Facebook Pixel

Coluna do influenciador

Argumentos demonstram ao cliente a importância do seguro empresarial

O corretor de seguros deve apresentar aos empresários as vantagens desta proteção imprescindível

Freepik
Freepik

Por Amilcar Alves Saraiva, diretor da Padlock Corretora de Seguros, Unidade Leste São Paulo

Recentemente, temos visto nos noticiários vários incêndios acontecendo em empresas. O triste é constatar que muitas dessas empresas não têm seguro, por desconhecimento de achar que o seguro empresarial é caro.

A verdade é que o valor do custo de serviço é relativamente barato. É um produto um pouco mais caro que o residencial, lógico, porque cada empresa vai ter sua atividade e riscos a ela inerentes. Assim, um escritório de contabilidade tem muito menos risco do que uma empresa que manipula plásticos, que é um dos maiores riscos para se conseguir uma cobertura – mas consegue.

O seguro empresarial é importante porque protege o negócio contra perdas financeiras e imprevistos que podem afetar o patrimônio e a continuidade das operações. 

Existem diversas coberturas para o seguro empresarial, como cobertura de dano elétrico, cobertura de roubo, cobertura de responsabilidade civil empregador, que vai proteger o empregado de um acidente dentro da sua empresa.

Por isso, é um seguro imprescindível. Quem tem uma empresa precisa botar na ponta do lápis e considerar esta proteção no seu custo, o seguro tem que estar previsto nas contas fixas assim como outras inegociáveis, como os impostos.

Para quem tem funcionários é ainda mais importante contar com o seguro, porque se acontecer alguma coisa e a empresa quebrar, não vai ter disponível o valor para poder recuperar o bem e arcar com as obrigações das famílias envolvidas.

Outra cobertura importante de se colocar é a de lucros cessantes. No caso de um incêndio, enquanto a empresa está fazendo todo o trâmite do pagamento do seguro e até mesmo da questão de se recuperar, de achar outro lugar, ou de reformar, o lucro cessante pagar um valor pelos dias não trabalhados, o que é muito importante para pagar os funcionários, as despesas, as dívidas, sem que tenha que tirar do bolso do proprietário.  Vemos aí que não é só importante o valor da indenização de incêndio, mas toda a recuperação da empresa até que o negócio volte a funcionar.

As contas não vão parar de vir, é preciso ter um dinheiro para rodar enquanto aguarda a indenização do seguro.

O seguro empresarial pode ajudar a:

  • Garantir a continuidade do negócio, permitindo que a empresa se recupere de imprevistos;
  • Minimizar as perdas em casos de sinistros, permitindo que os empresários se concentrem no crescimento;
  • Aumentar a credibilidade da empresa, pois muitas empresas exigem que os fornecedores ou parceiros comerciais tenham seguro empresarial;
  • Proteger os funcionários, cobrindo danos materiais ou corporais, despesas médico-hospitalares, odontológicas e funerárias;
  • Proteger os equipamentos eletrônicos, evitando a necessidade de investimento em novos equipamentos;
  • Proteger contra riscos cibernéticos, como ataques de hackers e vazamento de dados.

Ao escolher um seguro empresarial, é importante revisar cuidadosamente, o corretor de seguros junto ao cliente, as opções de cobertura para escolher um plano que melhor se adeque às necessidades específicas da empresa.