Para pequenas, médias e grandes empresas, o seguro empresarial é o produto de seguro destinado a pessoas jurídicas para proteger o negócio de perdas decorrentes de incêndios, roubos, eventos climáticos, danos elétricos, entre outros. Apenas nos últimos anos, grandes fatalidades ocorreram em empresas brasileiras, que, quando não possuem apólices de seguro, quebram organizações e deixam muitas famílias sem seus empregos e renda.
Sobretudo, não se trata de um seguro obrigatório no país, mas tem por objetivo preservar a saúde financeira das organizações em casos de sinistros. Contudo, é importante considerar que no Brasil, atualmente, são mais de 22 milhões de empresas ativas no país. E o seguro empresarial obteve um dos melhores desempenhos dentro do segmento de danos e responsabilidades em 2023.
Segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), de janeiro a outubro, a arrecadação foi de R$ 3,2 bilhões, crescimento de 19,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Apenas na Lojacorr, o seguro empresarial cresceu 17,2% de janeiro a abril de 2024.
De acordo com o corretor de seguros, Marcelo Atauri Cardelli, proprietário da Mac Pointer Corretora de Seguros desde 1994, o seguro empresarial é visto como um investimento primordial. Isso porque garante a integridade financeira das empresas de qualquer tamanho, caso ocorra um evento que possa colocar em risco a continuidade do negócio.
Entretanto, esse é um seguro bastante complexo, já que tem coberturas específicas e especiais. Desse modo, entre as coberturas estão, como exemplo, danos elétricos; responsabilidades civis; danos morais; furtos; vidros; vazamentos; e serviços diversos como chaveiro, reparos em geral.
“Definitivamente, as coberturas estão entre as principais dúvidas dos segurados. Por isso, é primordial conhecer bem o produto para oferecer as opções mais adequadas ao empresário. Inclusive, o ramo está crescendo bastante, o que faz com que o corretor precise estar cada vez mais preparado para essa demanda. Conhecimento e empatia do corretor de seguros são imprescindíveis para amparar esse aumento de contratações de apólices”, explica.
Oportunidades do seguro empresarial
Devido aos grandes riscos de sinistros em empresas, é dever do corretor de seguros enfatizar melhor a cultura do seguro empresarial. Da mesma forma, levar aos clientes mais conhecimento sobre as alternativas e coberturas. Apresentando esse produto como um investimento e desmistificando de que se trata de um seguro caro. Algumas opções podem chegar a menos de 1% do valor da empresa e garantem uma cobertura ideal para cada caso.
Por outro lado, as empresas não conhecem as demandas que possuem. Por isso, ao conhecer a realidade delas, o corretor de seguros passa a observar as características do imóvel, a forma de armazenagem e a operação. Assim, consegue indicar todos os riscos a que a empresa está sujeita, buscando a melhor opção para aquele negócio.