A indústria musical e do entretenimento voltou com tudo em 2023. Foram festivais grandiosos realizados em todos os cantos do Brasil. Entre eles, teve Carnaval, música religiosa, turnês de bandas do mundo todo, personalidades inéditas no Brasil e muito mais. Em suma, isso quer dizer que além do pós-pandemia permitir que as pessoas pudessem voltar a se reunir em grandes eventos, houve ainda um mercado que movimentou a economia: o seguro de instrumentos musicais e eventos.
Segundo constatado pela Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima), ocorreu uma alta expressiva das vendas de instrumentos durante a pandemia. Agora, neste período pós-pandêmico, o comportamento do consumidor mudou. Definitivamente, ele está em busca de entretenimento fora de casa novamente.
Inclusive, é possível observar a oferta democrática em relação às opções musicais em diversos cantos e em todos os ritmos e culturas, incluindo alternativas em teatros com música clássica. Houve uma retomada da valorização da música em diferentes formas, atraindo públicos heterogêneos, que movimentam a economia. Em 2019, por exemplo, a indústria de eventos movimentou cerca de R$ 209 bilhões no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC).
Já o Mapa dos Festivais (plataforma de referência para os amantes da música e eventos) registrou em 2022 cerca de 125 festivais em sua plataforma. No entanto, até junho de 2023, foram mapeados impressionantes 183 festivais previstos para ocorrer até dezembro deste ano. Tudo isso fez crescer a demanda por proteção de instrumentos de bandas que se movem em casas de show e até em novas cidades.
Seguro de instrumentos musicais
Raquel Cerqueira, superintendente de Ramos Elementares da Bradesco Seguros, diz que “o compromisso da Bradesco Seguros em proteger o que realmente importa na vida de nossos segurados se reflete no anúncio de coberturas dedicadas a equipamentos musicais”, destaca.
A Bradesco Seguros oferece coberturas especiais para instrumentos e equipamentos musicais, de uso pessoal ou profissional. A proteção para Equipamentos Musicais cobre danos líquidos, como cobertura acessória. Além disso, o consumidor ainda pode contratar proteção para roubo e/ou furto qualificado, danos elétricos, responsabilidade civil (avarias causadas por terceiros) e, por fim, perda ou pagamento de aluguel do equipamento.
No Dia do Músico (22 de novembro), a companhia lançou uma promoção especial durante os meses de novembro e dezembro. O intuito da campanha foi pensar nos artistas da música que dependem de seus instrumentos para propagar seu talento. Assim, é essencial que suas ferramentas de trabalho e lazer estejam protegidas.
Para o Seguro de Equipamentos Musicais, cada nova apólice ou renovação de seguro será convertida em mil pontos Livelo no período. Dessa maneira, os pontos acumulados no programa de benefícios podem ser trocados por produtos, serviços ou experiências. “Sendo assim, além do acúmulo de pontos, os clientes terão 10% de desconto nas novas contratações e nas renovações”, ressalta Raquel Cerqueira.