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Vendas

10 Dicas para ter sucesso com o Seguro Auto

Vender seguro autos com sucesso requer análise do mercado e construção de relacionamentos com o cliente

seguro auto
Crédito: Envato Elements

O Seguro Auto é o mais procurado no Brasil, o que já é de conhecimento do corretor de seguros. Além disso, é o ramo em que há mais corretores comercializando. Trata-se de um produto de entrada para o corretor começar sua carreira e o relacionamento com segurados. Inclusive, de janeiro a outubro do ano passado, em arrecadação, o produto somou R$ 46,1 bilhões, crescendo 11,7%, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg)

A entidade divulgou que o setor segurador pagou mais de R$ 188 bilhões em indenizações, benefícios, resgates e sorteios nos dez primeiros meses do ano, valor 3,3% acima do montante pago à população no mesmo período de 2022. A Confederação estima, ainda, que o mercado segurador cresça 11,7% em 2024. 

Por outro lado, mesmo em crescimento, há desafios. Por isso, é fundamental que o corretor de seguros tenha suas estratégias para vender seguro auto bem planejadas para serem eficientes. É o que afirma Paolo Andrea Bonazzi, gerente comercial da Lojacorr. Entender as necessidades dos clientes, se manter atualizado com as tendências do mercado e saber comunicar o valor dos produtos são habilidades básicas para o sucesso. 

“Não estamos apenas falando sobre vendas, mas sobre entender, conectar e oferecer soluções que ressoem com as necessidades únicas de cada cliente. Sendo assim, perceber as necessidades dos clientes, estar atualizado com as tendências do mercado e saber comunicar o valor dos produtos são habilidades indispensáveis nas estratégias para vender seguro auto”, afirma.

Melhores estratégias para vender seguro auto

Melhores estratégias para vender seguro auto

Para melhorar os resultados nas vendas de seguro auto, o corretor pode usar estratégias que, se bem aplicadas, serão extremamente valiosas para a sua trajetória. Segundo o gerente, o segredo está em superar o esperado e adotar atitudes que façam a diferença na vida dos seus clientes. “Afinal, uma venda de sucesso se destaca pela habilidade de compreender, adaptar-se e oferecer valor excepcional. Para isso, separamos 10 dicas para transformar a abordagem de vendas, desde a análise de mercado à construção de relacionamentos com os clientes”, diz. 

Conhecendo o mercado de perto 

Explore as oportunidades e fique de olho nas tendências do mercado de seguro auto. Em primeiro lugar, o corretor deve mergulhar em dados e estatísticas, padrões de comportamento de consumo. “Você vai começar a entender o que seus clientes realmente procuram e ajustar sua abordagem para se conectar ainda mais com eles”, conta.

Criando estratégias de vendas

Identifique necessidades, apresente os benefícios e, se sentir uma resistência, mostre o valor além do valor monetário do seguro auto para ele. “Definitivamente, o segredo está em buscar estratégias não apenas inovadoras, mas que sejam realmente eficazes. Uma abordagem certeira pode transformar objeções em oportunidades únicas”, ressalta Paolo Bonazzi.

Faça uma oferta sob medida 

Perceba que cada motorista tem necessidades únicas. Adapte o seguro auto para atender a essas especificidades. Em suma, aponte os benefícios e sublinhe o que torna sua oferta indispensável para o dia a dia no trânsito. “Além de oferecer proteção, você também cria uma experiência única e uma relação de confiança duradoura”, acrescenta o gerente.

Construindo relacionamento

A boa comunicação é o primeiro passo para construir uma relação de confiança. Dedique tempo e atenção para entender o que seus clientes precisam e desejam. “Acima de tudo, atender às expectativas deles é o segredo para garantir a satisfação, pode ter certeza!”, aconselha.

A tecnologia é sua aliada

Use ferramentas digitais para tornar o processo mais ágil e prático. Por exemplo, plataformas de CRM podem ser grandes parceiras para gerenciar seus clientes de seguro auto de forma mais eficiente e organizada. “Aposte na inovação para deixar seu trabalho mais produtivo”, sugere.

Aprender sempre

Ficar por dentro das novidades é fundamental. Conheça os produtos de seguro auto mais recentes e as últimas tendências do mercado. Contudo, dedique um tempinho para fazer cursos, participar de workshops e seminários. “Aprender sempre é o segredo para crescer na carreira e se destacar”, menciona Bonazzi.

Atenção ao pós-venda

Um atendimento pós-venda de qualidade faz toda a diferença. Nesse sentido, não esqueça de fazer follow-ups regulares e resolver qualquer questão rapidinho. Construir uma relação duradoura é a melhor maneira para fidelizar seus clientes. “Afinal, quem não gosta de ser bem tratado mesmo depois da venda fechada?”, lembra.

Gestão na prática 

Coloque em prática estratégias para reter clientes e renovar contratos. Fique de olho em oportunidades de oferecer algo a mais ou produtos complementares. “Assim, você não só mantém seus clientes atuais, como também aproveita ao máximo cada oportunidade de venda”, fala.

Aposte no marketing pessoal e networking

Trabalhe em seu marketing pessoal e dê aquele brilho à sua marca. Construa uma rede de contatos sólida e variada. Quando você promove a si mesmo e mantém boas conexões, oportunidades incríveis podem aparecer. “Um bom networking é a chave para abrir muitas portas!”, expõe.

Medindo e ajustando a rota

Hora de avaliar como está a jornada. É importante parar e analisar como estão indo suas vendas. Observe sua performance e não tenha medo de ajustar suas estratégias quando precisar. Defina metas claras e realistas que te ajudem a visualizar e guiar seu progresso. 

“As estratégias aqui apresentadas não são apenas teorias, mas passos práticos que podem ser aplicados no seu dia a dia. O caminho não é fácil, mas com bastante foco e determinação, você está pronto para alavancar suas vendas e se destacar no mercado de seguro auto”, finaliza Paolo Bonazzi.