Adquirir um bem é um sonho de todo brasileiro e o sistema de consórcio vem facilitando essa conquista. Um em cada 10 brasileiros economicamente ativos possui algum tipo de consórcio no país. O sistema já soma 9,7 milhões de participantes ativos em 2023. Numa breve comparação, o Uruguai possui 3,6 milhões de habitantes e o Paraguai, cerca de 7,2 milhões. Isso significa que o brasileiro aposta no sistema como uma fonte segura e confiável para aquisição de bens e investimentos. Trata-se de uma modalidade de compra que cresce cerca de 15% ao ano, superando o PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
De acordo com André Duarte, diretor da Lojacorr Consórcios, sócia da BR Consórcios, o produto cresce constantemente. “O consórcio se adapta a qualquer movimentação conjuntural do Brasil. Isso porque juros altos e baixos oferecem oportunidades para os sistema”, explica.
Atualmente, todos os brasileiros estão mais restritos para tomar dinheiro emprestado, pois os juros estão altos. Sendo assim, quem toma esses recursos regularmente está voltando para o consórcio como uma forma mais barata de obter o bem ou construir patrimônio. “Quanto o juro está mais baixo, o spread bancário continua sendo um obstáculo para gerar empréstimo. Dessa forma, mesmo quando a economia apresenta um juro de face baixo, o juro real continua alto. Sendo assim, a atratividade do consórcio é maior para efetivar as aquisições”, descreve.
Produtos de consórcios
Por conta desse cenário, o sistema de consórcio sofre impactos em relação à oscilação e alteração de juros. Todavia, esse efeito é positivo. Além disso, o sistema atende vários públicos. Desde quem compra motocicleta para trabalhar até investidores pode ser um potencial consorciado. Inclusive, cerca de 50% das motos vendidas no Brasil são pelo sistema. Em relação a automóveis e caminhões, o índice é de 34% das vendas é pelo sistema, ou seja, um terço. Já dos imóveis vendidos por qualquer tipo de financiamento, 12,5% desse mercado é do sistema.
José Roberto Luppi, diretor Comercial da BR Consórcios, explica que os números são relevantes e oferecem oportunidades. “São vendas com o propósito de ajudar famílias a desenvolver patrimônio e construir um futuro financeiro. A Lojacorr Consórcios, por meio da BR Consórcios, está entre os cinco primeiros lugares nas administradoras que mais entregam bens”, ressalta Luppi, acrescentando que esse resultado é devido a maneira de formação de grupos, engenharia e responsabilidade na gestão dos bens”, ressalta Luppi.
Diversificação e singularidade
A criação de novos produtos está ocorrendo devido ao olhar do sistema de consórcios voltado às necessidades do cliente. O MCA é a modalidade de contemplação acelerada, voltado a um público que necessita de contemplação já nas primeiras assembleias. Nesse produto, a Lojacorr Consórcios organiza as filas de contemplação e o comprador passa a ser contemplado até a 4a assembleia, sem lance. O produto tem na outra ponta investidores.
Outro produto exclusivo é o Condofaz, voltado para condomínios verticais e horizontais, comerciais e residenciais. Trata-se de um produto que opera sem alienação em garantia real. A Lojacorr possui ainda o My Church, destinado para templos e igrejas, em que é possível realizar reformas, ampliações, compra de equipamentos e até benfeitorias para as entidades mantidas pela igreja. “Em ambos os casos, o produto apoia o cliente em relação às suas reais questões. Inclusive, o corretor que comercializa o produto ajuda o consorciado numa consultoria sobre as melhores opções de consórcio para cada demanda”, descreve Luppi.