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História de corretor

Bom atendimento para impulsionar cross-selling: mais para os mesmos

Corretora foca no pós-venda durante o atendimento ao cliente e cresce 20% ao ano com relacionamento e ferramentas digitais

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Imagem: Envato Elements

Priorizar a qualidade no atendimento ao cliente sempre foi diretriz para o trabalho da Cappo Consultoria e Corretora de Seguros. Essa filosofia é seguida desde que Fátima Caponi começou a atuar com corretagem de seguros, em 1993. Mas também foi transmitida para sua filha, Juliana, que hoje assumiu o comando da empresa. A Cappo tem sede em Florianópolis-SC. Com a mudança de Juliana para a cidade de São Paulo, há doze anos, ganhou uma representação paulistana.

“O pós-venda sempre esteve no foco principal do nosso trabalho, ou seja, priorizamos os atendimentos de sinistros e assistências para que o cliente seja surpreendido positivamente. E esta premissa, ao longo dos anos, fez com que a carteira de clientes tivesse um crescimento perene, entre 20% e 30% ao ano”, afirma Juliana Caponi.

Durante a pandemia, este crescimento baixou um pouco, mas nos últimos dois anos tem retornado a pelo menos 20%. A maior parte dos novos clientes da empresa vem por indicação. “Crescemos pelo famoso boca a boca, que acontece principalmente pelo carisma e alegria com que tratamos nossos clientes e familiares, junto é claro, com nossos colaboradores”, diz.

No início, a busca de novos clientes é mais difícil, enquanto ainda não se é conhecido no mercado. Isso porque seguro exige sentimento de confiança e afinidade com o corretor. “Vivi isso em São Paulo. Afinal, uma coisa é ir onde você conhece, e outra é desbravar novos mercados e novos horizontes. O desafio é sempre maior. No entanto, ano após ano temos tido um crescimento na carteira de clientes paulistanos”. Assim, é preciso aproveitar ao máximo quem já é cliente e ofertar todos os produtos que atendam às suas necessidades, vendendo mais para os mesmos, pois é muito mais fácil e barato fazer negócios com quem já confia em sua empresa. “Trabalhamos intensamente a própria carteira de clientes, ofertando outros ramos de seguros além do que o segurado contratou”, relata.

Os sócios da Cappo: Fátima, Ernesto e Juliana Caponi

Como aumentar a força de vendas?

Mas também é sempre importante ampliar o número de clientes. Para minimizar a dificuldade de conhecer novas pessoas, os representantes da Cappo buscam estar inseridos na comunidade local, seja no condomínio, em associações de classe e outras entidades representativas, aumentando a rede de relacionamento com a consequente geração de novos negócios. 

Dessa forma, Fátima integrou o Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, desde 2008, atuando na entidade desde 2001, e sendo coordenadora do Núcleo na gestão 2011- 2013. Também fundou o CDL Mulher, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis em 2019, onde foi por duas gestões a coordenadora do Núcleo. 

Já Juliana começou a atuar no meio associativista na ACIF Jovem – Núcleo Multissetorial de Jovens Empreendedores, em 2009, sendo secretária na gestão 2011-2012. Logo que se mudou para São Paulo, ingressou como membro do FJE – Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), onde foi coordenadora geral na gestão 2015-2017, e representando a entidade na Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE, no mesmo período. Hoje faz parte do Conselho Consultivo da Entidade.  “O resultado, quando participamos da sociedade organizada, é o consequente aumento no número de novos negócios, representando em torno de 10% do aumento”, afirma a corretora Juliana.

Juliana Caponi

Ferramentas digitais para angariar clientes

Outra ação para captação de novos clientes, incentivada pela nova geração da Cappo, é a presença na internet. “Vejo como imprescindível a presença do corretor na internet, através de página própria, cadastro em ferramentas de geolocalização virtual e redes sociais. Cerca de 5% dos novos clientes vêm via internet, seja pela presença nas redes sociais, seja por pesquisas em buscadores e sites de seguradoras. Também ressaltamos a fidelização do cliente que se sente lembrado ao enviarmos cartões de aniversário e datas comemorativas por e-mail. Recebemos muitas respostas positivas e muitas vezes a solicitação de um novo seguro”, garante. Segundo ela, neste quesito, trabalhar com a marca própria aliada à Lojacorr tem rendido bons frutos. 

Um dos fatores mais positivos em atuar com a Lojacorr também é poder ofertar aos segurados produtos e serviços que uma corretora sozinha, de porte pequeno, não conseguiria, como a parceria com a Lojacorr Consórcios, bem como ramos de nicho, como os seguros de Responsabilidade Civil e Garantia Contratual, nas suas mais diversas modalidades. Hoje conseguimos atender o mesmo segurado no seu seguro residencial, auto, vida, profissional, empresarial, engenharia, dentre outros, dependendo da profissão e atuação do segurado. 

Ainda para este ano, a Cappo tem buscado novas parcerias e oportunidades para a angariação de novos clientes, mantendo a meta de crescimento em pelo menos 25%. “Apesar da crise, acreditamos que com um bom trabalho é possível sim obter crescimento. É preciso apenas se organizar, planejar e executar”.