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Comunicação

Corretor: saiba como ter engajamento nas redes sociais

Conteúdo relevante, regularidade e análise de métricas são fundamentais para usar bem as plataformas digitais

Corretor: saiba como ter engajamento nas redes sociais

O brasileiro é um dos povos que mais passa tempo na internet, com alto engajamento nas redes sociais. São 149 milhões de usuários em todo o país, sendo que 62% acessam apenas via celular. Os números são da pesquisa TIC Domicílios 2022, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Para o corretor de seguros, saber manejar as diferentes ferramentas é sinônimo de mais acesso a clientes potenciais. Mas também é importante saber fidelizar o cliente que já se tem. E mais: um bom relacionamento no pós-venda é mais importante do que o preço para a maior parte dos compradores de seguros.

Por isso, hoje é imprescindível ao corretor fazer a transformação digital, não importa a idade do profissional. Isso porque os hábitos de consumo de mídia da população mudaram: as pessoas não querem mais receber anúncios de forma passiva, e sim conteúdo útil. E além de fidelizar os clientes que já estão na carteira, o uso adequado das redes sociais aumenta exponencialmente as oportunidades de atrair novos clientes. Quem explica melhor é a gerente de Marketing da Lojacorr, Amanda Narcizo Matias: 

“As redes sociais são importantes justamente para o corretor não só divulgar seu serviço, mas também se posicionar, ser uma referência e autoridade no setor”, explica. “Quando ele começa a ter uma presença mais ativa, tem mais chances de ser visto, e os clientes novos passam a confiar no que ele comunica. Isso ocorre principalmente quando ele traz cases de coisas que aconteceram dentro da corretora, mostrando como ele pode auxiliar as pessoas. Isso cria uma conexão com quem está vendo e gera confiança. Além disso, essa presença demonstra profissionalismo.” Ou seja, seja sempre humano, seja você mesmo.

A gerente de Marketing da Lojacorr, Amanda Narcizo Matias.

Como aumentar o engajamento do cliente nas redes sociais?

As redes sociais também permitem maior engajamento e feedbacks, com interação direta com o cliente final. “É uma forma de interagir, responder perguntas, fornecer conselhos, com oportunidades de muita troca. Isso fortalece o relacionamento, demonstra compromisso e permite direcionar mensagens ao público desejado. Por exemplo, se você trabalha com tráfego pago, fala diretamente com o perfil de cliente que você quer. Isso  permite fazer a segmentação de público. Você pode segmentar pelo perfil, localização, idade, interesses, comportamento, entre outros quesitos”, explica a especialista da Lojacorr.

Amanda explica ainda o que é um conteúdo relevante: “Pense no que interessa ao seu público, traga informações sobre o mercado de seguros em geral. Isso traz confiança e credibilidade, mostra que o corretor entende do assunto. Que ele tem expertise em sua área”, pontua.

Entenda as métricas

Um ponto fundamental são as métricas, que são medidas numéricas para analisar os resultados de tudo que se posta em plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn. A especialista da Lojacorr detalha: “Quando você tem um perfil profissional, principalmente no Instagram, existe uma série de métricas que o perfil permite analisar”, ensina. “Isso faz com que você consiga desempenhar melhor suas atividades. As métricas permitem obter dados e melhorar cada vez mais o que o corretor está postando”, explica.  

Ela traz ainda alguns termos que devem ser compreendidos: alcance, engajamento, conversão. “São informações valiosas para que o corretor use a favor dele. Dependendo do tipo de seguro que o corretor comercializa e do perfil do cliente, ele poderá adaptar seu conteúdo. Por exemplo: se ele vende seguro residencial, pode chamar o cliente com algo como ‘Você sabia que, ao invés de gastar 200 reais com um chaveiro quando esquece a chave da porta, o seguro residencial cobre isso e muito mais?’ Ou seja, tocar nas dores da pessoa, ao mesmo tempo em que mostra os benefícios.”

  • Investigue qual seu público-alvo ideal
  • Defina os canais onde irá publicar
  • Crie somente conteúdo relevante: não adianta postar por postar
  • Programe posts com regularidade
  • Crie um planejamento estratégico
  • Pesquise o perfil de cada rede social
  • Não abandone suas redes sociais

Para o corretor, é importante lidar com seu nome ou o de sua corretora como marca. E a construção de sua marca é uma estratégia importante no negócio, aliás, uma das principais. Isso porque o volume de informações publicadas nas redes diariamente é enorme, e a credibilidade da marca ajuda a selecionar o que a pessoa vai ler – e seguir.

Poste somente conteúdo relevante

Para a diretora de comunicação da Com Leite Comunicação, Lívia Aparecida dos Santos Zeferino, o conteúdo é o “rei” nas redes sociais. “Se você quer que as pessoas se envolvam com suas postagens, é importante criar conteúdo de qualidade. Isso significa conteúdo que seja interessante, informativo ou divertido. Também significa conteúdo que seja relevante para seu público”, pondera a jornalista.

A especialista em redes sociais Lívia Zeferino.

