O gerente da Aguiar Corretora de Seguros, de Valinhos, interior de São Paulo, está satisfeito em ter o filho trabalhando a seu lado e o prepara para ser sua continuidade nos negócios. Osmar Carvalho, 63 anos, hoje tem uma parceria complementar com o filho Renan Fialho de Carvalho, de 33 anos.
Osmar trabalhava no setor financeiro, foi gerente do Santander por 19 anos, quando há 14 anos, conversando com o amigo Aguiar – José Aparecido Aguiar –, dono da Aguiar Corretora, resolveu migrar para o setor de seguros.
“Conheço o CEO da nossa empresa há 40 anos. Há 17 anos nos reencontramos, e há 14 começamos a trabalhar juntos, hoje atuo como espécie de gerente e preposto da corretora, um consultor de seguros”, conta. Depois de um tempo juntos surgiu a oportunidade de serem parceiros Lojacorr. “Aderimos como corretores 100% Lojacorr e começamos a trabalhar”.
Nesse meio tempo, o filho Renan, hoje com 33 anos, se formou em Engenharia de Produção e trabalhou nessa área. Há cinco anos ele estava em busca de nova oportunidade profissional, quando Osmar o convidou para trabalharem juntos na Aguiar. “Renan aceitou tentar e, graças a Deus, nossa parceria deu muitos frutos. Vimos trilhando um caminho interessante, porque estou há mais de 30 anos no mercado, tenho muitos clientes que eu trouxe do meu relacionamento no banco”, diz Osmar.
Dupla nos negócios
“Quando um cliente tradicional indica o filho para fazer seguro conosco, já passo para o Renan ir formando sua carteira. Também ajuda o fato de ele falar a linguagem dos jovens, entender de novas tecnologias, como vistoria digital, por exemplo”, observa Osmar. “É uma sucessão tranquila da minha carteira para a dele. Conseguimos oxigenar a carteira com esses novos clientes que vêm, filhos de clientes tradicionais meus, fora os que Renan capta no mercado”.
Renan montou uma empresa de prestação de serviços para trabalhar com a Aguiar, e pretende se habilitar corretor de seguros, não para montar outra empresa, mas para desenvolver novos conhecimentos, expandir a atuação para outros ramos.
“Hoje sou preposto da Aguiar, integrante da Lojacorr pela Unidade Campinas-Jundiaí. Pretendo tirar meu registro na Susep como forma de conhecimento. Também busco fazer outros cursos na área porque o seguro vai se atualizando, não dá para ficarmos presos somente do automóvel, que é um mercado que tem muita concorrência. É preciso buscar novas especializações, atender algum ramo que vai surgir com os novos tempos de tecnologia”, afirma Renan.
A Aguiar também é corretora de imóveis, com cerca de 400 segurados no residencial imobiliário, e o Renan tem se destacado neste segmento. “Renan ajudou muito aqui no seguro imobiliário, pela rapidez, pelo bom atendimento”, conta o pai.
A outra filha de Osmar, Mariane, não pretende seguir os passos do pai, hoje é diretora de uma multinacional na cidade de Valinhos.
“Vou tendo uma tranquilidade para o momento que eu decidir parar. Mas no momento não quero deixar a corretora ainda, porque o ambiente onde trabalho é ótimo, o CEO da empresa eu conheço há mais de 40 anos, e agora tenho meu filho do lado, isso me deixa tranquilo”.
“Certamente eu pretendo seguir a profissão de corretor de seguros, meu pai já está pensando em futuramente trabalhar um pouquinho menos, descansar, e aí a gente vai se encaixando. Ele também me ajuda nesta fase em que me encontro às vésperas do meu casamento, acaba ficando um pouco mais na corretora”, completa Renan.
Parceria com a Lojacorr
Eles avaliam como muito positiva a parceria com a Lojacorr. “Foi uma escolha muito acertada pertencermos à Lojacorr. Cabe um elogio ao gestor da Unidade, Rafael Brentegani, que é um menino novo, mas é muito competente. Eu estou plenamente satisfeito com a Lojacorr, justamente pelas ferramentas que ela nos proporciona e a disponibilidade de poder alavancar mais sabendo que temos uma equipe forte dando esse apoio para nós”, analisa Osmar.
“Temos todo o suporte da Lojacorr, participamos de diversos treinamentos que a rede nos proporciona, nosso gestor Rafael Brentegani também dá todo o apoio para ter os contatos, estar em encontros com os gerentes das companhias e em treinamentos para conhecer novos produtos. Isso ajuda muito em nosso crescimento”, conclui Renan.