O Seguro Automóvel é a apólice mais contratada no Brasil. Cerca de 90% dos seguros vendidos são para essa modalidade. O fato é que o que mais impulsiona ainda a contratação do Seguro Auto é a cultura do brasileiro de proteger o bem, mas também o alto índice de roubos de veículos e acidentes. Além disso, o aumento dos preços dos seguros tem sido um desafio para o corretor em 2023.
Dessa maneira, é importante que o corretor busque maneiras de oferecer diferenciais competitivos para apoiar o segurado na contratação e renovação do Seguro Auto. Acima de tudo, o profissional deve encontrar soluções que ajudem o segurado, mas também que caibam no bolso. Por isso, o Portal Corretora do Futuro separou algumas dicas para servir o corretor nesta jornada.
Estar presente
Já é sabido que estar presente na vida do cliente torna a demanda mais próxima da realidade dele. Entretanto, aquele cliente que tem o contato com o corretor apenas na renovação, acaba estando distante das melhores soluções. Por isso, oferecer assistências na apólice faz com que o corretor esteja mais presente. Isso porque o cliente que contrata um seguro precisa tangibilizar a sua compra. Com a assistência, essa realidade passa a fazer parte dessa operação. Todavia, independente do cliente aceitar, o corretor deve oferecer mais opções de proteção para o automóvel.
Regis Melo, líder Comercial da Maxpar, empresa do Grupo Autoglass, afirma que hoje existem mais de 80 soluções inovadoras e adaptáveis junto ao mercado segurador e empresas parceiras. “Algumas dessas soluções entregam muito valor ao corretor e proporcionam maior qualidade de atendimento ao segurado”, explica.
Pequenos reparos no Seguro Auto
Com a alta dos preços dos veículos novos, a indústria da reparação automotiva ganhou força nos últimos anos com a valorização dos seminovos. Além disso, essa é uma indústria que tem recebido a cada ano mais tecnologia embarcada e só tende a ampliar o leque de inovações. Dessa forma, a funilaria e a pintura veicular vem sendo mais valorizadas inclusive no Seguro Auto.
Diversas companhias, como HDI, Liberty e Sompo, já oferecem opções de assistência de pequenos reparos, conhecidos também como reparos abaixo da franquia. Essas soluções estão em assistências do Seguro Auto com valores bem acessíveis. Há cobertura para todas as partes plásticas ou de metal do veículo, para riscos superficiais e profundos.
Regis Melo conta que esse produto veio para preencher a lacuna do mercado em danos que não atingiram a franquia de casco, mas com elevado nível de qualidade. A franquia desse serviço está entre R$ 150,00 e R$ 190,00 para até mil reais de mão de obra. Além disso, não afeta a classe de bônus e o desconto na renovação do seguro.
Roda, pneu e suspensão
Considerando que são 61 milhões de veículos em circulação no Brasil e apenas 30% da frota é segurada, segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), há um mar de possibilidades do mercado de seguros. Já a Confederação Nacional do Transporte (CNT) informa que 66% das estradas no país estão péssimas, ruins ou regulares.
Por isso, uma segunda assistência que vem conquistando o coração dos segurados e proporcionando muitos benefícios aos corretores é a de ‘Roda, Pneu e Suspensão’. Segundo Regis Melo, seis companhias oferecem essa assistência no Brasil e a franquia também é acessível. Hoje está entre R$ 120,00 e R$ 150,00.
A assistência pode ser usada uma vez durante a vigência do seguro para um pneu, uma roda e uma suspensão. “Entretanto, pode ser feito apenas um acionamento por vigência. A assistência pode ser contratada em seguros novos, renovações e endosso com troca de veículo, mas não pode haver endosso no mesmo veículo”, conta o especialista. Ele informa que o acionamento não afeta também a classe de bônus e o desconto na renovação. O limite é de R$ 15 mil para pneu, roda e suspensão.
Riscos excluídos:
- Pneus com tecnologia Run Flat (são feitos para rodarem mesmo quando estão furados, sem causar danos à roda);
- Mudanças nas características técnicas dos veículos, tais como mudança de aro);
- Pneu careca, quando o cliente assume o risco da operação perde o direito a cobertura.
*O pneu importado testado com certificação não está excluído.
*Existe também para moto essa assistência e três companhias já trabalham com o produto.
Produtos acessíveis no Seguro Auto
Em tempos em que o Seguro Auto está mais caro, as companhias e os corretores precisam flexibilizar para caber no bolso do consumidor. Marcia Radavelli, diretora Regional Comercial SP Interior da Zurich Seguros, diz que mudar um pouco o perfil dos clientes, oferecer produtos mais baratos ou parciais para aqueles carros com menor valor ou mais antigos, pode ampliar a cultura do seguro nesse público, além de estender a base segurada.
Mario Henrique Cavalcante, diretor adjunto de Auto e Residência na Liberty Seguros, reforça que o corretor deve oferecer a cobertura parcial, mais simplificada, para criar essa experiência no cliente. É possível inclusive iniciar com RCF, que é a Responsabilidade Civil Facultativa (RCF), mais conhecida pelo segurado como seguro contra danos causados a terceiros.
Garantia estendida
O seguro de Garantia Estendida fornece ao segurado a extensão temporal da garantia do fornecedor de um bem adquirido. Entre as opções estão extensão da garantia original; extensão da garantia original ampliada em que é possível contratar novas coberturas; e extensão da garantia reduzida. Há ainda a possibilidade de cobertura de complementação de garantia, simultânea a do fornecedor.
A Usebens Seguradora, por exemplo, estende a garantia de fábrica ou legal do veículo para reparo em danos no motor, caixa manual ou automática, sistema de arrefecimento, sistema de direção, sistema de ignição eletrônica, freios, sistema elétrico, sistema de ar-condicionado, sistema de suspensão, motores com turbo compressor, componentes do sistema de injeção de combustível e high-tech do veículo segurado.