Facebook Pixel

Artigo

Aqui contém Sabedoria

Marlise Arndt

Na obra ‘As sete leis espirituais do sucesso’, Deepak Chopra cita em vários trechos a Sabedoria da incerteza. Sempre fiquei curiosa para compreender melhor o tema, o tempo passa e quando vejo lá estou eu lendo novamente o livro. E hoje resolvi compartilhar com você algumas reflexões que podem, talvez, contribuir com suas.

A sabedoria da incerteza diz respeito a aceitarmos a impermanência da vida, desistir do apego rígido a um resultado específico, uma observação atenta à forma como as situações no cotidiano vão se apresentando, capacidade de adaptação, uma liberdade de se abrir para novas soluções, flexibilidade. 

Recentemente, vivemos o maior desafio coletivo de nossa geração: a pandemia de covid 19. A pandemia trouxe consigo uma grande lição: estamos todos à mercê da incerteza. Na verdade, sempre foi assim e antes tínhamos a pretensa ideia de que nós controlávamos nossas vidas. Me lembro de ficar repetindo muitas vezes: está tudo sob controle, não no meu controle… (risos) 

Podemos observar que todas as pessoas e empresas que se adaptaram, se flexibilizaram e aceitaram que a incerteza era parte da realidade, se transformaram, evoluíram, conheceram capacidades de soluções que antes nem poderiam imaginar. Ok, mas precisamos de mais pandemias para entender que sempre foi assim? 

Todos os dias, eu e você planejamos a vida e ela acontece de forma diferente do que imaginamos. Planejar, correr atrás de objetivos, termos intenções claras sobre onde queremos chegar, buscarmos nossa evolução, trabalhar para isso é nossa responsabilidade. O que podemos acrescentar é a flexibilidade e o desapego, porque, na maioria das vezes, as situações se desenrolam de maneira muito diferente ao planejado e os resultados são muito melhores ou piores do que poderíamos supor. 

Ao acolhermos a Sabedoria da Incerteza abrimos nossa mente para perceber as nuances da vida, os sinais do que realmente pode ser mais adequado, melhor. E ao contrário, na tentativa insana de controlarmos todos os detalhes ficamos fechados em soluções conhecidas, maneiras repetitivas de resolver problemas. Quando nos apegamos à uma ideia pronta, ficamos congelados à uma estrutura rígida que interfere no processo de criação, e perdemos a fluidez e a flexibilidade que são tão importantes para a nossa qualidade de vida. 

Renuncie todos os dias ao seu apego ao conhecido e mantenha-se aberto para novas possibilidades, novas formas de ver as mesmas situações, de maneira criativa e leve. Com certeza, todas as vezes que experimentamos viver momentos assim, sentiremos mais paz e tranquilidade. Não dá para brigar com a Vida, a Sabedoria da Incerteza faz parte dela. Vamos continuar trabalhando para realizar nossos objetivos, sonhos e metas, entretanto entre o que objetivamos e o resultado final existem infinitas possibilidades, e poderemos mudar de direção todas as vezes que encontrarmos um ideal maior, descobrir algo mais empolgante no caminho. Quando vamos assimilando esta Sabedoria, não nos sentimos obrigados a forçar soluções já conhecidas e nos permitimos novos caminhos. No momento presente encontram-se muitas oportunidades. É preciso estarmos alertas e atentos.
Evitemos a imposição rígida de nossas ideias sobre como as coisas devem ser, aqui contém sabedoria!

Abraços e até a próxima.