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Marketing

Com criatividade em ações de prospecção, corretora inicia e consolida sua carteira de clientes

Renata Marçal buscou alcançar maior número possível de pessoas, em um curto espaço de tempo, para garantir resultados imediatos

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Diferente da maioria dos colegas, Renata de Fatima Marçal ingressou na Lojacorr em agosto de 2015 iniciando sua carreira no setor e precisou ser criativa em técnicas de prospecção para formar sua carteira. “Como não vinha do mercado, não possuía nenhuma carteira de clientes para ser renovada. Diante desta realidade precisei criar técnicas de prospecção, onde pudesse abranger o maior número possível de pessoas, em um curto espaço de tempo e que me garantisse resultados imediatos”, conta.

A corretora Renata Marçal

Nascida em uma pequena cidade do interior do Paraná, chamada Rio Branco do Ivaí, e residente em Londrina há 12 anos, Renata começou a colocar em prática suas ideias nessas localidades. “Em um primeiro momento fiz um plano de ação de como desenvolver o projeto e quem seria meu público-alvo. Escolhi começar pelos professores da pequena cidade e distritos vizinhos, que reunidos somariam umas 45 pessoas, e começar focando no seguro residencial, por se tratar de um seguro que poucos possuem na região, e que não conhecem os seus benefícios, assistências e valores. O seguro de automóvel seria consequência deste trabalho”.

Definidos o produto e o público-alvo, foi buscar a seguradora que melhor a atendesse na região, com um melhor suporte, nas assistências e nos sinistros. “Depois era só começar a colocar em prática”, lembra.

Força da Lojacorr

Renata entrou em contato com o diretor Girleido, do Colégio Estadual Rio Branco, e explicou que “trabalhava na maior corretora de seguros do Brasil, a Lojacorr, e com as melhores seguradoras do País”. Assim conseguiu agendar uma visita para o dia da reunião pedagógica dos professores, quando estariam todos reunidos.

No dia da reunião, organizou um café da manhã para todos os docentes e funcionários, aproximadamente 40 pessoas. Explanou sobre o seguro residencial, distribuiu folders contendo as assistências do produto, tirou dúvidas e, no final, distribuiu seus cartões, colocando-se à disposição para o que precisarem como consultora de seguros, e entregou questionários para serem preenchidos com os dados pessoais, as informações sobre os seguros que possuíam e as datas de vencimento.

“Com os questionários em mãos, comecei meu trabalho de agendamento dos seguros a vencer, principalmente automóvel, porque foi praticamente o único seguro que eles possuíam. Passei a ter no mínimo 30 carros agendados para o decorrer do ano. Seguindo calendário dos vencimentos, no começo de cada mês de vencimento entro em contato me colocando à disposição para realizar uma cotação sem compromisso”, revela.

Somente nesta ação com o Colégio, até o momento ela fechou 18 seguros de automóvel, seis seguros residenciais, envolvendo não apenas professores e funcionários que estavam no dia, mas também amigos e familiares deles.

 “Fechei 95% dos seguros que estavam agendados até agora, ou seja, daquele questionário que foi preenchido no dia da palestra, ligo todo começo de cada mês para pegar os dados e fazer a cotação, todos concordam em passar estes dados e ainda me indicam para outros conhecidos. Assim, tenho a oportunidade de mostrar o meu diferencial, não somente no valor do prêmio, mas enfatizando a importância de ter um consultor de seguros disponível para melhor atendê-los”.

Indicação boca a boca

A corretora de seguros conta que, com a indicação para parentes e amigos, já fez mais seguros do que esperava. “Para ter uma ideia de como é o processo boca a boca, um professor que estava na reunião, chamado Robson, mora em uma cidade próxima chamada Rosário do Ivaí e também é funcionário dos Correios. Ele fez o seguro dele comigo, e me indicou na cidade para clientes e amigos, com os quais já fiz vários negócios de auto, empresarial e residencial”.

Quanto ao projeto de impulsionar o seguro residencial, o resultado ainda não foi tão satisfatório, de acordo com Renata devido à cultura da cidade pequena, mas ela tem insistido e trabalhado nessa conscientização constantemente, com e-mails marketing, reportagens em jornais, telefonemas e mensagens. “Com tudo isso tenho certeza que irei colher bons frutos”.

“Tenho ainda muitas ideias para colocar em prática. Vou buscar reuniões em hospitais, prefeituras, associações comerciais, enfim, em vários lugares, onde consiga um breve momento para reunir muitas pessoas para conhecerem melhor sobre o seguro e como ele funciona. Por meio destas ações vou conseguindo aumentar minha carteira, meu conhecimento, meus contatos e minha missão de proteger. Sempre levo o meu orgulho de fazer parte da maior corretora do Brasil, a Lojacorr”.

Atendimento aprovado pelo segurado

“Achei muito importante a ação no Colégio, pois muitas vezes sabemos que temos de fazer seguro, porém, nem sempre temos a consciência do que significa ter seguro. Esta ação pôde nos esclarecer sobre a importância de ter nossos bens assegurados.  Antes eu pensava em fazer seguro somente de carro zero por um ou dois anos. Agora, depois da consultoria, fiz seguro do meu carro e o seguro residencial também. Depois da apresentação da ‘minha corretora’, a Renata, pretendo contratar seguros e/ou renovar todos os anos. Entendi que o seguro nos oferece a tranquilidade de saber que teremos a garantia de ressarcimento dos valores correspondentes caso nossos bens sofram alguma avaria ou sinistro. Não só indicaria a Renata, como já indiquei para colegas e conhecidos que acabaram fechando seguro com ela. Sobretudo porque ela é uma pessoa simpática e foi muito atenciosa e prestativa”.

Robson Junior de Araujo, professor, Rosário do Ivaí/PR