Facebook Pixel

Sandbox

Susep anuncia 3ª edição do sandbox regulatório

O foco é a promoção da transformação e da inovação tecnológica no mercado de seguros

Ecologia e tecnologia são focos do sandbox Susep

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou um edital para a 3ª edição do sandbox regulatório, um programa que promove a inovação no setor de seguros em um ambiente experimental com exigências regulatórias diferenciadas. As edições anteriores aconteceram em 2020 e 2021.

Nesta nova rodada, o foco será em projetos que promovam a transformação ecológica e a inovação tecnológica, alinhando-se à agenda do governo federal. O edital permanecerá aberto indefinidamente.

“O Brasil está num momento oportuno para viabilizar a criação e aprimoramento de tecnologias voltadas para o bem-estar social, internalizando centros decisórios e construindo um sistema de inovação com sentido distributivo”, declarou o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, em nota oficial.

A Susep busca estruturar uma parceria para financiar esses projetos e já iniciou conversações com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As empresas aprovadas poderão operar no ambiente experimental por até 36 meses e, dentro deste prazo, podem solicitar a autorização definitiva de operação, desde que cumpram os requisitos necessários. Nas edições anteriores, 21 empresas participaram, e duas já receberam autorização definitiva.

Até abril deste ano, as empresas participantes do sandbox emitiram R$ 145,8 milhões em prêmios, com destaque para seguros de automóveis, celulares, dispositivos eletrônicos, assistências e outras coberturas.

“Esse cenário é um sinal positivo tanto para as empresas participantes quanto para o setor segurador como um todo, impulsionando a inovação e a competitividade”, afirmou Júlia Lins, diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta da Susep. Clique aqui para acessar a página oficial.