A capacidade de adaptação, a eficiência na entrega e a inovação contínua são mais do que diferenciais no mercado de seguros; são necessidades estratégicas. Atenta a essa realidade, a Lojacorr tem investido em uma cultura ágil em todas as suas operações.
No cerne dessa transformação está o Centro de Agilidade Lojacorr, liderado pelo gerente Adriano Padilha, uma estrutura dedicada a capacitar equipes, otimizar processos e entregar mais valor aos seus corretores parceiros.
Mas como essa movimentação interna se reflete no dia a dia do corretor e de que forma os princípios ágeis podem também revolucionar a gestão das próprias corretoras de seguros? Para desvendar essas questões, conversamos com duas Agile Masters da Lojacorr: Camila Graebner e Monica Cristina Silva de Andrade.
Capacitação contínua é a semente da cultura ágil na Lojacorr
A jornada da Lojacorr rumo à agilidade plena é um processo contínuo e abrangente. Camila Graebner, Agile Master na Lojacorr, explica que a iniciativa de treinar as equipes em metodologias ágeis começou em 2022.
“Tivemos o primeiro time participando da implantação de agilidade nos times de negócios, o time de Gente e Gestão. Com o treinamento, temos o objetivo de promover maior adaptabilidade, colaboração e eficiência na entrega de valor, incentivamos respostas rápidas às mudanças, foco no cliente e trabalho em equipe”, detalha.
O impacto positivo dessa mudança de mentalidade foi percebido rapidamente, levando a Lojacorr a expandir a capacitação. “Percebemos, então, que essa mudança de mindset, por meio dos treinamentos, permite que a Lojacorr tenha times mais responsivos, colaborativos e focados na geração de valor. Nosso objetivo é que todas as áreas da empresa sejam capacitadas”, afirma Camila.
Atualmente, o processo está em fase de finalização, com os times de Marketing, Experiência do Corretor e Controles Internos concluindo o treinamento para iniciar a implantação.
O treinamento em si é desenhado para ser prático e aplicável à realidade de cada área. “É realizado de forma online, com a participação de um time completo, já que buscamos também trazer exemplos práticos específicos para cada área, com duração de aproximadamente 8 horas de treinamento teórico. Em seguida, já iniciamos as práticas das metodologias ágeis e utilização da ferramenta oficial da empresa (Jira). O treinamento é conduzido pelo time do Centro de Agilidade”, explica Camila.
Ela ressalta a importância de contextualizar o conteúdo e utilizar dinâmicas interativas para uma assimilação leve do conteúdo teórico.
Para Camila, a agilidade transcende ferramentas e métodos específicos como Scrum ou Kanban, ou o uso de plataformas como Jira e Trello. “A agilidade é uma mentalidade que direciona o uso de métodos específicos e ferramentas práticas, abrange um conjunto de valores e práticas que norteiam o trabalho colaborativo e adaptativo. De modo geral, é importante compreender que a agilidade se baseia em valores e princípios (Manifesto Ágil), permitindo que os times adaptem práticas conforme o seu contexto e promovam a melhoria contínua, aprendizado constante e adaptação a mudanças.”
Benefícios para o corretor parceiro
Mas como todo esse investimento em cultura e metodologia ágil dentro da Lojacorr se traduz em benefícios concretos para os corretores parceiros? Monica Cristina Silva de Andrade, também Agile Master na Lojacorr, esclarece essa conexão.
“Na prática, a agilidade na Lojacorr significa menos burocracia e mais ação”, afirma Monica. “O Centro de Agilidade trabalha para garantir que as equipes estejam sempre focadas no que é mais importante: o corretor. Utilizamos ciclos de desenvolvimento curtos (sprints) e promovemos a troca constante de informações para ajustar rapidamente o curso e entregar soluções de forma ágil, eficiente e com o mínimo de retrabalho.”
Essa abordagem tem reflexos diretos nas ferramentas e plataformas utilizadas pelos corretores. “Muitas das melhorias que os corretores percebem, como evoluções na plataforma BrokerOne, no CRM, maior estabilidade das ferramentas e automatização de tarefas, são resultado direto do trabalho ágil realizado pelas equipes internas. É uma verdadeira engrenagem, onde cada peça tem um papel fundamental”, destaca. Monica acrescenta: “Priorizamos o desenvolvimento de funcionalidades que agregam valor real aos corretores, adotando uma abordagem de testar rápido, corrigir rápido e entregar melhorias de forma contínua.”
A voz do corretor é peça central nesse processo. “O feedback dos corretores é fundamental para a evolução dos nossos produtos e serviços”, explica Monica. “A metodologia ágil nos ajuda a tratar esse retorno como parte integrante do processo de desenvolvimento. Críticas, oportunidades e sugestões de melhorias são transformadas em solicitações para as equipes de desenvolvimento, entram no planejamento e, muitas vezes, ganham uma primeira versão em pouco tempo.”
O principal benefício percebido pelo corretor, segundo Monica, é a sensação de uma Lojacorr dinâmica e responsiva. “Os corretores percebem que a Lojacorr está sempre se movimentando, melhorando, ouvindo e agindo rápido. Isso se dá devido aos processos e práticas ágeis que utilizamos nas áreas e no planejamento estratégico.”
Essa capacidade de adaptação e inovação só traz benefícios: “A agilidade nos permite antecipar as necessidades do mercado e desenvolver soluções inovadoras que colocam os corretores um passo à frente da concorrência”, conclui Monica, citando o lema do fundador da Lojacorr, José Heitor Silva: “com os ouvidos nos trilhos”.
Metodologia Ágil é impulso para sua corretora
A mentalidade ágil, tão valorizada e implementada na Lojacorr, não é um benefício exclusivo para grandes estruturas. Corretoras de seguros, independentemente do seu tamanho, podem colher frutos ao internalizar e adaptar os princípios ágeis à sua própria realidade.
- Foco no cliente aprimorado: adotar ciclos curtos para coletar feedback dos clientes sobre os serviços prestados, produtos ofertados e atendimento pode gerar ideias para ajustes rápidos e maior satisfação.
- Resposta rápida às mudanças: o mercado segurador e as necessidades dos clientes evoluem. Uma abordagem ágil permite que a corretora se ajuste mais rapidamente a novas demandas, produtos ou regulamentações, mantendo-se competitiva.
- Colaboração e eficiência da equipe: mesmo em equipes enxutas, práticas como reuniões diárias rápidas para alinhar tarefas (daily meetings) e o uso de quadros visuais de gestão de atividades (como Trello ou um simples Kanban físico) podem melhorar a comunicação, a transparência e a produtividade.
- Priorização estratégica: a metodologia ágil incentiva a priorização de tarefas com base no valor que entregam ao cliente e ao negócio, garantindo que os esforços da equipe estejam concentrados no que realmente importa.
- Melhoria contínua: implementar momentos de reflexão (retrospectivas) para analisar o que funcionou bem e o que pode ser aprimorado nos processos da corretora fomenta uma cultura de aprendizado e evolução constante.
- Entregas de valor fracionadas: em vez de esperar grandes projetos serem concluídos, a agilidade preza por entregas menores e incrementais, permitindo que o cliente perceba valor mais cedo e que a corretora possa testar e validar suas soluções de forma contínua.
Internalizar e disseminar a cultura ágil permite a otimização de processos e pode servir de inspiração para todo o ecossistema de seguros e contribuir para a gestão eficiente de cada corretora.