No Brasil, a capacidade instalada de produção de máquinas agrícolas e rodoviárias é de 125 mil unidades por ano (dados de 2018). De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de 1960 a 2020 foram produzidas 2,81 milhões de unidades. Segundo o anuário da entidade, o faturamento do setor em 2022 ultrapassou os R$ 9,3 milhões e exportou em 2023 R$ 419,8 milhões.
O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Santa Maria (RS) explica que a mecanização agrícola permite ampliar as áreas cultivadas ou a escala de produção, sendo que a manufatura das primeiras unidades de tratores no Brasil se iniciou em 1960. O Censo Agropecuário do IBGE de 2017 divulga que existem 1.229.907 tratores em 734.280 estabelecimentos agropecuários no Brasil.
Com a inovação das máquinas, aquecimento do agronegócio e renovação das frotas, há um movimento crescente também no setor de seguros de RD Equipamentos ou Seguro de Riscos Diversos para Máquinas e Equipamentos. Trata-se de uma proteção contra danos causados por eventos externos acidentais, incluindo incêndios de qualquer tipo e roubo/furto qualificado, que possam ocorrer durante a operação, transporte ou permanência desses equipamentos da linha amarela. Este seguro abrange máquinas como colheitadeiras, plantadeiras, tratores, pulverizadores, entre outros.
Inclusive, hoje, a Lojacorr possui grandes parceiras que comercializam esses produtos. Entretanto, cada uma tem suas peculiaridades de coberturas e soluções. É papel do corretor de seguros observar cada particularidade aceita ou não pela companhia e orientar o segurado sobre a mais adequada. Existem casos, por exemplo, que se a máquina for furtada e não tiver vestígios da atuação dos bandidos, estará sujeito a perder a indenização do seguro. Da mesma forma que há situações em que se o segurado emprestar o trator também perderá a cobertura.
Se formos fazer uma comparação simples, funciona igual com o seguro auto. O segurado também precisa informar o condutor, local em que o veículo passa a noite, estacionamento fechado ou aberto, e diversas outras questões ligadas à proteção do carro. Para tratores existe a mesma lógica, com variações de acordo com a companhia. Por conta disso, como especialista no produto, alerto que há coberturas para veículos mais antigos, outras apenas para condutores registrados e algumas excluem florestal. Há também algumas companhias que oferecem coberturas básicas e o corretor precisará incluir as necessidades de acordo com o perfil do segurado.
Para que o corretor possa entender um pouco mais, existem quatro tipos de ramos nesse segmento de RD Equipamentos. São eles: Benfeitorias (Ramo 30), Penhor Rural (Ramo 62) e Equipamentos (Ramo 71). Todos eles têm tido aumento de procura, o que é uma oportunidade para o corretor. Por outro lado, foram vendidas menos máquinas em 2023 que em 2022. Entretanto, há perspectivas de que 2024 feche com aumento nas vendas, inclusive devido aos juros mais baixos para que o produtor tenha incentivos para renovar a frota.
Nesse ínterim, é necessário que o corretor que deseja entender e oferecer seguro RD Equipamentos acompanhe a economia do país. Para que ele possa observar os movimentos em prol do aquecimento do setor e, por sua vez, do seu próprio negócio. Há sim companhias que aceitam os riscos de máquinas até 50 anos. Por outro lado, há chances também de uma melhora nas vendas de máquinas novas. Isso porque, como falamos acima, os modelos mais novos estão mais inovadores e com tecnologias mais avançadas de mecânica e elétrica. Assim, facilita a operação pelo produtor, que por sua vez aumenta sua produtividade e diminui sinistros de usabilidade.
Em outra perspectiva, há também que se levar em conta que o valor do seguro de um trator é muito menor que o do seguro auto. Todavia, há sinistralidade de roubos, incêndios e acidentes destas máquinas que podem incomodar o produtor rural. Mesmo assim, ainda falta conscientização do produtor sobre a importância do seguro. Mas aqueles que são mais conscientes acabam inclusive contratando seguro de vida para ele, sua família e funcionários. É nosso papel como corretores de seguros aumentar o aculturamento do seguro nesse nicho de mercado, que move 23,8% do PIB brasileiro.
Na nossa corretora, DTRES Seguros, buscamos conhecer cada vez mais esses produtos por sermos especialistas nestes ramos. Após duas décadas de expertise em finanças, agronegócios e seguros, procuramos ter um olhar atento às particularidades de cada cliente para transmitir a confiança necessária para deixá-los tranquilos, seguros e satisfeitos.