Por Hugo Mariano. Proprietário da Hugo Mariano Corretora de Seguros (Recife-PE), Corretor Ouro, influenciador e colunista da Lojacorr.
Recife tornou-se a primeira capital do Nordeste a abrigar uma unidade do Memorial Star, parte da Rede D’Or. Com 15 andares e aproximadamente 36 mil metros quadrados de área construída, a unidade representa um investimento total de R$ 500 milhões e dispõe de 150 leitos, colocando-a entre as instalações mais modernas do país.
Recentemente, fiz uma visita técnica às instalações, acompanhado pela Unidade da Lojacorr em Recife. Gostaria de agradecer especialmente ao Alan Vasconcelos, responsável pela Unidade da Lojacorr na cidade, que, em conjunto com Melina Sousa, gestora Comercial da SulAmérica, viabilizou essa visita técnica.
Já na entrada, fiquei impressionado com a imponência do hospital, cujo acesso lembra o de um hotel de luxo. Notáveis mudanças nos processos hospitalares foram imediatamente aparentes, começando pela emergência. Um protocolo estipula que o paciente pode permanecer por no máximo duas horas; caso não receba alta nesse período é automaticamente internado.
Outra inovação significativa é que as UTIs são quartos individuais, permitindo a presença de um acompanhante 24 horas por dia, o que humaniza mais o atendimento. Humanização é, de fato, um termo muito ouvido por lá. Áreas especiais permitem que pacientes internados recebam seus pets, realizem pequenas festas ou eventos, contribuindo assim para um tratamento mais eficaz ou um conforto em pacientes com acompanhamento paliativo.
Hoje, a unidade não deixa a desejar em comparação aos hospitais de referência no eixo Rio-São Paulo. Recife se destaca ainda mais na saúde no Nordeste e no Brasil, sendo o segundo polo médico mais importante do país, perdendo apenas para São Paulo.
Entretanto, é importante salientar que esse avanço está disponível para poucos; de fato, apenas os melhores planos de saúde são aceitos no Memorial Star. Esse contexto realça como um centro hospitalar de excelência tem um impacto fundamental na melhoria da qualidade dos serviços de saúde ao redor, ao estabelecer padrões elevados em cuidados médicos e segurança do paciente e ao introduzir tecnologias avançadas.
Essa excelência serve como benchmark, inspirando outros hospitais da região a adotar esses mesmos padrões. A presença de um centro hospitalar de excelência em Recife não apenas melhora os padrões de cuidado e a adoção de tecnologia avançada, mas também atrai e retém profissionais médicos altamente qualificados, criando um ambiente estimulante que mantém esses talentos.
Isso eleva a qualidade do atendimento médico na região, melhora a formação de novos profissionais através de mentoria e educação contínua, fomenta a inovação em práticas médicas e atrai investimentos adicionais em pesquisa e infraestrutura. Assim, o centro hospitalar de excelência não apenas enriquece a capacidade médica local, mas também fortalece a infraestrutura de saúde em toda a região, beneficiando a comunidade em larga escala.