Férias chegando, viagem programada do segurado e o seguro viagem do seu cliente já está contratado. Nesse momento em que as viagens crescem por todas as vias, sejam aéreas, terrestres ou marítimas, dúvidas surgem em diversas frentes. Mesmo com a apólice em mãos, existem situações inusitadas que podem gerar questionamentos em relação à cobertura do seguro.
A demanda pelo produto chegou a registrar crescimento de 20% de janeiro a novembro na Lojacorr. A empresa possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Da mesma forma, a expectativa é de que a temporada de férias brasileiras seja de grande retomada do produto. Isso acontece inclusive devido aos destinos internacionais, que utilizam as viagens aéreas.
A diretora de Pessoas da Tokio Marine, Nancy Rodrigues, explica que com a retomada das viagens após o período mais crítico da pandemia, pode-se ver um crescimento geral de viagens a lazer ou a trabalho. Sendo assim, ela contribui com algumas informações para apoiar os corretores de seguros e segurados com algumas dessas dúvidas mais pertinentes do produto oferecido pela companhia, que está entre as seguradoras que possuem essa proteção.
Remédios estão incluídos no seguro viagem, se necessário?
O Seguro Viagem Tokio Marine garante ao Segurado o reembolso da compra de medicamentos essenciais prescritos em um atendimento médico ou odontológico emergencial ocorrido dentro do período de vigência da viagem segurada.
Estender a viagem é possível? É rápido de mudar o seguro?
O período da viagem deve ser definido na contratação da apólice. Caso a viagem não tenha iniciado, é possível cancelar e reemitir o seguro com o novo período de viagem. No entanto, a cobertura do seguro será automaticamente estendida se o segurado tiver seu estado de saúde prejudicado devido a um evento coberto, e desde que tenha recomendação médica. “O período da viagem também poderá ser estendido. Isso acontece em situações de impedimento do retorno ocasionado por força maior, independente da vontade do segurado, como atrasos ou remarcações de voos devido às más condições climáticas ou problemas operacionais no aeroporto causados por greves de aeroportuários ou tripulantes. Essa extensão de cobertura será válida por até 96 horas a contar do término da vigência original, ou até a data do novo desembarque, o que ocorrer primeiro”, explica Nancy.
Existe pacote de seguro viagem família?
Na mesma jornada de cotação e contratação pode-se fazer o seguro para toda a família. “É bom salientar que, dessa forma, cada integrante da família recebe a sua respectiva apólice e todos os pré-avisos importantes para a viagem”, acrescenta.
Se for necessário mudar algum destino da viagem, como deve ser feita?
A viagem para outros países não declarados na apólice de seguro, especialmente fora do continente do destino originalmente contratado, configura alteração do risco e não estará coberta. “Para isso, é obrigatória a contratação de outro seguro, antes do início da viagem para o novo destino. A precificação e aceitação estarão sujeitas à análise e aceitação”, ressalta a diretora.
Se um viajante solo precisar ser internado, a seguradora levará um acompanhante até ele?
Existem coberturas para acompanhantes no caso de internações superiores a 7 dias. Na cobertura de visita ao segurado hospitalizado será emitido um bilhete de passagem aérea ou terrestre, de ida e de volta, ao acompanhante ou uma pessoa indicada pelo segurado. “Nessa situação, o acompanhante também poderá utilizar a cobertura de hospedagem de acompanhante, que garantirá exclusivamente a estadia no hotel, em até 5 dias, ficando excluídas as refeições”, complementa.
É possível incrementar o seguro com coberturas adicionais? Quais?
Todos os pacotes oferecidos incluem 22 coberturas e assistências. O que diferencia são os capitais segurados.
Se for preciso cancelar ou interromper a viagem, o viajante não sai no prejuízo?
O seguro pode ser cancelado a qualquer momento, desde que não tenha sido acionado a assistência/indenização. Em casos de solicitação de cancelamento, em até sete dias corridos, desde que não tenha iniciado o período de vigência, o reembolso é integral do prêmio pago, incluindo o IOF. Se o pedido de cancelamento ocorrer após sete dias corridos, o reembolso é integral do prêmio pago com retenção do IOF. “Caso o cliente solicite o cancelamento do seguro após início da viagem, o processo se dá somente mediante análise da companhia. Isso desde que não tenha havido uso da Assistência Viagem 24 horas ou ocorrência de sinistro. Nesse caso, havendo pagamento antecipado do prêmio, haverá restituição do prêmio proporcional ao período de cobertura, com retenção do IOF”, conta Nancy.
Tem destinos sem cobertura de seguro viagem?
Países localizados em zonas de conflito não estão contemplados. Nesse caso, no momento da cotação o cliente já sabe se há restrição
Tem algum lugar que é obrigatório ter seguro?
Todos os países europeus signatários do Tratado de Schengen exigem a contratação do Seguro Viagem com cobertura mínima de trinta mil euros para garantir despesas médicas e hospitalares em caso de doença ou acidente. Quando o cliente seleciona como destino algum país que faz parte desse Tratado, os pacotes oferecidos já contemplam o valor mínimo exigido. “O Seguro Viagem é altamente recomendado, mesmo em países que não exigem a contratação, como por exemplo, os EUA, que possui um sistema de saúde de custo elevado”, sugere a diretora.
O seguro viagem para crianças menores desacompanhadas requer atenção especial do cliente e do corretor?
Sim, há seguro para menores. Nesse caso, deve ser estabelecido no momento da contratação quem é a pessoa responsável pelo menor.