Facebook Pixel

Mercado de consórcios

BC divulga dados sobre mercado de consórcios

Panorama do Sistema de Consórcios registrou aumento das cotas vendidas em 2023

Mercado de consórcios

Após superar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o mercado de consórcios no Brasil continua a crescer, mantendo uma tendência de expansão sólida. Em 2023, foram comercializadas 4,14 milhões de cotas, representando um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo segmento de bens imóveis, cuja participação aumentou de 16% para 18,6% no total de cotas comercializadas ao longo do ano.

Segmento de imóveis em destaque

Os dados são do Panorama do Sistema de Consórcios (PSC), uma publicação anual do Banco Central que oferece uma visão abrangente do setor. De acordo com o relatório, a venda de cotas de bens imóveis registrou um aumento significativo, com quase 768 mil cotas vendidas em 2023, uma alta de 24% em relação ao ano anterior. O número de cotas ativas contempladas também subiu 10,8%, totalizando 102,5 mil.

O valor médio dos créditos para imóveis cresceu 14,6%, chegando a R$ 190,3 mil, enquanto o prazo médio dos novos grupos formados aumentou de 212 para 215 meses. Ao final de 2023, as regiões Sul e Sudeste concentravam 79,6% das cotas ativas de imóveis.

Com o aumento das cotas comercializadas em todas as categorias, o ano de 2023 terminou com 10,34 milhões de cotas ativas, um crescimento de 9,7% em relação ao ano anterior. Esse aumento foi observado em quase todos os tipos de bens. Do total de cotas, 1,58 milhão foram contempladas no período, um incremento de 10,2% em relação a 2022.

Automóveis ainda são preferência

Entre as contemplações, 42,6% dos créditos foram destinados a automóveis. Apesar de uma queda na representatividade nos últimos anos, o segmento de automóveis ainda é o maior dentro do sistema, representando 43,5% das cotas ativas, embora tenha havido uma redução de 1,6 ponto percentual. Em 2023, foram vendidas 1,68 milhão de cotas de automóveis, com o valor médio dos créditos aumentando 11,6%, atingindo R$ 61,7 mil. O prazo médio dos grupos também aumentou de 84 para 90 meses.

Cinco estados concentram mais da metade das cotas ativas em todas as categorias: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul.

A taxa média de administração dos grupos novos foi de 17,95%, um aumento de 0,28 ponto percentual em comparação a 2022. Em dezembro de 2023, a inadimplência no sistema era de 2,54%, uma redução de 0,61 ponto percentual.

O Banco Central regulamenta e supervisiona as atividades das administradoras de consórcios conforme a Lei 11.795, de 8 de outubro de 2008. Em 2023, as ações de saneamento do BC resultaram na saída de cinco administradoras do mercado, deixando 136 administradoras ativas, das quais 130 gerenciam grupos ativos, um número ligeiramente maior do que no ano anterior.

No sistema de consórcios, os participantes contribuem mensalmente com parcelas para a aquisição de um bem comum. Mensalmente, apenas alguns participantes recebem a carta de crédito para a compra do bem, por meio de sorteios ou lances. A adesão a um consórcio requer a assinatura de um contrato que define os direitos e deveres das partes, a descrição do bem, seu preço, o prazo de duração e número de cotas.

A Lojacorr e o mercado de consórcios

Desde 1996, a Lojacorr tem se destacado em todo o Brasil, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade para corretores de seguros. Porém, a Lojacorr vai além de uma simples rede de seguros; é uma comunidade dedicada à proteção e ao crescimento financeiro dos brasileiros. Agora, essa dedicação se estende ao mercado de consórcios, por meio de uma sólida parceria com a BR Consórcios.

Com a Lojacorr, os vendedores de consórcios podem oferecer uma variedade de produtos que atendem às necessidades de seus clientes, garantindo segurança e tranquilidade financeira. A Lojacorr está preparada para apoiar seus parceiros na aquisição de novos clientes para o mercado de seguros e na construção de um futuro financeiro seguro. Fale com a gente!