Para ela, o corretor de seguros precisa estar nas redes sociais porque é uma forma inteligente de se comunicar com clientes e prospects. “Ajuda tanto na manutenção de relacionamentos quanto em promoção de produtos e serviços. E muito importante: receber um retorno dos seus públicos. Críticas, elogios, sugestões, solicitações – tudo isso é o ouro do empreendedor. Não rejeite nada que seu cliente diz – use a seu favor!”, sugere Lívia.

Ela conta que as redes sociais permitem aumentar a visibilidade do corretor; gerar leads, que são contatos pertinentes ao negócio; aumentar vendas, até pela difusão amplificada da presença e atuação do profissional; criar campanhas de marketing direcionadas ao público desejado; melhorar o atendimento ao cliente, com respostas ágeis; obter feedback e muito mais.

Como falo com meu público?

  • Coloque-se no lugar do seu cliente
  • Use linguagem adequada à rede e ao seu público
  • Procure medir resultados
  • Use variedade de formatos
  • Use gamificação quando possível
  • Não desconsidere os anúncios pagos
  • Sempre esteja presente

Lívia sugere ainda um esforço inicial no planejamento estratégico. “Minhas dicas para o corretor são: defina seus objetivos. Antes de começar a usar as redes sociais, defina seus objetivos para sua empresa. Você deseja aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, aumentar as vendas ou melhorar o atendimento ao cliente? Também selecione as plataformas certas, pois existem muitas disponíveis, mas nem todas são adequadas para seus objetivos e público-alvo. Crie conteúdo relevante, com valor de verdade para os seus clientes e prospects. Não esqueça também de interagir com frequência, ou seja, responda às perguntas e comentários do seu público para construir relacionamentos. Meça resultados, o que significa acompanhar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.”

A profissional define as redes sociais como ferramenta poderosa para as empresas, grandes ou pequenas, alcançarem seus objetivos. “Ao investir em redes sociais de forma eficaz, as empresas podem aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, aumentar as vendas e melhorar o atendimento ao cliente.”

O uso responsável das redes sociais, de acordo com Lívia, é fundamental. Isso significa nunca dar espaço a fake news, que são notícias falsas. Checar a fonte das informações é fundamental para qualquer profissional. E na área de seguros mais ainda, pois o produto é sinônimo de segurança, credibilidade e confiança. Veja outras dicas:

Entender o público

Quem são as pessoas que você quer alcançar com suas postagens? Quais são seus interesses e necessidades? Entender seu público ajudará você a criar conteúdo que seja relevante e interessante para eles.

Conteúdo de qualidade

O que você posta precisa estar de acordo com o perfil do público, mas também informar sobre seu produto. O desafio é torná-lo sempre interessante, informativo ou divertido, se for o caso. Também significa conteúdo que seja relevante para seu público.

Consistente

A constância é importante para construir uma presença nas redes sociais. Publique conteúdo regularmente para manter seus seguidores engajados.

Interação com o público

Não basta apenas postar conteúdo. É importante interagir com seu público para construir relacionamentos. Responda a comentários e perguntas, e participe de discussões quando julgar útil.

Use hashtags

As hashtags são uma ótima maneira de alcançar um público maior. Ao usar hashtags relevantes, você pode ter certeza de que seu conteúdo será visto por pessoas que estão interessadas no que você tem a dizer.

Monitore seus resultados

É importante monitorar seus resultados para ver o que está funcionando e o que não está. Use ferramentas de análise para rastrear o alcance, o envolvimento e as conversões de suas postagens.

Com base nos seus resultados, você poderá ajustar sua estratégia para obter melhores resultados.

Redes sociais no setor de seguros

Para o corretor, é fundamental tornar o produto seguro atrativo, mas como fazer isso nas redes sociais, onde há tanta concorrência? As corretoras de seguros podem ajudar as pessoas a entender a importância do seguro, mostrando como ele pode proteger seus bens e sua família em caso de imprevistos.

Oferecendo serviços personalizados: As corretoras de seguros podem oferecer serviços personalizados que atendam às necessidades específicas de cada cliente. Isso mostra que a corretora se preocupa com o cliente e quer ajudá-lo a encontrar o melhor seguro para ele.

Oferecendo benefícios extras: As corretoras de seguros podem oferecer benefícios extras, como descontos ou serviços adicionais, para tornar o seguro mais atraente.

Para Lívia, é possível, sim, criar conteúdo sobre o mercado de seguro que ajude as pessoas a lidar com imprevistos. “Por exemplo, você pode compartilhar histórias de pessoas que tiveram suas casas ou carros roubados e como o seguro ajudou a resolver o problema. Ofereça descontos ou promoções exclusivas para seus seguidores nas redes sociais. Isso pode incentivar as pessoas a comprar um seguro com você. Crie concursos e sorteios para seus seguidores. Isso é uma ótima maneira de chamar a atenção e gerar engajamento. Use hashtags relevantes para que seu conteúdo seja visto por um público maior”, ensina.

Saiba mais sobre como usar as redes sociais neste vídeo realizado durante a  7ª Convenção Nacional Lojacorr, acesse aqui.