre a necessidade da medicina preventiva. Consultas e exames de rotina devem, cada vez mais, ser prática constante no cotidiano das pessoas. Além de todas as especialidades médicas, devemos inserir em nossa rotina preventiva consultas nutricionais e terapias voltadas à saúde mental da população, que se mostra cada vez mais preocupante. Diversos pesquisadores apontam que estas gerações são as que mais sofrem com doenças mentais e psicológicas na história da humanidade.
Outra vertente dentro da família são os pets. Sabe-se, também, que a quantidade de animais de estimação já supera a de filhos nas famílias atuais, gerando custos elevados, principalmente para as classes C e D. Esses pets também estão sujeitos a diversas doenças, o que gera altos custos para seus tutores, que muitas vezes não possuem plano de saúde para aplicar a medicina preventiva nesses entes que conquistaram seu lugar em nossos corações.
Na questão financeira, as projeções apresentadas são assustadoras, levando em consideração que a população economicamente ativa está diminuindo cada vez mais. Com isso, os recursos da Previdência Social vêm sendo reduzidos de forma alarmante ano a ano, o que torna essencial inserir o tema aposentadoria ainda antes de os jovens entrarem no mercado de trabalho. Assim, eles podem se preparar desde o início de suas carreiras para manter uma vida digna e sem preocupações no futuro.
A construção de patrimônio durante a vida profissional ativa é de suma importância para que isso aconteça. Dessa forma, avaliar diferentes possibilidades de investimento e contar com pessoas capacitadas para essa orientação faz toda a diferença para quem trabalha, mas não tem expertise no assunto.
E o que falar sobre tantas possibilidades de situações de infortúnio pelas quais podemos passar ao longo da vida? Acidentes, doenças graves e até mesmo a morte precoce. Nada disso costuma fazer parte de nossos planejamentos, mas todos estamos suscetíveis a qualquer um desses eventos, em qualquer fase da vida. E, então, mais do que em qualquer outra situação, devemos nos perguntar: estou preparado? E se acontecer… o que fazer?
Nós, da Protteges, contamos com um time de colaboradores especialistas para resguardar seu patrimônio afetivo e financeiro em qualquer fase da vida. Venha conhecer nossas soluções por meio de uma consultoria completamente gratuita e sem compromisso. Estamos à disposição para te preparar para um futuro feliz, tranquilo e seguro!