Facebook Pixel

Artigo

A quem beneficia a sua generosidade?

generosidade
Imagem: Envato Elements

Generosidade

substantivo feminino

  1. virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem; magnanimidade.
  2. qualidade de generoso.


Em julho de 2023 retornava das minhas férias de 15 dias (em vendas não dá para brincar em serviço) e, em minha agenda havia uma reunião pré-agendada para todos os colaboradores da Lojacorr com o tema Generosidade. Nunca parei para pensar sobre o que é ser generoso. Afinal, em minha educação, quando fazemos algo em prol do outro é importante não espalhar, mostrar, publicar…

Hoje penso: ‘será mesmo? Será que o fato de publicar não incentiva outras pessoas a olharem para o mundo em volta além daquele que envolve seu próprio umbigo?’. Fiquei reflexiva e segui nas minhas atividades daquele dia.

A reunião foi apresentada pelo time de Gente e Gestão e toda a empresa estava conectada. Temos colaboradores em todo lugar do Brasil e fora dele também – o Anywhere Office que nos faz continentais. E lá estava eu na reunião que o time responsável pela humanização da nossa jornada como profissionais nos convidava para olhar ao outro, a entidades de assistência, instituições das quais a Lojacorr é parceira e apoiadora.

Era um convite singelo, brando, mas cheio de personalidade em fazer o mesmo, olhar para o outro, cada um com sua possibilidade. Entre as instituições, estava sendo apresentado o trabalho e proposta do Celeiro Vó Tunica localizado em Santo Amaro – SP.

A Instituição dá assistência para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que estão em processo de desligamento dos serviços de acolhimento onde vivem, após a maioridade.

Um belíssimo e sério trabalho, uma vez que, quando a maioridade chega para esses jovens, além da ansiedade, a falta de recursos, pouca ou nenhuma estrutura familiar, faz com que fiquem comprometidos, não só o desenvolvimento psicossocial, mas financeiro e acadêmico.

E o Celeiro semeia sua generosidade entre parceiros e cidadãos que queiram e possam compartilhar dessa forma de ver o mundo, com envergadura ampla. Entre as ações de generosidade propostas por essa ação em formato de reunião, uma delas era assessorar os jovens que estavam sob a tutela do Celeiro e precisavam aprender sobre o mercado segurador, já que trabalham em uma seguradora também semeadora do projeto, a BMG Seguradora.

Uma das organizadoras solicitou se era possível que alguém ministrasse aulas sobre Teoria Geral do Seguro e Seguro Garantia. Hoje atuo como executiva de vendas na Lojacorr e também sou habilitada em corretagem de seguros (SUSEP), e me dispus a mentorá-las.

E foi assim que, em agosto de 2023, iniciamos nas nossas quartas-feiras às 8:00 da manhã as sessões de mentoria em seguros, e eu já achava que elas eram as minhas mais novas três “filhas”. Iniciamos as aulas com elas me contando um pouco das suas rotinas, seus estudos, suas atividades no trabalho. Eu me apresentei também e descobri termos tanto em comum.

Sou uma pessoa que dá imenso valor à oportunidade, e eu via a cada reunião que elas também. A cada semana, entre caras de sono, e sono propriamente dito, eu via olhinhos atentos, perguntas diversas, um pouco de vergonha, mas muito interesse.

Precisei me reinventar em produzir conteúdo de aulas, revisar materiais e circulares, pesquisar um “segurês” o mais inteligível possível para garotas que ainda não sabiam o que era uma apólice, assim como eu quando entrei no mercado segurador.

E assim, seguimos ao longo de aproximadamente 3 meses.

— “Legal, Serena você falou de Teoria Geral do Seguro, mas elas precisavam saber de Seguro Garantia, e o que eu sabia deste ramo? Quase zero!”

Fui lá pesquisar, materiais, cias, especialistas, o bendito triângulo do garantia!

Mas eu ainda não estava contente, e no meio de uma conversa uma das minhas mentoradas sugeriu convidar seu gestor para nos falar sobre o garantia. Ele é nada mais nada menos que o Diretor de Subscrição de Risco, do seguro garantia da BMG, e ele veio de ótimo grado.

E sabe quem teve a melhor aula de Seguro Garantia da vida?

Eu… e elas também!

E eu fui vendo que ser generoso é contagioso.

Nessa jornada de trocas de experiência, de entendimentos, de olhos brilhantes, eu tive o prazer e a oportunidade de ouvir: estamos aliviadas!

Acho que esse alívio no mercado segurador vem de duas formas:

1.     com o tempo e experiências nem sempre agradáveis

2.     pela generosidade de quem já está lá e se dispõe a compartilhar.

Na minha caminhada tive ótimas pessoas da forma número 2. Uma das bases de motor de crescimento da minha empresa é o compartilhamento. Todos os dias falo da importância de compartilhar, e compartilhar também é ser generoso.

As minhas meninas vão poder ser generosas com outras pessoas, em outras jornadas, e foram generosas comigo quando me deram seus olhares de admiração, seus agradecimentos sinceros, seus elogios exagerados dignos das suas juventudes.

Essa experiência me trouxe afeto, admiração recíproca, novas conexões, novas óticas e, no final de todas as contas, quem se beneficiou da minha ação de generosidade, fui eu mesma!