Previdência privada e seguro de vida individual estão entre as soluções que corretoras de seguros e companhias seguradoras vêm oferecendo e buscando conscientizar a população 60+ sobre a necessidade. Entretanto, esses já são produtos triviais e o mercado segurador requer inovação.
Isso porque o Brasil está ficando mais velho. Definitivamente, a taxa de natalidade está em queda, conforme uma tendência mundial. A taxa de fecundidade brasileira caiu para 1,6, de acordo com o Relatório sobre a Situação da População Mundial, chamado de “8 Bilhões de Vidas, Infinitas Possibilidades” do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Nesse sentido, o mesmo relatório informa que a expectativa de vida global atingiu a média de 72,8 anos. Entre a população idosa, a faixa etária mais expressiva é de 65 a 69 anos. O grupo representa 7,9 milhões de brasileiros. Já a faixa com 80 anos ou mais são 4,6 milhões. O Brasil também tem outros 37.814 habitantes com 100 anos ou mais, em conformidade com o último Censo de 2022. Da mesma maneira, hoje a expectativa de vida do brasileiro é de 77 anos, aponta o IBGE. A projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que, até 2100, a porcentagem de idosos no país subirá para 40,3% da população, que era de 15,1% em 2022.
Munidos desses dados, a economia do envelhecimento busca oportunidades de mercado para atender essa alta da população sénior. Entre as soluções que mais crescem no Brasil estão as casas de idosos, também conhecidas como as ILPIs (Institutos de Longo Permanência para Idosos) ou Senior Living, que inovaram seus conceitos oferecendo muito mais que repouso. Hoje, há opções com terapias, dança, música e muito entretenimento para os 60+. Por outro lado, cuidar dos idosos requer técnica, inovação, dedicação, muita atenção, e uma pitada importante de empatia e carinho. Para isso, a inovação não para.
Case inovador para os 60+
A MAPFRE Seguradora acaba de lançar um produto inédito no Brasil. Um seguro empresarial para instituições de longa permanência. O objetivo é buscar garantir a integração dos aspectos de sustentabilidade ao próprio negócio. O novo produto posiciona a seguradora como referência para o público 60+ ao trazer soluções inovadoras que podem melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. Além disso, reflete o compromisso de proteção e cuidado para todas as etapas da vida.
Além de estar alinhado com a estratégia de sustentabilidade da MAPFRE, esse projeto também atende à demanda de um segmento de mercado com grande potencial de crescimento no Brasil. O produto é o primeiro do projeto que a empresa chama de MAPFRE Sênior e inclui Serviços e Assistências com proteção à estrutura física, administrativa, legal e operacional. Em suma, por meio desses serviços, as ILPIs ou Senior Living estarão protegidas em caso de intercorrências e poderão contar com pacote de assistências emergenciais personalizadas para este perfil de cliente.
O novo produto resolve ainda uma necessidade do segmento de ILPIs, que antes precisava contratar diversas coberturas de forma descentralizada e com proteções tradicionais do mercado. Além disso, já está mapeado pela companhia aumentar o portfólio para reforçar a estratégia voltada ao público 60+, com iniciativas e produtos voltados também às pessoas físicas e familiares de idosos.
Planejamento estratégico global
Segundo Ivo Fumyo Kanashiro, superintendente de Sustentabilidade da Mapfre do Brasil, o produto faz parte de um projeto que é fruto de um planejamento estratégico global com seus desdobramentos no Brasil. “A MAPFRE acredita que o público sênior é uma oportunidade de negócio. Por outro lado, o nosso objetivo é encontrar soluções para este público, a partir de estudos, pesquisas e entendimentos de reais necessidades. Nos próximos meses já teremos mais novidades para o público 60+”, afirma.
Com esse projeto, foi possível identificar a jornada de vida do Público Sênior, no qual, após um período de independência, existe uma necessidade de dependência. Assim, surgiu o seguro empresarial para proteger este empresário e, consequentemente, o público 60+. “Buscamos ouvir as pessoas para entender a demanda e prover um impacto social positivo por meio do seguro e deste projeto. Internalizamos isso, inclusive, oferecendo proteção para o mesmo público que desejamos cuidar: os 60+, e isso é uma inovação social”, acrescenta.
Dessa maneira, a companhia uniu as áreas de sustentabilidade e produtos para integrar aspectos ESG e tirar do papel esse desafio. Kanashiro destaca ainda que essa transformação promove uma mudança na sociedade. “Essa transição comportamental precisa ser estudada e atendida. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a mesma quantidade de jovens é a de idosos, fazendo toda a economia do envelhecimento crescer. Ao proteger as ILPI’s, o empreendedor pode focar ainda mais no seu negócio”, valida, acrescentando que o último censo divulgou que existem 7 mil ILPI’s no Brasil e a MAPFRE quer ser a companhia que mais apoia esses empreendedores. “E não só isso. Queremos estar cada vez mais na jornada do sênior, no período de independência e dependência”, finaliza.