O sistema de consórcios está em franco crescimento. Dessa maneira, tem sido uma oportunidade de mercado para o corretor de seguros que, além disso, oferece diversos benefícios para o consumidor. O aumento do sistema, registrado no ano passado, permanece até 2024, retratando alta nas vendas de cotas e participantes ativos.
Só em janeiro, houve alta de 10% em participantes ativos, com recordes mês a mês desde 2022. Cerca de 43% da participação setorial está na comercialização de veículos leves. Em seguida, estão as motocicletas, com quase 28%. Os demais segmentos seguem na sequência: imóveis, pesados, eletros e serviços. Para conhecimento do corretor, o ticket médio de janeiro ficou em torno de R$ 75,50 mil e avançou 18% em relação ao mesmo mês de 2023, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
A entidade, que segue otimista, prevê alta para os próximos meses. Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC diz que “Mais uma vez, acreditamos que a conscientização do consumidor sobre planejamento financeiro será o principal fator para crescimento do mecanismo”.
Como vender consórcios
O método serve para aquisição de bens móveis, imóveis, serviços e educação financeira. Atualmente, está entre as principais opções de investimentos pelos brasileiros, sendo uma forma flexível, parcelada e planejada de realizar sonhos. Isso porque não possui a presença de juros.
Para o corretor de seguros é uma oportunidade de explorar um mercado em ascensão e oferecer soluções inovadoras para os clientes. Sendo assim, é indicado ao corretor de seguros que primeiramente identifique o tipo de bem ou serviço desejado pelo cliente. Em seguida, buscar uma administradora com expertise nesse segmento. É importante verificar a credibilidade da administradora, sua reputação no mercado, e se está devidamente autorizada pelos órgãos competentes.
Sugere-se ainda que o corretor verifique os custos envolvidos, como taxas de administração, fundos de reserva e seguro, sendo essencial para uma decisão financeiramente consciente. Nesse ínterim, o corretor também necessita apurar prazos de duração do grupo, número de parcelas e a disponibilidade de sorteios e lances para considerar as preferências e possibilidades do cliente. Para garantir uma experiência tranquila para o consumidor, é sugerido observar as reclamações e suporte oferecido pela administradora. Mais uma dica é pesquisar a flexibilidade da administradora de troca de bem oferecido ou antecipação do pagamento de parcelas.
Para saber quais empresas são confiáveis para oferecer consórcios é recomendável aferir se estão registradas no Banco Central, se fazem parte da ABAC e qual a sua reputação no mercado, além de consultar órgãos de proteção ao consumidor.
Dicas práticas
Conhecer profundamente o produto, entender como funcionam os consórcios, seus benefícios e como se comparam a outras opções de compra é fundamental para transmitir confiança para os clientes. Em seguida, é importante identificar seu público-alvo. Defina quem são as pessoas interessadas em adquirir bens e serviços de forma planejada, buscando alternativas mais controladas para suas aquisições.
Em suma, ao abordar os clientes em potencial, destaque os benefícios do consórcio, tais como a ausência de juros, a diluição do bem em parcelas e a possibilidade de negociar o bem à vista ao ser contemplado. Acima de tudo, seja transparente ao explicar o funcionamento do consórcio, incluindo taxas, prazos e regras. Transmita confiança e evite prometer resultados garantidos. Demonstrar resultados reais é uma estratégia valiosa para mostrar a eficácia da solução.
Sobretudo, considere diferentes opções de prazos, créditos e possibilidades de contemplação para atender as expectativas individuais. Explore diferentes canais de divulgação, como redes sociais, blogs, e-mails marketings, parcerias com corretores e imobiliárias para alcançar mais clientes em potencial. Contudo, mantenha contato regular com os leads e clientes em potencial, oferecendo suporte durante todo o processo do consórcio. Invista em treinamentos e capacitações para aprimorar suas habilidades de vendas.
O corretor de seguros, com expertise em vendas de consórcios para empresas há mais de 30 anos, Altamir Jarosczynski, sócio da Armazém Corretora de Seguros, diz que conhecer o cliente e o poder de compra dele é crucial para realizar melhores negócios. Segundo ele, o consórcio não afeta o capital de giro das empresas e ainda não requer empréstimos para a aquisição de bens ou obras.
“Encantar o cliente é conseguir boas soluções financeiras para ele. Nesses casos, opto por fazer uma apresentação estruturada das minhas propostas para mostrar a preservação do seu dinheiro e os benefícios do sistema de consórcios. No caso das empresas, sugiro ainda apresentar as opções para o empresário e responsável pelo financeiro em conjunto”, explica.