Tempo é dinheiro e é tudo, hoje em dia. Não há quem não o conte e não o valorize. Falta de tempo está entre as maiores reclamações da geração produtiva atual. Dúvido que você que está lendo esse conteúdo neste momento não esteja pensando nas mil coisas que você precisa fazer. Não se preocupe, você não está sozinho e existem formas de gerenciar melhor toda essa lista de prioridades, tarefas e obrigações, e ainda encontrar prazer em sua rotina.
É importante explicar que ser multitarefas não é ruim, pelo contrário. Em um conteúdo anterior, o Portal de Notícias Corretora do Futuro abordou justamente a flexibilidade do trabalho e das pessoas nestas tarefas como tendência para o futuro, que você pode ler AQUI! Necessário também dizer que ‘multitarefas’ é a habilidade de saber fazer várias tarefas e não fazê-las ao mesmo tempo. A ‘Isto é Dinheiro’ mostra AQUI que é muito bom para o trabalho e a vida ter diversas skills. Entratanto, o que está no foco, naquele momento, é o que o cérebro irá privilegiar, e o restante não será tão valorizado pela mente.
Portanto, fazer várias coisas ao mesmo tempo é algo que rema contra a maré da produtividade e da gestão do tempo. Entre as soluções está o mindfulness. Trata-se de uma técnica em que a pessoa deve estar consciente daquilo que se está passando no seu corpo, na sua mente, pensamentos e, principalmente, nas suas emoções. É uma ferramenta de evolução pessoal e de autoconhecimento. Essa técnica nada mais é do que treinar a atenção ao que está sendo feito naquele exato momento. Focar integralmente em apenas uma coisa por vez.
Por muito tempo acreditou-se que fazer várias coisas ao mesmo tempo fosse importante e eficiente. Porém, com todo o desenvolvimento e o estudo de mindfulness foi visto que é completamente o contrário. Isso leva ao estresse e a fadiga cerebral, fazendo com que a pessoa perca o foco e, mais importante, o seu rendimento.
Autoconhecimento e a gestão do tempo
Marlise Arndt, especialista em Jornada de Autoconhecimento, explica que o mindfulness ajuda muito na gestão do tempo, porque é uma técnica de vivência do momento presente. Segundo ela, quanto mais a pessoa foca em perceber o momento presente, mais a mente consegue ampliar a criatividade e mais consegue perceber os ambientes onde a pessoa está inserida. “Isso faz com que você tenha uma visão do teu dia a dia muito mais ampliada. Então, são exercícios, na verdade, de percepção e de auto-observação para que você possa realmente desenvolver as suas atividades com o máximo de produtividade possível”, explica.
A especialista destaca que toda vez que a pessoa consegue fazer as suas atividades com o foco no momento presente, não está com a mente no passado e nem no futuro. Sendo assim, tem condições de fazer melhores escolhas daquilo que está se apresentando no momento.
“Então, nesse sentido, mindfulness ajuda muito na gestão do tempo. A pessoa passa a relacionar o tempo com o propósito do dia. Quanto mais a pessoa vive o momento presente, maior a sua percepção do dia a dia. Assim, aumenta a capacidade para tomar melhores decisões”, conta.
Marcela Argollo, especialista em Liderança Humanizada, diz que a técnica é extremamente necessária para prosperar neste mundo VUCA. De acordo com ela, quanto melhor a pessoa estiver consigo mesma, melhor estará no ambiente em que trabalha e, consequentemente, influenciando as pessoas com quem convive.
“O mundo está cada vez mais interligado e interconectado. Já não pode ser visto de uma maneira linear. Para prosperar nessa era complexa, é necessário desenvolver algumas habilidades. Começar, portanto, pelo desenvolvimento do autoconhecimento, para que a pessoa consiga ter uma inteligência emocional, é fundamental para utilizar a ferramenta de mindfulness em uma maior eficiência”, fala.