Facebook Pixel

Comportamento

Que marcas você tem em sua vida?

“As marcas podem surgir da história de nossa vida, das memórias agradáveis e as desconfortáveis (por vezes, traumáticas). Como compreendemos cada uma delas vai direcionando o nosso jeito de ser, de nos posicionar na vida”

As marcas estão presentes em nossa vida, mesmo antes de nosso nascimento. Os que vieram antes de nós deixaram marcas com a guerra, inovação, exploração, construção, transmitiram a cultura, os costumes e valores, o jeito de negociar, trabalhar, morar, se vestir e muito mais. 

O nosso nome com sobrenome também é nossa marca, carregada de significados dos nossos ancestrais. 

As marcas também podem surgir da história de nossa vida, das memórias agradáveis e as desconfortáveis (por vezes, traumáticas). Como compreendemos cada uma delas vai direcionando o nosso jeito de ser, de nos posicionar na vida, nosso propósito, dons, valores, personalidade, profissão, relacionamentos, as soft e hard skills e outras possibilidades. 

Tem a marca da relação que estabelecemos com as pessoas e com o mundo, o legado, que fará que continuemos na vida, mesmo não estando mais fisicamente nela. É como se fosse o recall (a forma que a marca será lembrada quando mencionada), o que será dito e/ou sentido sobre nós quando nosso nome for falado em nossa ausência. 

Que marcas você tem em sua vida? Quais gostaria de ressignificar e quais desejaria destacar? Que marcas gostaria de deixar?

O autoconhecimento contribui muito para responder e agir nessas respostas. Há várias formas para fazer isso, uma delas é conhecendo as Caixinhas de Atitude, do publicitário José Oliva.A que faz referência a marcas, chama-se ‘Abra Para Lembrar. Leia para Construir’. Ela traz o cartaz cujo texto pergunta “Afinal, que marca você pretende deixar neste mundo?”. Ou seja: como você pretende ser lembrado ou lembrada? O que pretende fazer para retribuir pela vida que usufrui? Junto do cartaz vem um jogo da memória, no qual as peças são fotos de marcas que o homem deixou na arquitetura do mundo. No verso de cada peça do jogo, você lê expressões que traduzem virtudes, valores, sentidos, necessários à construção da verdadeira casa que somos nós mesmos, e para deixar uma marca forte, o que só se deixa pensando verdadeiramente nos outros.

Essa caixinha também pode ser instrumento do trabalho da psicologia (ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social). A psicoterapia que tem o objetivo de auxiliar na metodologia de olhar para si, para o outro, para o meio e a influência mútua entre essa tríade, auxiliando a reconhecer seus dons, praticar suas habilidades, trazer bem-estar (sensação de segurança, satisfação e conforto), saúde e a ressignificar traumas emocionais (que podem paralisar ou desorganizar o comportamento, gerando um prejuízo a pessoa. Algumas técnicas, como a dessensibilização sistemática, podem ajudar a reduzir esses danos do trauma. Como descreve Freud, “a cura não vem do esquecer, vem do lembrar sem sentir dor”.

A linha do tempo também é um exercício que pode auxiliar a se conectar com as marcas que você tem e as que pretende deixar na vida. Como funciona: 1) você faz uma linha; 2) escreve os pontos importantes de sua vida (os que já passaram e os que pretende estabelecer no futuro). Segue exemplo abaixo para ilustrar.

A Rede Lojacorr, que traz a marca de proteção aos brasileiros, oferta há sete anos, em parceria com a Em Si Psicologia, o benefício de psicoterapia a todos os colaboradores da sede e um valor diferenciado para corretores e dependentes legais. 

Como diz José Oliva, “a gente só deixa uma marca de verdade no mundo quando usa as qualidades, as virtudes  que tem para fazer o bem para alguém.”

Que as melhores marcas sejam deixadas para e por você!

Carolina Quintino (CRP 08/13621) atua como psicóloga clínica atendendo colaboradores na Rede Lojacorr. Formada em Psicologia em Análise do comportamento, pós-graduada em Gestão de Pessoas e Liderança, experiência como psicoterapeuta (atendimento em consultório e empresa), avaliação psicológica e em recursos humanos (gestão de pessoas, recrutamento, seleção e treinamento). 

www.linkedin.com/in/carolina-quintino