Em 2024, o Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindseg PR MS) comemora 100 anos de atuação. Para celebrar esse marco, a entidade está promovendo Ciclos de Palestras com informação, conteúdo, tendências e análises do mercado segurador nacional.
Na última terça, dia 16, o Sindiseg PR MS realizou o 3º evento do Ciclo de Palestras do Centenário. O presidente da entidade, Altevir Prado, abriu o evento, que contou com cerca de 170 funcionários de seguradoras, corretores e autoridades presentes. Em suma, ele destacou a satisfação em contar em um só evento com três personalidades do setor.
O encontro do Sindseg PR MS, realizado no auditório do Palácio Avenida, em Curitiba (PR) teve a participação dos CEO`s das três grandes companhias seguradoras com sede no Paraná, Edward Lange (Sancor), Roque de Holanda (Junto) e Ricardo Iglesias (Centauro), protagonizaram um evento de altíssimo nível.
Produtos e tendências do mercado segurador
De antemão, os executivos levaram atualizações e aprofundamentos importantes sobre os ramos de seguro em que as suas companhias atuam, agrícola, garantia e benefícios, respectivamente.
Em princípio, Edward Lange mostrou que o Brasil é o maior produtor mundial de alimentos. Contudo, segundo ele, não vem dando o devido cuidado à sua produção, tanto do ponto de vista do investimento do governo em subvenção, quanto na conscientização dos produtores sobre a necessidade do seguro agrícola.
Por outro lado, Roque de Holanda apresentou dados que mostram o vasto número de obras paradas no Brasil, fez uma análise crítica dos avanços da Nova Lei de Licitações. Ele destacou ainda o potencial do Seguro Garantia com cláusula de retomada para mudar este cenário. Assim, garantir que as obras iniciadas sejam entregues à sociedade.
Já Ricardo Iglesias fez uma análise da evolução dos seguros de benefícios no Brasil. Do mesmo modo, citou alguns produtos que deixaram de existir e outros que foram retomados. Também avaliou que o uso da Inteligência Artificial e outras tecnologias serão questão de sobrevivência para as seguradoras tradicionais. Isso se considerar os tempos de acirramento da competição e entrada no mercado de empresas de base tecnológica.
Números e expectativas
O presidente do Sindseg PR MS, Altevir Prado, destacou recentemente que nas bases em que a entidade atua o setor está otimista. A expectativa de crescimento do setor de seguros no Paraná é de 12% em 2024. O segmento que mais impulsiona o setor de seguros é o de automóvel. Entretanto, no primeiro bimestre do ano outros itens cresceram entre os clientes.
Para este ano, o destaque na expansão é o segmento de Danos e Responsabilidade, que deve subir 16,8%. O gestor explica que apesar de ser um produto da área privada, ele também protege a sociedade. A meta do setor é ter uma participação de 10% no PIB (Produto Interno Bruto) nacional até 2030. No ano passado, o setor arrecadou R$ 388 bilhões.