* Texto de Raquel Brasil
O mercado de seguros no Brasil já conta com mais de 58 mil corretoras, segundo dados da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros). E para quem deseja iniciar o negócio e se destacar nesse setor, é necessário planejamento estratégico e atenção a diversos detalhes.
Neste artigo, vamos ser o seu guia para organizar tudo e mostrar como a Lojacorr pode ser o seu parceiro certo nessa jornada.
A organização financeira impacta o sucesso de uma corretora de seguros
Ela é o principal norteador da lucratividade de uma corretora de seguros. Por meio dela, sua corretora pode entender a rentabilidade real do negócio, identificar recursos disponíveis para investimentos e eliminar gastos desnecessários.
Mas como transformar essa organização financeira em crescimento sustentável? A resposta está no planejamento estratégico.
Para dar uma ajuda nessa missão, chamamos a Ludmilla Concon, diretora financeira da Lojacorr. “Enquanto a organização financeira cuida do presente, o planejamento estratégico traça o futuro da corretora. Ele parte de uma análise profunda dos números da empresa, identificando quais produtos e segmentos geram mais lucro”, contou.
Primeiros passos para organizar financeiramente a sua corretora
O primeiro passo é não misturar as finanças da pessoa física, com as finanças da pessoa jurídica.
“Esse é um erro bem comum realizado pelos empresários e que pode ser simplesmente evitado quando não se trás para as empresas as despesas pessoais para serem pagas pela corretora. Somente despesas da corretora devem ser pagas com o caixa da corretora”, conta Ludmila.
Outra medida essencial é adotar um sistema de gestão financeira eficiente. Saiba como.
- Classificar corretamente receitas e despesas.
- Gerar relatórios estratégicos com indicadores e tendências.
- Elaborar fluxos de caixa projetados, proporcionando visão antecipada de períodos de maior ou menor movimentação financeira.
Tecnologia é a sua nova melhor amiga
Hoje em dia, se a sua corretora não tiver a ajuda da tecnologia, você não se destaca no mercado. Ela salva você da burocracia, deixa você mais perto dos clientes e dá tempo pra focar na venda de seguros. Para entender como isso funciona na prática, trocamos uma ideia com o Sandro Ribeiro dos Santos, diretor de Tecnologia e Operações e sócio-diretor da Lojacorr.
Mas afinal, como a tecnologia pode ajudar a organizar uma corretora de seguros?
Ela ajuda principalmente focando nas tarefas operacionais e liberando mais tempo para a corretora focar na venda. Sistemas de gestão bem integrados, por exemplo, facilitam o acesso à informação da carteira, com isso a corretora ganha eficiência, segurança em seus processos e melhora o atendimento.
“Considero como um ponto de partida, três ferramentas como essenciais para uma corretora, principalmente na forma de sua gestão e produtividade”, conta Ribeiro.
Ele pontuou também, algumas dessas ferramentas. Confira.
- CRM: um bom sistema que possibilita toda a visibilidade das etapas de venda, ajuda na produtividade e gestão dos negócios.
- Multicálculo: traz agilidade nos cálculos e facilita a comparação entre as opções para aumento das conversões de vendas.
- Sistema de gestão: possibilita uma visão unificada de todos os negócios da carteira principalmente nos fluxos de acompanhamento de recusas, cancelamentos, parcelas não pagas e comissões.
“A tecnologia na Lojacorr não anda sozinha, ela vem junto com um time dedicado que entende do negócio e que busca constantemente estar ouvindo e envolvendo as corretoras nas melhorias, com o objetivo de ajudar a crescer de forma sustentável seus negócios”, conta Ribeiro.
Por que um sistema de gestão (tipo um CRM) é indispensável na sua corretora?
Imagine ter todos os seus clientes, desde o primeiro “olá” até a renovação da apólice, organizados em um só lugar. É exatamente isso que o CRM faz por você!
Na Lojacorr, acreditamos que cuidar do cliente é o coração do negócio. Com um CRM, você não perde nenhuma informação importante, ele é como um assistente pessoal para lembrar de tudo, deixando a corretora livre para vender e fidelizar clientes.
Além disso, dentro do CRM da Lojacorr, nossas corretoras parceiras contam com relatórios de desempenho, para entender o que está funcionando e o que precisa melhorar dentro da corretora. É como ter uma visão 360º do seu negócio para tomar decisões mais inteligentes.
Benefícios de ser nosso parceiro
O maior desafio de todas as empresas de pequeno e médio porte, é não contar com um time de porte e com habilidades multidisciplinares. Desta forma cabe ao dono da corretora fazer diversos papeis, onde negociar com fornecedores e tratar dos clientes no pós-venda ocupam a maior parte do seu tempo.
É então que entra a nossa parceria. Aqui as corretoras de seguros continuam tendo total autonomia e não interferimos na sua carteira de clientes. Nosso papel é apoiar na gestão dos negócios e impulsionar a marca das corretoras, com um sistema de gestão 100% online e seguro em que é possível centralizar todas as informações dos seus segurados.
Dica de quem entende do mercado
Para Dirceu Tiegs,presidente da Lojacorr, um dos principais pilares que uma corretora precisa estruturar para crescer de forma organizada está dentro do Broker One.
“Acredito que em primeiro lugar é conhecer o Broker One e todas as suas funcionalidades, para que não haja retrabalho”, ele completa ainda, dizendo que organizar uma corretora significa utilizar ferramentas disponibilizadas pela Lojacorr e todos os seus serviços, onde a corretora terá mais segurança na contratação, na manutenção e no desenvolvimento da sua carteira.
E finaliza, trazendo um conselho para quem vai iniciar no mercado. “Eu diria que o melhor caminho é utilizar o que nós já temos, que são excelentes corretoras de seguros dispostas a compartilhar seus conhecimentos, assim como gestores de unidades muito experientes e que também são empreendedores, e a necessária utilização de todas as ferramentas disponibilizadas pela Lojacorr”.