Por muito tempo acreditava-se, nas empresas, que para promover a inovação era preciso ter uma área exclusiva, geralmente chamada de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), composta por profissionais especialistas em determinados assuntos, com o foco em melhorias para os seus produtos e serviços.
Esse modelo promovia o desenvolvimento exclusivamente interno, modelo que podemos chamar de “close”, ou seja, fechado de inovação, onde poucas pessoas tinham o poder de ditar as tendências e necessidades da empresa e do mercado, baseado em suas experiências ou pesquisas de campo, geralmente lentas e onerosas.
Durante essa época duas premissas fundamentais norteavam esse modelo, sendo: “Nós temos os melhores talentos e, portanto, nossas ideias são melhores que as dos demais” e “Se nós inventamos, ninguém melhor do que nós mesmos para produzir e comercializar.” Como exemplo, podemos citar a famosa frase:
“Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros.” – Semp Toshiba
Porém, no cenário atual, com o fenômeno das redes sociais, transformação digital e economia compartilhada, novos hábitos e tendências estão surgindo, principalmente para as novas gerações, quando as empresas estão tendo que rever os seus conceitos sobre inovação, principalmente pela necessidade do trabalho colaborativo e a partilha sobre o conhecimento nos dias de hoje.
Com isso, o modelo open innovation (ou inovação aberta), passa a ser mais atraente para esse novo cenário, que facilita a inserção de novas ideias e melhorias de produtos/ serviços, uma vez que já foram alinhados com os desejos do público consumidor, que participa do processo de desenvolvimento do projeto. Chesbrough, um dos autores sobre o tema, ressalta que “A pesquisa está encarecendo, o ciclo de produtos está encurtando e é preciso trabalho duro para recuperar o investimento; assim a inovação aberta permite não só poupar dinheiro, mas também tempo e compartilhar riscos”.
Assim, esse modelo de inovação aberta promove uma mudança na forma em que as empresas atuam com os seus P&D, na qual passam a se abrir para ouvir seus públicos internos, externos e parceiros de negócios, gerando um ambiente de cooperação (crowdsourcing), aprendizado (crowdlearning) e inteligência coletiva
A tabela abaixo ilustra um comparativo entre os dois modelos de inovação:
Fonte: Chesbrough
Característica | Inovação fechada | Inovação aberta |
Equipe | As melhores pessoas da área trabalham para nós | Trabalhamos com pessoas talentosas de dentro e fora da organização. |
Onde fazer P&D | Para lucrar com P&D, temos que descobrir, desenvolver e comercializar por conta própria. | P&D externo pode aumentar o valor significativamente. o P&D interno é necessário para tomar |
Origem da tecnologia | Se descobrimos algo, temos que levá-lo ao mercado. | Não precisamos originar a pesquisa para lucrar com ela. |
Pioneirismo | A companhia que levar a inovação ao mercado primeiro, vencerá. | Construir modelos de negócio melhores é mais importante do que chegar no mercado primeiro. |
Quantidade e qualidade | Se criarmos mais e melhores ideias no mercado, venceremos. | Se fizermos melhor uso das ideias internas e externas, venceremos. |
Propriedade intelectual | Devemos controlar nossa PI para que nossos competidores não lucrem com nossas ideias. | Devemos nos beneficiar por outros usarem nossa PI e devemos adquirir tecnologias de terceiros sempre que trouxerem benefícios ao nosso negócio. |
1. Rentabilidade
– Redução de custos;
– Redução do tempo para acesso a mercados de novos produtos e serviços;
– Ampliação da diferenciação de produtos e serviços no mercado;
– Criação de novos fluxos de receita para a organização.
2. Vantagens Competitivas
Com a aceleração da velocidade da inovação proporcionada pelo modelo aberto, a empresa pode estar mais preparada para mudanças sejam elas provocadas por cenários disruptivos ou econômicos.
3. Minimizar riscos de inovação
A expansão de ideias, oportunidade e adoção de know-how, permite mitigar os riscos frente a possíveis concorrentes, uma vez que nos dias de hoje nem sempre eles poderão estar no mesmo mercado que o seu.
4. Modelo de negócio
Por meio da sinergia de ideias internas e externas, a inovação aberta impulsiona o seu modelo de negócio a trabalhar de forma colaborativa pelo senso de propósito.
Dessa forma, a inovação aberta pode trazer grandes benefícios para sua empresa, como ajudá-la a cumprir o seu propósito, através de cooperação, relacionamento e trabalho colaborativo, agregando pessoas internas e colaboradores externos à organização, bem como seus parceiros de negócios e até mesmo concorrentes, caso seja necessário o desenvolvimento comum para um bem maior.
Aqui, na Lojacorr, somos adeptos da inovação aberta, pois ela nos auxilia em um dos nossos principais valores.
“A constante mudança é um desafio à nossa criatividade.”
Sandro Ribeiro dos Santos, diretor de Tecnologia e Operações e sócio-diretor da Lojacorr. Possui mais de 20 anos de experiência em tecnologia e inovação, desde 2004 colaborou no desenvolvimento e implementação de importantes projetos tecnológicos para a Lojacorr.