Por Amilcar Alves Saraiva, diretor da Padlock Corretora de Seguros, Unidade Leste São Paulo
Recentemente, temos visto nos noticiários vários incêndios acontecendo em empresas. O triste é constatar que muitas dessas empresas não têm seguro, por desconhecimento de achar que o seguro empresarial é caro.
A verdade é que o valor do custo de serviço é relativamente barato. É um produto um pouco mais caro que o residencial, lógico, porque cada empresa vai ter sua atividade e riscos a ela inerentes. Assim, um escritório de contabilidade tem muito menos risco do que uma empresa que manipula plásticos, que é um dos maiores riscos para se conseguir uma cobertura – mas consegue.
O seguro empresarial é importante porque protege o negócio contra perdas financeiras e imprevistos que podem afetar o patrimônio e a continuidade das operações.
Existem diversas coberturas para o seguro empresarial, como cobertura de dano elétrico, cobertura de roubo, cobertura de responsabilidade civil empregador, que vai proteger o empregado de um acidente dentro da sua empresa.
Por isso, é um seguro imprescindível. Quem tem uma empresa precisa botar na ponta do lápis e considerar esta proteção no seu custo, o seguro tem que estar previsto nas contas fixas assim como outras inegociáveis, como os impostos.
Para quem tem funcionários é ainda mais importante contar com o seguro, porque se acontecer alguma coisa e a empresa quebrar, não vai ter disponível o valor para poder recuperar o bem e arcar com as obrigações das famílias envolvidas.
Outra cobertura importante de se colocar é a de lucros cessantes. No caso de um incêndio, enquanto a empresa está fazendo todo o trâmite do pagamento do seguro e até mesmo da questão de se recuperar, de achar outro lugar, ou de reformar, o lucro cessante pagar um valor pelos dias não trabalhados, o que é muito importante para pagar os funcionários, as despesas, as dívidas, sem que tenha que tirar do bolso do proprietário. Vemos aí que não é só importante o valor da indenização de incêndio, mas toda a recuperação da empresa até que o negócio volte a funcionar.
As contas não vão parar de vir, é preciso ter um dinheiro para rodar enquanto aguarda a indenização do seguro.
O seguro empresarial pode ajudar a:
- Garantir a continuidade do negócio, permitindo que a empresa se recupere de imprevistos;
- Minimizar as perdas em casos de sinistros, permitindo que os empresários se concentrem no crescimento;
- Aumentar a credibilidade da empresa, pois muitas empresas exigem que os fornecedores ou parceiros comerciais tenham seguro empresarial;
- Proteger os funcionários, cobrindo danos materiais ou corporais, despesas médico-hospitalares, odontológicas e funerárias;
- Proteger os equipamentos eletrônicos, evitando a necessidade de investimento em novos equipamentos;
- Proteger contra riscos cibernéticos, como ataques de hackers e vazamento de dados.
Ao escolher um seguro empresarial, é importante revisar cuidadosamente, o corretor de seguros junto ao cliente, as opções de cobertura para escolher um plano que melhor se adeque às necessidades específicas da empresa.