Gerson Pedrosa de Oliveira Neto, de 30 anos, ingressou no mercado de seguros em junho de 2015, para iniciar sociedade com sua mãe, Zulmira Pedrosa, que já atuava no setor, fundando a Zup Seguros, em Belo Horizonte (MG).
“A Zulmira atua no mercado desde 2003, ficou cinco anos como corretora ligada à OAB aqui de Minas Gerais e depois mais cinco como corretora dentro de agência do Bradesco. Até então ela trabalhava somente com seguro de vida, tinha habilitação para este ramo na Susep. Em 2013 ela saiu do banco e decidiu fundar sua corretora para atuar com todos os ramos e foi estudar para a habilitação plena. Mas ela teve dificuldades para atuar sozinha e, em 2015, me tornei sócio para crescermos juntos”, relata Gerson.
Com formação em Engenharia Elétrica, ele vinha do varejo, trabalhava na Samsung, sem qualquer ligação com o setor de seguros. “Ela não tinha muitos clientes, a maioria do relacionamento era da OAB e do Bradesco, e eu nunca havia trabalhado com seguros, então começamos juntos do zero, praticamente”, diz.
Começando do zero
A Zup Seguros iniciou atuação em 2014, em escritório dentro da sucursal da Porto em Belo Horizonte. “A empresa nasceu com uma parceria com a companhia, que cedia espaço em troca de acordo de produção”. Depois de uns anos, em 2019, já com Gerson na sociedade, eles optaram por montar escritório em sala comercial independente.
Em 2020 veio a pandemia, um momento desafiador que assustou a todos, mas para o mercado de seguros em geral foi de crescimento. “A pandemia conscientizou as pessoas sobre a importância do seguro e isso foi um alento para nós. Mas, além da nova rotina com a pandemia, vimos uma mudança nas seguradoras, que começaram a ser mais criteriosas, querer cada vez mais produção”.
Naquele momento, Gerson e Zulmira não tinham produção suficiente para distribuir em todas as companhias, acabaram concentrando na Porto, pelos anos anteriores de parceria, e um pouco nas companhias Tokio Marine, Liberty e HDI. “Nas demais passavam meses sem termos nenhuma produção”. Foi então que começaram a perder espaço nas empresas. “Começamos a perder código de produção nas companhias, muitas que nos atendiam diretamente passaram a nos atender via assessorias, algumas assessorias que já conhecíamos e não gostávamos, mas não tínhamos outra opção”, lembra.
Início na Lojacorr
Foi então que, no fim de 2020, eles encontraram a Lojacorr. “Um corretor que trabalhou com a Zulmira na época do Bradesco, o Leo Gualgon, já tinha comentado anteriormente sobre a Lojacorr, mas tínhamos entendido errado, pensávamos que era uma assessoria de seguros. Como não estávamos gostando das assessorias com as quais vínhamos trabalhando, fomos procurá-lo para concentrar nossos negócios com ele, na ‘assessoria’. Foi quando ele nos esclareceu e indicou procuramos a gerente da Unidade Lojacorr Belo Horizonte, Janaína Luz”, conta.
A gestora apresentou o modelo de negócios em detalhes. “Ficamos encantados, era algo totalmente fora do que imaginávamos e já vimos, naquele primeiro momento, uma grande oportunidade. Ela vendeu a Lojacorr muito bem, e não foram só promessas, mas de fato o que é a rede. Nos interessamos muito pelo modelo de negócios e fomos arriscar, porque do jeito que estávamos não dava para continuar”.
A Zup Seguros começou parceria com a Lojacorr em 2021. “Este foi basicamente um ano de migração, passando a produção dos nossos códigos que tínhamos com as seguradoras para dentro da Lojacorr. E mesmo assim já foi um ano de resultado excepcional: crescimento de quase 25% com relação ao ano anterior, sendo que em 2020, apesar da pandemia, ainda tivemos crescimento de 5% em relação a 2019. Mas com a Lojacorr o crescimento foi muito maior”.
“Tínhamos a experiência de corretor de mercado e quando viemos percebemos de fato o quanto a força da Lojacorr faz totalmente a diferença, como tudo aqui flui de maneira mais orgânica, muito melhor do que atuar sozinho. Aqui temos uma estrutura gigante, a Lojacorr é uma baita de uma corretora com uma produção muito grande e a marca cria uma força para venda, negociação, e até resolução de sinistro”, aponta o corretor.
Crescimento exponencial
Quando veio o ano de 2022, Gerson pensou que não cresceriam tanto como no início com a rede, quando abriu o leque de possibilidades. “Mas em 2022 também crescemos em torno de 20%”, comemora. “Conseguimos trazer novos negócios, começamos a trabalhar muito com parcerias, atuar em outros ramos em quais não somos especialistas e também oferecer nossa expertise”.
Gerson é especialista em seguros de frotas e seguro de RD Equipamentos. “Domino tanto equipamentos agrícolas como outros tipos de equipamentos: industriais, de construção civil, equipamentos médicos. Tenho uma facilidade maior com esses produtos também em relação a sistemas, como são contas maiores existe uma complexidade para carregar informações, conversar com a área de subscrição, e acabamos fazendo umas parcerias para ajudar colegas”. A sócia Zulmira é muito voltada para o seguro de pessoas – seguro de vida, saúde, odontológico – e também tem grande especialidade em seguros de Responsabilidade Civil e garantia.
Assim, hoje a corretora trabalha com todos os ramos. “Para alguns muito específicos como o agro e o transporte temos parcerias com hubs, então não perdemos oportunidades”.
“Em 2021 crescemos muito porque a Lojacorr abriu oportunidades, em 2022 o crescimento se deveu também às parcerias que fizemos para ajudar os corretores e a àquelas em carteiras que antes não trabalhávamos”.
Em 2023, a Zup Seguros manteve a “pegada”. “Tivemos crescimento de 28% em relação a 2022. Podemos dizer que, do último ano antes da Lojacorr, que foi 2020, para o ano de 2023, nós basicamente dobramos a produção da corretora”.
Gerson vai estudar para se habilitar profissionalmente como corretor de seguros neste ano de 2024.
Estrutura
Mesmo com o crescimento, atuam apenas os dois sócios na corretora. “Na Lojacorr tivemos um ganho muito grande em processos digitais com o sistema Broker One, que é uma grande ferramenta de gestão. Antes usávamos os sistemas das companhias e o que era mais de nossa responsabilidade fazíamos manualmente. Com o Broker conseguimos digitalizar muita coisa, isso trouxe eficiência operacional, então mesmo com o nosso crescimento conseguimos suportar toda a demanda para novos negócios”.
Hoje, o escritório da Zup Seguros funciona em sala junto à Unidade Lojacorr Belo Horizonte. “Em janeiro de 2023 sublocamos uma sala com a Janaína, junto a outro corretor, o Leo França. O Dr Robson Silveira, advogado da Lojacorr, também tem uma sala aqui para quando vem para Belo Horizonte”, revela.
Amizades na profissão
Além dos números de crescimento, Gerson destaca o ganho com pessoas. “Hoje estamos na Unidade Belo Horizonte junto a vários outros corretores, então além do relacionamento profissional criamos vinculo de amizade”.
“A Janaína é uma pessoa incrível, sou admirador do trabalho dela, porque é extremamente esforçada, faz tudo o que pode em prol do corretor da Unidade. Na Lojacorr temos afeto, amizade, troca de networking. Foi uma experiência incrível, sem dúvidas, ter vindo para a Lojacorr foi uma virada de chave nas nossas vidas”, afirma.